Geraldo Lúcio Especialista em Turismo Rural
Resposta com ajuda da IA - O turismo rural em Mato Grosso está em crescimento, apresentando um grande potencial para gerar renda e revitalizar áreas. Este crescimento é impulsionado pela oferta de atividades diversas, como hospedagem e gastronomia, e pelo aumento do interesse dos turistas em atividades rurais. Há esforços para expandir o setor através de capacitação de produtores e desenvolvimento de infraestrutura, embora desafios como o acesso a crédito para pequenos produtores ainda precisem ser superados.
Pontos positivos
- O turismo rural se mostra uma importante fonte de renda para famílias no campo, sendo uma forma de diversificação econômica para propriedades rurais.
- Com três biomas (Cerrado, Pantanal e Amazônia), o estado tem um vasto potencial para o turismo sustentável.
- uma diversidade de atividades oferecidas, como hospedagem em hotéis-fazenda, trilhas, participação nas atividades da roça (como ordenha e colheita), e experiência com gastronomia caseira.
- Houve um aumento considerável no interesse de produtores rurais por cursos de capacitação na área, especialmente após a pandemia.
- estaduais como o MT Produtivo Inclusão Rural apoiam projetos de mulheres rurais para o desenvolvimento de atividades como o turismo rural.
- Existem eventos e rotas turísticas que promovem a cultura e a história do campo, como o evento Brasil de Rondon em Tangará da Serra, que inclui palestras, visitas a propriedades históricas e passeios em rios, como o Sepotuba.
Desafios
- Grande parte dos atrativos turísticos rurais ainda carece de infraestrutura adequada, aponta o Senado Federal.
- Há uma dificuldade no acesso a financiamento para pequenos empreendedores e para a agricultura familiar, o que dificulta o investimento em infraestrutura e no desenvolvimento de rotas, conforme ressaltou o Senado Federa

Nenhum comentário:
Postar um comentário