Que o amor de Deus floresça para dentro do seu coração neste novo ano que se inicia!
Que o amor de Deus floresça para dentro do seu coração neste novo ano que se inicia!
O Ciclo de Aprendizagem Vivencial é um método de ensino para potencializar a aplicação prática do que é aprendido.
Suas bases surgiram com David Kolb, que foi um teórico americano cujos interesses se concentraram na aprendizagem experiencial.
Chutar o balde ou a panela significa: desistir de algum projeto que as vezes você nem começou a elaborar e colocar todo o processo a perder.
O que é que pode passar na sua cabeça - ao pensar em chutar o balde ou jogar a panela no quintal ?
Talvez você não sabe que depois de chutar o balde vai ter que pegar o balde ou a panela de volta e ainda por cima limpar a bagunça feira, isto se o balde não estiver amassado, danificado e a penela perdida.
Antes de Chutar qualquer balde ou jogar fora uma panela na sua vida pense nas consequências
Você poderá ter duas ações opcionais:
1- Uma de chutar ou jogar fora e outra de ter que voltar atrás.
2- E outra de ter que pegar o balde ou a panela de volta
Você poderá ter algumas consequências:
Por isso pense duas vezes antes de chutar o balde ou jogar a panela fora em qualquer situação.
Não chutar ou jogar fora poderá ser a melhor opção.
O chutar ou não o balde ou jogar a panela pode ser um sentimento complexo causado por ações não aprovadas ou por você não ter tomado uma atitude desejada e que numa ação efetuada derrepente pode requerer uma outra ação até de arrependimento.
O arrependimento pode estar associado as emoções negativas em atitudes na sua vida como sentimentos de culpa, raiva, tristeza, refletindi nos relacionamentos interpessoal.
Arrependimento é uma reação emocional para atos passados pessoais e comportamentais. Arrependimento é muitas das vezes expressado pelo termo "desculpa".
Finalizando: Nunca jogue a panela de abóbora cozida fora antes de ter a certeza de que a sua carne já está garantida para cozinhar. A possibilidade da carne pode falhar, neste caso é melhor contar com aquilo que está na sua panela.
História figurativa
Um certo caçador pegou uma caça viva na armadilha e levou ela presa pelo pescoço numa corda.
De longe disse para mulher jogue a abóbora cozida fora pois hoje vamos comer carne de caça.
Quando foi dar o golpe mortal com o facão na caça errou e cortou a corda libertando o animal.
Gritou para mulher não jogue a abóbora pois a caça fugiu - Ela respondeu já joguei!!!
História figurativa
Uma senhora queimou o feijão na panela de pressão e muito zangada jogou no fundo do quintal.
No outro dia passou a sua zanga e foi pegar de volta a panela, perdeu o feijão, mas recuperou o utensílio de cozinha. Ficou uma
Lição.
História figurativa
Um fazendeiro após ter tirado 10 litros de leite no seu balde teve um ataque de nervos e a sua primeira reação foi dar um belo de um chute no balde cheio de leite.
Perdeu o leite e danificou o balde !
Fica aqui uma lição ? Não vou nem contextualizar tire as suas conclusões!
SEGREDO PARA NÃO CHUTAR O BALDE OU JOGAR A PANELA FORA
EXERCITAR A PACIÊNCIA
Pessoal o legal destes textos são que eles nos levam a várias reflexos ou análises - vou aproveitar e acrescentar isto aqui no final - não é para ser tema fechado , pronto é acabado mas nos levar a reflexos, críticas e sugestões para uma vida melhor. Por isso fiquem a vontade para interagir - aqui mesmo neste Blog
Pastor Geraldo Donizeti Lúcio
Ministério Voz da Verdade - CN
Auxiliar da Igreja Sede Cuiabá
Foto: PUBLICIDADE/ALMT
Localizado a 360 km de Cuiabá, Boa Esperança do Norte foi criado em 2000, mas só ano passado teve sua emancipação reconhecida
POR LAIS COSTA MARQUES / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL • 30 DE SETEMBRO DE 2024Cerca de 25 anos separam a criação do município de Boa Esperança do Norte (a 360 km de Cuiabá-MT) e sua efetiva emancipação, que será concretizada em janeiro de 2025, após a primeira eleição municipal, realizada no próximo domingo, 6 de outubro. Esse hiato, entre a criação e a instituição de fato, se deu porque a administração de Nova Ubiratã, município que compõe 80% do território de Boa Esperança do Norte, questionou na Justiça a Lei 7.264/2000, proposta pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e sancionada em 29 de março de 2000. Em outubro do ano passado, porém, o Supremo Tribunal Federal (STF) extinguiu a ação e reconheceu o mais novo município brasileiro.
Deacordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), Boa Esperança do Norte possui 3.243 eleitores aptos a escolher os representantes municipais que irão gerir a implantação de toda estrutura administrativa, como prefeito, vice-prefeito e nove vereadores.
A juíza eleitoral Emanuelle Navarro Mano, da Zona Eleitoral 43, responsável pelas eleições no novo município, explicou que todos os eleitores que votavam no território do município já tiveram o título alterado. “Porém, nesta eleição, serão aceitos os títulos de Sorriso, Nova Ubiratã, para garantir o acesso dos eleitores”.
Segundo a Emanuelle Navarro, a emancipação de Boa Esperança era aguardada há mais de 20 anos pela população. “Hoje a estrutura administrativa é fornecida pelo município de Sorriso, que fica a 140 km de distância, então só por conta disso a gente já pode imaginar que deixa um pouco de desejar. Os cidadãos estão ansiosos por essa eleição, justamente para que pessoas que ali residem, que sabem bem sobre os problemas da região assumam cargos não só políticos, mas também dentro do Poder Legislativo e do Poder Executivo. São assessores de vereadores, secretários municipais das diversas pastas, toda uma estrutura para atender essa população”.
Mas até a sua emancipação, Boa Esperança do Norte já consolidou outros processos, como financeiro e de infraestrutura. A Assembleia Legislativa vem atuando, há anos, na promoção de políticas públicas que garantissem que a população local tivesse acesso a serviços. A primeira indicação da Assembleia para o município é de 2012, quando o então deputado estadual José Domingos Fraga indicou à Secretaria de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu) a necessidade da construção de uma ponte de concreto para ligar o município de Santa Rita do Trivelato aos municípios de Boa Esperança do Norte e Sorriso.
De lá para cá, somam 20 iniciativas do Parlamento em favor do município. A mais recente foi uma indicação, do deputado Valdir Barranco (PT), de reforço na fiscalização e conscientização sobre a dengue.
De acordo com a juíza Emanuelle Navarro, Boa Esperança do Norte já possui uma estrutura financeira, eles já têm uma estrutura social e falta realmente a estrutura administrativa para fomentar ainda mais o desenvolvimento daquela região. “Boa Esperança do Norte é um município que já nasceu rico. E então a responsabilidade é maior porque esse dinheiro que agora vai passar a ser gerido pelos moradores do novo município, pelos seus representantes, que tenham bastante seriedade, bastante organização, bastante senso de futuro para que o município possa prosperar ainda mais”.
A primeira eleição municipal de Boa Esperança do Norte ocorre no próximo domingo (6), em três locais de votação e um total de 12 seções eleitorais. Ao todo, serão dois candidatos a prefeito e 45 concorrem às nove vagas na Câmara de Vereadores.
Há algum tempo me solicitaram para fazer uma exposição sobre economia solidária para um grupo de cristãos evangélicos. Em dado momento afirmei:
1) Cristo me impressiona, pois a sua militância foi de apenas três anos, entre 30 e 33 de idade. Expressou determinação, franqueza, certeza do que fazia de forma assertiva e atuou em grupo contra o autoritarismo, a dominação, a exploração de seu povo.
2) Ele era palestino, poeta refinado, pois se expressava de forma encantadora por parábolas. Muitos até hoje não entendem o conteúdo de suas Palavras e outros manipulam aqueles com a sua deturpação. Jesus não deu pérolas aos porcos, mas alguns roubaram e distorceram os seus ensinamentos.
3) Jesus fundamentava as suas atividades na economia popular e solidária. José era um carpinteiro e contou com a ajuda do Filho em uma atividade popular, de gestão familiar. Jesus compartilhava, atuava em reciprocidade com os Apóstolos. Havia autogestão das ações e decisão coletiva para a destinação dos parcos recursos que tinham. "Dai, pois, a Cesar o que é de Cesar" foi um marco por afirmar que o mundo de Cesar era fundamentado somente na moeda e o Dele, na reciprocidade. Cesar seguia a lógica da acumulação e Jesus a do bem viver. Ele gostava de estar com as pessoas, com os amigos e desfrutar da beleza e simplicidade da vida.
4) Ao transformar água em vinho, Jesus mostrou que devemos ter pacto com a alegria e sermos solidários. Afinal, tratava-se da festa de casamento de um amigo.
Somente Deus transformaria água em vinho para que todos fossem felizes e pudessem festejar.
5) Jesus certamente é um precursor da economia solidária. E também por isso se encontra até hoje entre todos os seres humanos.
Feliz Natal a todos.
Newton Rodrigues