30 de julho de 2013

A UNISOL Brasil (Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários) - Quem representamos?




Empreendimentos autogestionários que tem como base de atuação os princípios da Economia Solidária e que são filiados a UNISOL Brasil. A entidade, que está representada nos 27 estados nacionais, contempla atualmente um total de 10 setoriais, são eles: metalurgia/polímeros, alimentação, construção civil/habitação, confecção e têxtil, cooperativas sociais, reciclagem, artesanato, agricultura familiar, apicultura e fruticultura.

As filiadas à UNISOL Brasil possuem o compromisso de adotar os princípios da autogestão democrática, assegurando eficiência e viabilidade econômica, garantindo-se a plena participação de todos os membros das filiadas, pluralidade de idéias e transparência financeira e administrativa. São considerados empreendimentos solidários os que reúnem os seguintes elementos:

1 - Reunião de trabalhadores ou populações carentes em busca da geração de trabalho e renda, com dignidade;

2 - Organização por meio de iniciativas coletivas, cuja estrutura jurídica se dá, prioritariamente, por meio de cooperativas ou associações, sendo admitidas, extraordinariamente, outras modalidades de pessoas jurídicas, desde que atendam aos princípios da autogestão e estejam inseridas em um processo de desenvolvimento sustentável e solidário, bem como observem, rigorosamente, os termos do Estatuto Social e justifiquem a escolha;

3 - Realização de reuniões ou assembléias, periódicas e freqüentes, ao menos uma a cada 60 dias, nas quais deverão ser apresentados, dentre outros assuntos, a prestação de contas da entidade, contando-se com a participação obrigatória dos seus associados a fim de assegurar, efetivamente, a real participação de todos nos destinos do empreendimento;

4 - Distribuição eqüitativa dos ganhos do empreendimento, impondo-se limites razoáveis e justificáveis às diferenças entre os menores e maiores rendimentos de cada qual dos seus integrantes;

5 - Visão de longo prazo para o empreendimento, de tal maneira a gerar iniciativas viáveis, econômica e socialmente, não apenas para as atuais, mas também para as futuras gerações;

6 - Preocupação permanente com o meio ambiente em geral e com a melhoria contínua das condições de trabalho;

7 - Investimento permanente em educação e formação de seus integrantes e, quando possível, dos familiares destes;

8 - Envolvimento dos familiares e da comunidade próxima com o empreendimento, de forma a gerar também a transformação cultural, econômica e social da realidade regional;

9 - Apoio vigoroso a outras iniciativas que venham a necessitar de auxílio, de maneira a consolidar, na prática, uma rede de solidariedade entre os empreendimentos.

FONTE - 




A UNISOL Brasil (Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários) - Quem somos?



A UNISOL Brasil (Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários) é uma associação civil com fins não econômicos, de âmbito nacional, de natureza democrática, cujos fundamentos são o compromisso com a defesa dos reais interesses da classe trabalhadora, a melhoria das condições de vida e de trabalho das pessoas, a eficiência econômica e o engajamento no processo de transformação da sociedade brasileira com base nos valores da democracia e da justiça social.

ACESSE O LINK E VEJA - UNISOL Brasil – Apresentação institucional

ANDA FRIBURGO/RJ, e a caminhada do dia 4 de agosto - Circuito Três Picos


Segundo André Luis Ricarte, da Etr Nova Friburgo e responsável pela ANDA FRIBURGO/RJ, a caminhada do dia 4 de agosto - Circuito Três Picos - é íngreme, e em torno de 8 quilômetros, subida suave com pousadas e restaurantes no percurso. No local está localizada a sub-sede do Parque Estadual. A temperatura varia entre 7ºC e 8ºC, dependendo do dia e do trecho a ser feito, ou seja: até o mirante no pé da pedra 7ºC e até o Vale dos Deuses sobe para 8ºC. A caminhada será feita dentro de uma área de preservação ambiental. As inscrições são no local e a atividade é gratuita. A Anda Friburgo conta com o apoio da Anda Brasil, Confederação Nacional de Esportes Populares, que atua na promoção de caminhadas contemplativas em todo o território nacional. Tudo começou no Circuito Ponte Branca, em Nova Friburgo/RJ, e hoje são mais de 400 circuitos credenciados, na sua grande maioria em ambientes rurais com forte influencia da agricultura familiar. No Rio de Janeiro são mais de 70 circuitos, alguns deles na capital.


Scheila L. Santiago
Assessora de Comunicação
(22)9962-1911(VIVO)
(22)8146-2493 (TIM)

Caminhadas na Natureza Lobo Leite - Congonhas - MG





-- 



29 de julho de 2013

I CONFERÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE EM CUIABÁ - MT



CONSÓRCIO DE DESENVOLVIMENTO VALE DO RIO CUIABÁ EM MATO GROSSO RECEBE UNISOL BRASIL


Na segunda feira dia 29 de julho de 2013, a partir das 9 hs os técnicos da UNISOL BRASIL, Geraldo Lúcio e naja varley, reuniram com o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social do Vale do Rio Cuiabá, para falar sobre Turismo Rural na Agricultura Familiar e Caminhadas na Natureza aos Secretários Municipais de Agricultura.

O Consórcio é uma estratégia do Governo do Estado de regionalização, é composto pelos por 13 municípios, Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Santo Antônio do Leverger, Barão do Melgaço, Acorizal, Jangada e Chapada dos Guimarães, Rosário Oeste, Nobres, Planalto da Serra e Nova Brasilândia.

A Reunião foi com os Secretários Municipais de Agricultura da Região do Vale do Rio Cuiabá ou Território da Baixada Cuiabá, contou com a participação do Presidente do Consórcio Prefeito de Jangada Secretário Executivo Sr. Jean F. Almeida e o Superintendente Sr. Rodrigo Furquim, Secretário Adjunto da Agricultura Familiar – SEDRAF – MT, Juarez Fiel, e Coordenadora do MT Regional em Turiusmo Manuela Luzardo e os Secretários Municipais de Agricultura ambos do referido Consórcio, que receberam informações sobre as Bases de Serviços da UNISOL, ANDA BRASIL e TRAF.

As Bases de Serviços terão foco na articulação com as câmaras temáticas ou estruturas similares que atuam com temas ligados a projetos produtivos, visando contribuir na qualificação, articulação e funcionamento dos projetos em comercialização. A atuação será em rede dentro do estado, integrando-se ao grupo estadual (fórum, ou estrutura similar), visando à articulação de políticas, programas, estruturas, ações e sujeitos sociais voltados à promoção da Comercialização Solidária.
 


























28 de julho de 2013

Feira de Artesanato e Agricultura Familiar tem articulação da UNISOL BRASIL - MT


A  Exposição e Vendas de Produtos foi realizada no mesmo período do 1º Campeonato Internacionla de Kung Fú   ficou  a cargo dos segmentos da Agricultura Familiar e  Artesanato.

Para potencializar e apresentar opções complementares de compras, para os atletas de 12 países  do referido campeonato e do público presente, dentre os expositores estavam a  AMPA - Associação mato-grossense de Produtos Artesanais,  Cachaça Rancho Mineiro, doces, banana frita, mel, da Zilair e outros .

Os produtos da Tribo Indígena Humotina de Barra dos Bugres, artigos em madeira, biojóias, em tecidos, em fibras, desenhos, biscuis enfim muitos tipos de artesanatos.


O Projeto de Exposição e Vendas de Produtos  da Agricultura Familiar tem como objetivo proporcionar aos Agricultores organizados em Associações, Cooperativas e outros Empreendimentos Solidários um espaço para a comercialização de seus produtos.

A ideia é de participar de eventos e realizar Feiras (eventos) próprios,  ainda no ano de 2013 tudo o que acontecer neste sentido servirá de laboratório para que no próximo ano (2014) com o projeto já consolidado e por ocasião da Copa 2014, seja uma oportunidade do lado da oferta e do lado da demanda.

Esta é uma das metas da BASE DE SERVIÇOS da UNISO BRASIL, no Território da Baixada Cuiabana, a  Identificação de mercados potenciais, articulando e assessorando os empreendimentos para inserção (feiras, centrais de comercialização, pontos fixos de venda, mercados virtuais, etc).

A Feira foi desenvolvida pelos representantes da UNISOL BRASIL  Articulador Geraldo Lúcio  que também é d SEDTUR - MT e Técnica  da UNISIOL Naja Varley, este evento teve a cooperação intensiva da Especialista em Eventos Jocimary Magalhães.

As Bases de Serviço são institucionalidades que prestam um ou mais tipos de serviços de apoio aos processos produtivos e comerciais dos empreendimentos da agricultura familiar e economia solidária. 

Podem ser ONGS, cooperativas de trabalho, e universidades, que podem atuar tanto no recorte de territórios, como em escala estadual. 

Existem 3 tipos: 
•Bases de Serviço de Comercialização (BSC) 
•Base de Serviços de Crédito 
•Bases de Serviços de Apoio ao Cooperativismo

Os enfoques das BSCs são
•Projetos 
•Mercados institucionais 
•Mercados diversos 
•Articulação com colegiados territoriais 
•Articulação para implementação dos SECAFES 
Sistemas Estaduais de Comercialização dos Produtos da Agricultura Familiar e Solidária. 

A Feira no Aecim Tocantins fez parte do Projeto Base de Serviços do Território da  Baixada Cuiabana

  
Jocimary Magalhães


Naja Varley, UNISOL BRASIL
Naja Varley, UNISOL BRASIL







































JOCIMAY

JOCIMARY






EXPOSIÇÃO DO EXERCITO

EXPOSIÇÃO DO EXERCITO


EXPOSIÇÃO DO EXERCITO


EXPOSIÇÃO DO EXERCITO