30 de novembro de 2013

MATO GROSSO MUITO LINDO CONFIRAM!

Foto: José Medeiros

MATO GROSSO É LINDO

PONTE MÁRIO ANDREAZZA Ponte e trincheira vão ser inauguradas nesta segunda


Edson Rodrigues
Trincheira Ciríaco CândiaSUCESSO

Ponte e trincheira vão ser inauguradas nesta segunda-feira, em CUIABA


PAULA ARRUDA/ NAYARA TAKAHARA 
Assessoria/Secopa


Mais duas obras de mobilidade urbana serão inauguradas na próxima segunda-feira (02.12), sendo elas a trincheira Ciríaco Cândia e a duplicação da ponte Mário Andreazza. O evento, agendado para as 8h30, contará com a presença do governador Silval Barbosa e do secretário da Secopa, Maurício Guimarães, entre outras autoridades. 

As intervenções compõem o plano B de locomoção entre aeroporto-arena e aeroporto-rede hoteleira para a realização do Mundial de 2014 em Cuiabá, além de facilitar o acesso ao Centro Oficial de Treinamento (COT) da Barra do Pari, em Várzea Grande. 

Os motoristas que saem de Várzea Grande, cidade vizinha à capital que abriga o aeroporto Marechal Rondon, seguirão pelo trecho duplicado da Estrada da Guarita, passando pela rodovia e ponte Mário Andreazza e, ao chegar a Cuiabá, trafegarão pela trincheira Ciríaco Cândia, de onde partirão rumo ao estádio, rede hoteleira ou região central da cidade. As obras de duplicação da Estrada da Guarita e da avenida Mário Andreazza também estão na reta final. 

De acordo com o proprietário de uma borracharia ao lado da ponte, Juscelino dos Santos, as intervenções já melhoraram muito o tráfego da região. “Valeu a pena aguardar, comprei este ponto há sete anos e ocorriam muitos acidentes de carros antes das obras. Quando chovia alagava tudo, era bem precário”, relata. 

O conjunto de intervenções também beneficia diretamente a região dos bairros Cidade Verde, Santa Isabel e Verdão, em Cuiabá, e o bairro Guarita, em Várzea Grande. 

TRINCHEIRA CIRÍACO CÂNDIA 

A trincheira Ciríaco Cândia/Mário Andreazza é o menor projeto em extensão do pacote de mobilidade urbana, com 459 metros de comprimento e uma arquitetura diferenciada, no formato de uma alça. 

Quem vem desse ponto da Perimetral, onde a circulação de veículos em duplo sentido chegava a média de 1700 hora/pico, deverá passar pela alça de acesso construída sobre a obra apelidada de “trincheirinha” para continuar em direção ao Centro. 
O assessor de Mobilidade Urbana da Secopa, Josemar Sobrinho, explica que, para dar continuidade a esse trajeto, as laterais da trincheira Santa Isabel/Verdão - obra circunvizinha à pequena trincheira – foram pavimentadas. 

“O motorista que trafega pelas avenidas Miguel Sutil, Ciríaco Cândia e Mário Andreazza vai passar pela trincheirinha, seja pela parte superior ou inferior, pegar a faixa lateral direita da trincheira Santa Isabel/Verdão, ao lado da Feira do Verdão, e seguir pela avenida Agrícola Paes de Barros rumo ao Centro”, orienta Sobrinho. 

No valor de R$ 7,6 milhões, a trincheira integra o pacote de obras de acesso à Arena Pantanal, com recursos no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 

PONTE MÁRIO ANDREAZZA 

“A construção de uma ponte anexa à reforma da ponte antiga sobre o rio Cuiabá dará grande fluidez para motoristas que trafegam na região. Ela é estratégica para aeroporto, o COT do Pari e Arena Pantanal, favorecendo também núcleos habitacionais e industriais”, explicou o superintendente de Infraestrutura da Secopa, André Ferreira. 

A Atrativa Engenharia Ltda é a responsável pela construção da ponte em concreto pré-moldado protendido com extensão de 228 metros e largura de 11 metros, além da adequação da ponte já existente. A obra foi realizada com recurso obtido por financiamento com a Caixa Econômica Federal, de aproximadamente R$ 11 milhões. 

Pistas anexas foram construídas para atender os pedestres, aumentando a segurança. “A construção destas pistas para a população que anda a pé facilitou muito, além ser mais seguro. Antes era muito arriscado passar por aqui”, frisa o auxiliar de Serviços Gerais, Romão Genuíno, que mora há 20 anos em Várzea Grande. Em horário de pico, aproximadamente 1.800 automóveis passam por cada sentido da ponte.

28 de novembro de 2013

Turismo realiza encontros regionais para desenvolver o setor


JOÃO BOSQUO
Redação | Secom-MT




São Félix do Araguaia, MT - Os participantes de Encontro de Interlocutores Municipais de Turismo da microrregião do Baixo Araguaia, que aconteceu nesta quinta-feira (28.11) na cidade de São Felix do Araguaia, avaliaram como extremamente positiva a sua realização. Estiveram presentes interlocutores dos Municipios de Luciara e Santa Terezinha, além de empresários do ramo de hotelaria. O encontro é uma realização do Governo de Mato Grosso, por intermédio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento do Turismo (Sedtur-MT). 

O secretário de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Jairo Pradela, em sua fala, provocou os interlocutores presentes no Encontro de São Félix, com a pergunta: “O que nós queremos? Turismo como lazer ou como uma matriz econômica?”, para explicar que a finalidade dos encontros de regionalização é o de buscar respostas para as demandas presentes pensando no futuro. E, também, elaborar o plano estratégico e aprovar esse plano na Assembleia Legislativa, em nível estadual, e na câmara de vereadores, no âmbito municipal.

O prefeito de São Félix do Araguaia, José Antônio de Almeida, conhecido como Baú, classificou a realização dos Encontros de Regionalização do Turismo, que aconteceu na cidade, com participação dos municípios da microrregião, como bastante positivo, porque vai mostrar os caminhos para se fazer um turismo como uma fonte de renda para a região. Baú relata que na sua cidade explora apenas o turismo sazonal, na época da seca, com a realização do festival de praia. “O potencial da nossa cidade é muito grande. Temos o rio, a flora, a fauna, a Ilha do Bananal e nas cheias esse rio se transforma num mar e precisamos explorar isso”. Segundo Baú, o grande gargalo para se praticar a atividade turística de forma mais ampla é o acesso. São Félix do Araguaia ainda é acessado por estrada sem asfalto.

O secretário municipal de Turismo e Meio Ambiente de São Felix do Araguaia, Antonio Augusto Miranda, disse que a realização do encontro “é uma demonstração que a política pública voltada para o turismo é para valer”. Ele lembra que distância entre Cuiabá e São Félix é muito grande e muitas vezes não se pode ir a capital como desejava. Ele anuncia que no município está se construindo um novo empreendimento hoteleiro, com 100 leitos, que vai precisar de muita mão de obra qualificada.

A empresária Salete Pelles Ritter, proprietária de uma pousada de pesca esportiva, avaliou como excelente o encontro, mas acredita que a cidade precisa fazer um trabalho voltado para o turismo começando do alicerce básico. Segundo ela, precisa acontecer um programa de reeducação da população, ensinar a não jogar lixo nas ruas, plantar flores, “enfim, as pessoas vestir a camisa da cidade e demonstrar um pouco mais de amor por São Félix do Araguaia”.

O secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer de Santa Terezinha, Geraldo Neris, disse que a realização do encontro dentro dessa nova visão, de mapeamento por microrregião, é muito importante. Ele diz que sai do encontro com a determinação de ativar o Conselho Municipal de Turismo de sua cidade. Segundo ele, o conselho já foi criado mas está desativado e agora vai mobilizar a comunidade, pois reconhece que o conselho é ponto fundamental dentro dessa nova política turística. Esta rodada de encontros continua nesta sexta-feira, 29, em Barra do Garças, microrregião médio Araguaia, e Ronodopolis, polo da microrregião Rota dos Ipês.

POUSADA KURYALA EM SÃO FELIX DO ARAGUAIA - MATO GROSSO


 
GERALDO LÚCIO DA SEDTUR , DR. SALETE PROPRIETARIA DO KURYALA e JARO PRADELA  SECRETARIO DA SEDTUR


A Equipe da SEDTUR , visitou a Pousada Kuryala Araguaia de São Felix do Araguaia, no dia 28 de Novembro de 2013, por ocasião da realização do Encontro de Interlocutores Municipais da Região baixo Araguaia, foram recebidos pela proprietária Dr.Salete , que participou do Encontro de Interlocutores Municipais de Turismoda Região baixo Araguaia , e ela é uma das colaboradoras do Turismo no município e região para segundo justifica, faz isto tudo para que este seguimento se Desenvolva disse ela ao compartilhar com o Secretário da SEDTUR Jairo Pradela e com o Técnico Geraldo Lúcio, enquanto mostra as dependências de sua pousada


A Pousada Kuryala foi toda construída aproveitando o espaço natural, se entremeando à mata, para que não fosse necessária a retirada de nenhuma árvore. Está suspensa por palafitas devido à enchente dos Rios, o que torna o lugar extremamente agradável. Com certeza se sentirá á vontade. Uma prainha muito especial se forma todos os anos, de onde embarcamos para pescar ou passear.


Possui 13 aptos, com banheiro privativo, ducha quente, sendo 08 aptos com ar- condicionado e 06 com ventilador de teto. São quatro em alvenaria e os demais em madeira. Todas as dependências da pousada estão interligadas por passarelas de madeira . Possui salão para jogos, TV (Sky), vídeo, área para refeições onde funciona também o bar. Cozinha equipada. Alimentação regional e Goiâna.

São 20 barcos para pesca, todos bem mantidos e equipados com cadeira giratória, piso emborrachado, suporte para vara. Todos os dias nossos barqueiros preparam o barco, mantendo-o limpo, preparando o material, as iscas e a geladeirinha com bebidas para o seu conforto. Nossa equipe terá um grande prazer em recebê-los!

O "PIRATINGA", (peixe branco na língua indígena), proporciona todo conforto para sua pescaria, reboca os barcos, e poderá navegar para três destinos, Rio Araguaia acima, Rio das Mortes, ou descer o Rio Araguaia. Ele está atracado em frente a pousada KURYALA, à 25 Km de São Félix do Araguaia-MT, e dali parte para o destino escolhido. Atraca facilmente às praias, onde poderão, á noite, curtir uma fogueira, fazer um churrasco, ou "muquear" um peixe.

O Barco Hotel Piratinga mede 23 m. Possui 04 cabines, sendo 03 duplas e 01 quádrupla, banheiros, sala, ar condi-cionado, banho quente. Ideal para grupos até 10 pessoas. Conheça a história Possui ampla cozinha, freezers, área de refeições, ducha na proa do barco, som e rádio amador. Quando solicitado, podemos instalar TV e Vídeo.

Localização

A Pousada Kuryala fica em frente á Ilha do Bananal, ás margens do Rio Araguaia, á 600m do encontro com o Rio das Mortes, 20KM de São Félix do Araguaia-MT. 

O acesso ideal é aéreo, sendo duas opções, fretamento conforme o número de pessoas ou linha aérea regular de segunda à sexta partindo de Goiânia ou Brasília.

A pousada possui um SENECA (bi-motor) que leva até 05 passageiros.

O tempo de vôo de Goiânia ou Brasília é de 01:50 h aproximadamente.

Uma van é utilizada para efetuar os transportes da cidade ao porto e à pousada KURYALA.

Acesso Terrestre:

Via Barra do Garças: 1.070 km de Goiânia através da GO-060, sendo asfaltada até Ribeirão Cascalheira, após serão 250 Km de terra.

Via Formoso do Araguaia: 800 km de Goiânia através da BR-153 até Formoso do Araguaia ± 690 km de asfalto, após 110 km de terra pela Ilha do Bananal.

Obs: O acesso via Formoso do Araguaia é feito somente após 15 de Julho. O acesso via Barra do Garças é feito durante o ano todo.


Coordenadas Aéreas:

Pousada
S 11º 48' 52"
W 050º 42' 27"

São Félix do Araguaia-MT:
S 11º 37' 55"
W 050º 41' 18"

Visualize a Pousada Através do Google Earth e Google Maps:




Rio Araguaia

Rio das araras ou papagaio manso , no dialeto Tupi

Home » O Rio » Rio Araguaia

O Rio Araguaia (rio das araras ou papagaio manso , no dialeto Tupi - veja também www.altiplano.com.br e www.quinto.com.br)* nasce em Goiás, nas formações elevadas existentes no Parque Nacional das Emas, reserva ecológica - área de proteção ambiental - situada na divisa dos estados de Goiás e Mato Grosso, próximo à cidade de Mineiros.

Pertence à bacia amazônica e, ao longo de mais de 2000 km de curso, marca a divisa dos estados de Mato Grosso e Goiás, Mato Grosso e Tocantins e, ainda, Pará e Tocantins, desaguando no Rio Tocantins, na tríplice divisa de Tocantins, Pará e Maranhão.

Em quase toda a extensão de seu curso, apresenta, no período que vai de maio a outubro, praias de areias brancas e limpas, o que, aliado a uma fauna e flora bastante rica em espécies e volume, vem despertando a atenção do turista e dos amantes da natureza no mundo inteiro. A atividade da pesca amadora reforça o poder de atração de toda a região.

O Araguaia pode ser navegado em grande parte de seu curso, o que levou a constituição de equipes de estudo para avaliar as possibilidades e viabilidade da construção de uma hidrovia interligando o Araguaia e o Tocantins.

À medida em que ganha velocidade o desenvolvimento tecnológico, trazendo conseqüências inúmeras, inclusive em um interior até aqui pouco tocado, assume proporções críticas o debate sobre como conviver com o meio-ambiente. Possivelmente seja aqui que, ações como a implantação, através do IBAMA, da Área de Proteção Ambiental Meandros do Rio Araguaia e do RAN - Centro de Conservação de Répteis e Anfibios assumam relevância singular.

O impacto ambiental passível de ser provocado por projetos necessários e úteis mas de futuro difícil de ser previsto é uma preocupação real e legítima. Interesses apoiados em cifras astronômicas não raro esbarram na consciência da responsabilidade da qual não podemos nos furtar, com relação às gerações que nos sucederão.

Mas o homem pode, e deve, conviver com todos esses tesouros e é nesse contexto que vemos no turismo ecológico consciente uma razão válida para a união de esforços que permita o aproveitamento de uma grande parte do potencial contido nessa imensa região.

Aos poucos, vem sendo criada uma infra-estrutura que favorece a atividade, já existindo diversos pontos turísticos com condições de receber bem, visitantes de qualquer parte do mundo.

--------------------------------------------------------------------------------
(*) - O Almanaque Araguaia, de julho/2003, editado pela Agência Ambiental de Goiás, oferece uma outra hipótese de origem para o termo Araguaia: palavra da lingua macro-jê, falada por parte dos primeiros habitantes de Goiás, que significaria arara(ara) de cauda grande(guaia).

Fonte: rio Araguaia - Sonho & Mistério (http://www.rioaraguaia.com.br)


VEJA MAIS FOTOS 






















Contato
Veja como entrar em contato com a Pousada Kuryala
Home » Contato

PABX: 55 (62) 3215-1313

Reservas:
Av. Republica do Líbano - Edifício Paladium Center, Setor Oeste, Nº 2417
Sala 02 e 03 - CEP: 74115-030
Goiânia - Goiás - Brasil











Pousada Recanto do Sossego, no município de São Felix do Araguaia - Mato Grosso



A Equipe da SEDTUR , se hospedou na Pousada Recanto do Sossego, no município de São Felix do Araguaia, do dia 27 para o dia 28 de Novembro de 2013, por ocasião da realização do Encontro de Interlocutores Municipais da Região baixo Araguaia, foram recebidos pela proprietária Carol, que também é Turismóloga e Especialista em Turismo, e colaboradora no município e região para que o Turismo de Desenvolva disse ela ao compartilhar com o Secretário da SEDTUR Jairo Pradela e com o Técnico Geraldo Lúcio.

A Pousada Recanto do Sossego é composta de chalés com quarto,banheiro, sala e cozinha, temos apartamentos duplos e triplos, todos com ar, tv, frigobar e nos chales geladeira. Esta situado em frente ao Lago dos Ingleses a 300 metros do Rio Araguaia e da Ilha do Bananal (maior ilha fluvial do mundo) Temos canoas com motor e piloteiros para passeios, pesca esportiva e ecoturismo. O Barco Hotel Taina tem capacidade para 20 pessoas, todos os apts tem ar e banheiro com agua morna; salão de jogos e refeições, tv e deck solarium. Pacotes para pesca esportiva e ecoturismo

COMO CHEGAR 

Barra do Garças, Nova Xavantina, Agua Boa, Cascalheira e São Félix do Araguaia-MT

Pousada Recanto do Sossego

Av. 13 de Maio, São Félix do Araguaia - MT, 78670-000
Phone:(66) 3522-1655