27 de fevereiro de 2013

Piracema termina nesta quinta-feira em Mato

Termina nesta quinta-feira (28) o período proibitivo de pesca em Mato Grosso. A Piracema iniciou em novembro passado e é necessária para não atrapalhar na reprodução de peixes.

Reprodução


Os infratores flagrados podem pagar multas que variam de R$ 1 mil a R$ 100 mil e ainda correm o risco de ficarem presos, conforme a Lei dos Crimes Ambientais, 9605/98.

Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) ainda não divulgou balanço parcial, mas na semana passada, 3 pessoas foram presas e 500 quilos de pescado foram apreendidos em Poconé e Barão de Melgaço.

Segundo a Sema, a fiscalização foi intensificada nas últimas semanas da Piracema. Ontem (26), a operação apreendeu várias redes, tarrafas e pescado também em Barão de Melgaço.

Na piracema os peixes se deslocam rumo à cabeceira dos rios, onde buscam alimentos e condições adequações para a desova.

Leia também - Dema prende 3 com 500 quilos de pescado em MT

Acompanhe o GD também pelo Twitter: @portalgazeta
 
 

DICAS PARA O SUCESSO E PARA O BEM VIVER A VIDA

 
O passado já passou, o  futuro ainda não chegou, o dia de hoje oe que te pertence, portanto, viva o hoje intensamente, combinando os fatores racionalmente, não se pré-ocupe, isto mesmo, preocupação, é uma ocupação que você antecipa, ou seja você pré-ocupa com coisas que ainda não chegaram a acontecer, este fator faz com que você sofra por antecipação, o que tem ocasionado muitos problemas nos dias de hoje - o que tem se denominado inclusive a doença do século - depressão- APRENDA COM AS FRASES ABAIXO O SUCESSO PARA SE VIVER A VIDA.
 
1. Caminhe de 10 a 30 minutos todos os dias e sorria enquanto caminha ...

2. Ore na intimidade com Deus pelo menos 10 minutos por dia, em segredo....

3. Escute boa música todos os dias. A música é um autêntico alimento para o espírito.

4. Ao se levantar de manhã, fale "Deus, meu Pai, Te agradeço por este novo dia" (antes de pensar na roupa que vai vestir- e depois beba um copo de água).

5. Viva com os 3 "E": Energia, Entusiasmo e Empatia.

6. Participe de mais brincadeiras do que de costume.

7. Sorria mais vezes do que de costume.

8. Olhe para o céu pelo menos uma vez por dia e sinta a majestade do mundo que rodeia você.

9. Sonhe mais, estando acordado.

10. Coma mais alimentos que crescem nas árvores e nas plantas, e menos alimentos industrializados.

11. Coma nozes e frutas silvestres. Tome chá verde, tome 2 litros de água e um cálice de vinho ao dia. Cuide de brindar sempre por alguma das muitas coisas belas que existem em sua vida e, se possível, faça em companhia de quem você ama.

12. Faça rir pelo menos 3 pessoas por dia.

13. Elimine a desordem de sua casa, seu carro e seu escritório. Deixe que uma nova energia flua em sua vida.

14. Não gaste seu precioso tempo em fofocas, coisas do passado, pensamentos negativos ou coisas fora de seu controle. Melhor investir sua energia no positivo do presente.

15. Tome nota: a vida é uma escola e você está aqui para aprender. Os problemas são lições passageiras, o que você aprende com eles é o que fica.

16. Tome o café da manhã como um rei, almoce como um príncipe e jante como um mendigo.

17. Sorria mais.

18. Não deixe passar a oportunidade de abraçar quem você ama. Um abraço!

19. A vida é muito curta para você desperdiçar o tempo odiando alguém.

20. Não se leve tão a sério. Ninguém faz isto.

21. Não precisa ganhar cada discussão. Aceite a perda e aprenda com o outro.

22.. Fique em paz com o seu passado para não estragar o seu presente.

23. Não compare sua vida com a dos outros. Você não sabe como foi o caminho que eles tiveram que trilhar na vida.

24. Ninguém está tomando conta da sua felicidade a não ser você mesmo.

25. Lembre que você não tem o controle dos acontecimentos, mas sim do que você faz deles.

26. Aprenda algo novo cada dia.

27. O que os outros pensam de você não é de sua conta.

28. Ajude sempre os outros. O que você semeia hoje, colherá amanhã.

29. Não importa se a situação é boa ou ruim, ela mudará.

30. O seu trabalho não cuidará de você quando você estiver doente. Seus amigos sim. Mantenha contato com seus amigos.

31. Descarte qualquer coisa que não for útil, bonita ou divertida.

32. A inveja é uma perda de tempo. Você já tem o que você precisa.

33. O melhor está ainda por vir.

34. Não importa como você se sente: levante, vista e participe.

35. Ame sempre com todo o seu ser.

36. Telefone para seus parentes frequentemente e mande emails dizendo: Oi, estou com saudades de vocês! E Respeite seus pais sempre, pois eles te amam como ninguém o amará.

37. Cada noite, antes de deitar, agradeça a Deus por mais um dia vivido.

38. Lembre que você está muito abençoado para estar estressado.

39. Desfrute da viagem da vida. Você só tem uma oportunidade, tire dela o maior proveito.

40.  Compartilhe e envie esta  mensagem a quem você gosta.

A vida é bela
Desfrute dela enquanto você pode.
Deus abençoe a todos nós!





Mato Grosso participa de feira na Colômbia


Fonte: MARICELLE LIMA VIEIRA - ASSESSORIA SEDTUR

Mato Grosso é dos 14 co-expositores, entre destinos turísticos, companhias aéreas e empresas de receptivo.

O Estado, através da Secretária de Desenvolvimento do Turismo – Sedtur, participa de mais uma ação de promoção turística do Brasil na América do Sul, que começa nesta quarta-feira (27.02), e vai até o dia 1º de março, a 32ª edição da Vitrina Turística Anato, em Bogotá, na Colômbia.

Mato Grosso é dos 14 co-expositores, entre destinos turísticos, companhias aéreas e empresas de receptivo. O evento reúne vendedores e compradores de produtos e serviços turísticos internacionais, interessados em conhecer a oferta turística mundial.

A secretária Teté Bezerra, explica que estar presente no evento é mais uma oportunidade de gerar novos negócios para Mato Grosso. Além disso, é o momento propício para os empresários brasileiros reforçarem o relacionamento com empresários colombianos, que enviam cada vez mais turistas para os nossos destinos.

Segundo os organizadores da feira, em 2012 o evento recebeu 25.855 visitantes profissionais e 9.571 expositores representando 781 empresas de 96 países.

A participação do Instituto Brasileiro de Turismo - Embratur no eventos tem como objetivo a estratégia de concentrar as ações de promoção turística do Brasil em 18 países. A definição dos mercados prioritários atendeu a alguns critérios pré-estabelecidos, como o histórico do número de turistas enviados ao Brasil, a disponibilidade aérea e as fronteiras terrestres. A corrente de comércio e o PIB per capita também influenciaram na seleção. Um dos fatores decisivos para atuação da Embratur em 2013, foi a participação do Brasil no emissivo de turistas estrangeiros que vem para a América do Sul.

26 de fevereiro de 2013

Embratur discute novo atrativo turístico para Mato Grosso


Fonte: ASCOM EMBRATUR


Na pauta, o projeto de construção de um complexo turístico na Caverna do Jabuti, em Mato Grosso

Pra falar sobre as oportunidades de desenvolvimento turístico de Mato Grosso, o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Flávio Dino, recebeu o senador Pedro Taques, o deputado estadual Ezequiel Fonseca, o prefeitos de Curvelândia, Eli da Farmácia, acompanhado de vereadores. 

Na pauta, o projeto de construção de um complexo turístico na Caverna do Jabuti, em Mato Grosso, considerada a maior do estado. Segundo o grupo, a iniciativa irá trazer desenvolvimento ao turismo da região conhecida como Circuito das Águas, que é composto pelos municípios de Cáceres, Curvelândia, Lambari D'Oeste, Rio Branco, Salto do Céu, Reserva do Cabaçal, São José dos Quatro Marcos e Mirassol D'Oeste.

O presidente da Embratur afirmou que a autarquia apoiará o pleito junto ao Ministério do Turismo para que o atrativo se torne um novo produto da região, entrando assim, na rota turística de Mato Grosso para a Copa do Mundo FIFA 2014. Flávio Dino sugeriu, ainda, que os prefeitos da região articulem projetos de capacitação da comunidade local para que os municípios aproveitem a mão de obra interna na execução do projeto.

A visita foi muito importante, um passo para que o turismo da nossa região se desenvolva. O senador Pedro Taques tem prestado todo o apoio necessário para tornar este sonho uma realidade”, disse o prefeito de Curvelândia.

Após a reunião, o senador Pedro Taques entrou em contato com a secretária de Estado de Turismo, Teté Bezerra, para definir um novo encontro entre Governo, prefeituras e Ministério do Turismo. A reunião será agendada nas próximas semanas.

Presentes na audiência, os vereadores de Curvelândia Roni dos Santos Avelino (PTB), Claudinei Alves Nascimento (PMDB), Waltenisson Silva Moura (DEM), Claudeci Faustino (PMDB), o presidente da Câmara Geraldo Elias (PR) e a chefe do Departamento da Caverna do Jabuti, Fabiana Souza, garantiram apoio técnico e legislativo para viabilizar o projeto.





INFORMATIVO - GTP - APL FEV - 2013





NOTÍCIAS

Brasil Maior/MDIC
Governo lança Plano de Desenvolvimento de APLs para o Setor de Petróleo, Gás e Naval

Acontece na manhã desta terça-feira (26/2), em Brasília, o laçamento do Plano de Desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais (APLs) para o Setor de Petróleo, Gás e Naval. O projeto faz parte do Plano Brasil Maior e do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) e irá atingir cinco territórios-precursores: Rio Grande-São José do Norte (RS), Ipatinga-Vale do Aço (MG), Ipojuca-Suape Global (PE), Maragogipe-São Roque (BA) e Itaboraí-Conleste (RJ). SAIBA MAIS



Governo do Estado de São Paulo
Secretário discute apoio do BID a APLs

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT) em exercício, Luiz Carlos Quadrelli, e o coordenador de Desenvolvimento Regional, José Alberto Cunha, se reuniram com representantes do Conselho Estratégico do Programa de Fortalecimento da Competitividade das Empresas Localizadas em Arranjos Produtivos Locais (APLs) do Estado de São Paulo, formado pela SDECT, Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP) e pela Federação das Industrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O conselho presidido pelo secretário discutiu a deliberação de renovação do contrato de empréstimo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) voltado aos APLs paulistas. SAIBA MAIS

Portal Faxaju
Lúcia Falcón participa de debate sobre desenvolvimento da região NE

Com o objetivo de debater perspectivas para o Desenvolvimento da Região Nordeste nos próximos dois anos, a presidência do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) organizou a 6ª Reunião Extraordinária do Comitê de Arranjos Produtivos, Inovação, Desenvolvimento Local, Regional e Socioambiental (CAR-IMA), nos dias 19 e 20 de fevereiro no Rio de Janeiro. SAIBA MAIS

Diário do Nordeste
Exploração de calcário transforma o Cariri em polo mineral do NE

Nova Olinda A exploração de calcário laminado, em Nova Olinda e Santana do Cariri, responde pela principal atividade econômica dessas cidades e transforma o Cariri num importante polo mineral. São 97 milhões de metros cúbicos do calcário, equivalentes a 241 milhões de toneladas, segundo o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). Mas, o produto ainda está longe de ser bem aproveitado. O desperdício de material nas minas, onde há maquinário para a retirada e corte do minério e ainda a presença de técnicas rudimentares, pode chegar a até 70%. SAIBA MAIS

Paran@shop
Copa do Mundo movida a biodiesel: BIOPLANET

Hoje foi realizado o lançamento nacional do BIOPLANET, no Polo Industrial de Sustentabilidade do Rio de Janeiro. O projeto, que conta com o apoio da Ambev, integra a programação oficial do Governo Federal de promoção do Brasil para a Copa de 2014. Com a previsão de produção de 25 milhões de litros de biodiesel até o evento, a iniciativa começa no Rio de Janeiro e o lançamento nas demais cidades que receberão a Copa e a Copa das Confederações acontecerá nos próximos dois meses. SAIBA MAIS

EVENTOS

Prefeitura de São Bernardo do Campo
Grupo de Panificação do Grande ABC programa workshop para abril

O Arranjo Produtivo Local (APL) de Panificação do Grande ABC, coordenado pela Prefeitura de São Bernardo do Campo, vai organizar um workshop para explicar a regulamentação da NR12, a norma que estabelece medidas de manutenção e instalação das máquinas e tem como objetivo evitar acidentes de trabalho na utilização destes equipamentos. Previsto para 11 de abril, o evento será sediado em São Bernardo, em local ainda a ser definido. SAIBA MAIS

Agência Sebrae de Notícias
Goiânia sedia encontro sobre empreendedorismo para jovens

Goiânia - Jovens empreendedores de todo o Brasil se reúnem em Goiânia (GO), a partir desta quarta (27) até sexta-feira (1°), para participarem da 63ª Assembleia Geral Ordinária da Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje). A ideia do encontro é discutir ações, projetos e assuntos estratégicos para o fomento da cultura empreendedora no Brasil. SAIBA MAIS


EDITAIS

Ministério do Meio Ambiente
Convocatória para Micro*, Pequenas e Médias Empresas para a Implementação de práticas de gestão ambiental e produção limpa no MERCOSUL.

A Ministra do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental e da Assessoria de Assuntos Internacionais, no marco do Programa ECONORMAS MERCOSUL – Cooperação da União Europeia, convoca os representantes de Micro, Pequenas e Médias Empresas para atenderem ao chamado de participação de um Programa para a implementação de práticas de gestão ambiental e produção mais limpa. Setor Produtivo Convocado: Têxteis e Confecções. SAIBA MAIS

Site Gestão C&T
Editais vigentes nacionais e estaduais CLIQUE AQUI

Acesse também:




MDIC na WEB: 

Contribua com esse informativo! Envie notícias relacionadas ao tema APL para gtpapl@mdic.gov.br

LIXO DA COPA 2014


Das cidades-sede, apenas duas fazem coleta seletiva

O BNDES tem plano de financiar parte dos projetos de coleta seletiva em grandes municípios, especialmente nas cidades sedes da Copa.

No entanto, até o presente momento, apenas Curitiba e São Paulo são as únicas cidades sedes que fazem coleta seletiva em todo o município, o que preocupa o governo.

Segundo o Ministério do Turismo, são esperados 1,9 milhão de turistas estrangeiros nas 12 cidades que abrigarão os jogos. 

Estimativas indicam que eles serão responsáveis por 2,5 mil toneladas de lixo por dia, que se somarão as 91 mil toneladas diárias que esses municípios já produzem regularmente, segundo o Ministério do Meio Ambiente.

 Sem coleta seletiva, ninguém duvida que o problema será agravado.






Embratur divulga ‘Rota das Emoções’ na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL)



omeça amanhã, quarta-feira (27), e segue até o dia 3 de março, a maior feira de turismo de Portugal — BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa). A feira faz parte do calendário de Promoção do Brasil e combina exposição de produtos, promoção e comercialização voltada para profissionais do turismo e público final.

Este ano, um dos destaques do estande do Brasil será a participação da Rota das Emoções, que engloba os estados do Maranhão, Ceará e Piauí e apresentará aos visitantes atrações como os Lençóis Maranhenses (MA), Delta do Parnaíba (PI) e o Parque Nacional de Jericoacora (CE). 

A participação do Brasil na BTL também dá continuidade à série de ações voltadas para o ano do Brasil em Portugal, que vai até junho deste ano e tem como objetivo a promoção de intercambio cultural, científico, tecnológico e econômico entre as duas nações.


Aeroporto do Recife inaugura lanchonete popular


A lanchonete com preços controlados, ou lanchonete popular, do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre (PE) entrou em funcionamento neste domingo (24/2). A lanchonete (foto) ocupa área de 16 m² na praça de alimentação do terminal pernambucano e oferece entre as opções de alimentação uma tabela de produtos com preços diferenciados, estabelecidos por meio de pesquisa realizada no mercado local. 

Recife é o quarto terminal da Infraero a inaugurar a iniciativa, já presente nos aeroportos de Curitiba e Londrina (PR) e Natal (RN). A loja opera das 6h às 22h, de segunda-feira a domingo.

A iniciativa de implantar estabelecimentos com preços controlados nos aeroportos da Rede Infraero teve início no Aeroporto Internacional de Curitiba/Afonso Pena (PR), cuja lanchonete foi inaugurada em julho de 2011. Com a medida, o objetivo é oferecer uma alternativa de alimentação mais acessível aos usuários dos aeroportos e estimular a concorrência no mix comercial. 

A Infraero prevê que todos os aeroportos das cidades-sede da Copa administrados pela empresa instalem lanchonetes populares. Os demais terminais da Rede também poderão contar com essas lojas de acordo com o planejamento do mix comercial. Outros aeroportos que já iniciaram o processo para instalação das lojas são Galeão e Santos Dumont (RJ), Congonhas (SP), Porto Alegre (RS) e Salvador (BA).



Registro eletrônico de hóspedes será implantado este ano na hotelaria nacional, diz MTur

O registro eletrônico de hóspedes na hotelaria brasileira será obrigatório ainda a partir deste ano, disse ontem (25) o ministro do Turismo, Gastão Vieira, após reunião com representantes do setor hoteleiro fluminense, no Rio de Janeiro. “Ela será obrigatória, porque a ficha eletrônica é um instrumento de modernização, de conforto para o hóspede, de uma base de informações muito mais qualificada. Enfim, você vence uma série de problemas”, declarou.

Problemas tecnológicos estão sendo resolvidos em conjunto com o setor para viabilizar a ação. Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (Abih-RJ), Alfredo Lopes, o pessoal da área de tecnologia está buscando uma solução para unificar o sistema. A obrigatoriedade da ficha eletrônica está “dando muito trabalho para o pessoal de tecnologia da informação dos hotéis, porque cada um trabalha com um sistema”, disse.

Lopes está convicto, porém, que depois que o procedimento entrar na normalidade, vai ser bom para todos. “Porque nós não podemos continuar como no século passado, preenchendo papéis”. O novo sistema permitirá que os hotéis tenham informações online de seus hóspedes.


MTur insiste em fazer acompanhamento de preços junto a hotelaria das cidades da Copa

O ministro Gastão Vieira deu seguimento ontem (25), no Rio, à série de reuniões para debater ações conjuntas entre o governo e a iniciativa privada para implementação da medida nas cidades que sediarão jogos da Copa de Confederações e da Copa do Mundo de 2014. 

Vieira observou que o grande desafio após os eventos é como manter o nível de ocupação hoteleira em padrão elevado. “O setor hoteleiro está investindo R$ 10 bilhões, neste momento, na oferta de novos meios de hospedagem. E, evidentemente, não vai querer ficar caracterizado como aquele que cobra preços muitos altos”, disse, referindo-se ao acompanhamento que será feito sobre o valor das diárias, para coibir abusos.

O ministro defendeu a necessidade de atrair mais estrangeiros para o país. “Sair desse patamar de 5 milhões, 6 milhões de turistas por ano e passar para o patamar, que é a nossa meta, de 10 milhões. Precisamos fazer os brasileiros viajar cada vez mais dentro do nosso país”. Para os dois casos, destacou que é preciso ter tarifas e diárias que não transformem o Brasil em um destino excessivamente caro.
Vieira lembrou que não se trata somente de tarifas de hotéis. 

O esforço para tornar o Brasil atraente para os turistas nacionais e estrangeiros abrange também os preços de restaurantes, das passagens aéreas e rodoviárias. ”Nós estamos com um grande desafio: dar competitividade ao turismo interno brasileiro para que se possa diminuir um déficit que nós temos enorme com relação ao que os brasileiros gastam lá fora e que os estrangeiros gastam no nosso país”.


“Hotel que não aderir ao programa do MTur não poderá fazer autoclassificação”, adverte Vieira

O ministro do Turismo também falou sobre a classificação hoteleira que, segundo ele, precisa ser resolvida rapidamente. “Outro trabalho que deverá ser acelerado para implantação antes dos grandes eventos é a classificação hoteleira”. No momento, o ministério está procedendo à regulamentação do sistema brasileiro de classificação dos meios de hospedagem. A adesão é voluntária, mas aqueles que não aderirem não poderão fazer a autoclassificação, sob risco de penalização”, informou a assessoria do ministro.

Além da ficha eletrônica, do acompanhamento das tarifas e da classificação hoteleira, o Ministério do Turismo está empenhado também em promover a qualificação da mão de obra do setor turístico para os grandes eventos. O ministério quer chamar a atenção do empresariado para a oportunidade de qualificação gratuita para profissionais da cadeia produtiva do setor turístico, por meio do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) Copa na Empresa. Em parceria com o Ministério da Educação e do Serviço Nacional do Comércio (Senac), o programa permite a qualificação do profissional no seu próprio ambiente de trabalho. A expectativa é formar 240 mil pessoas até a Copa do Mundo.

O ministro do Turismo destacou ainda a importância da Jornada Mundial da Juventude, que ocorrerá no Rio de Janeiro em julho próximo. O evento reunirá milhões de jovens católicos no Brasil. “São turistas diferenciados”. Vieira acredita que a mobilização dos voluntários no país, bem como a perspectiva de ter o novo papa fazendo sua primeira visita oficial ao exterior, contribuirão para ampliar o número de turistas que deverão vir ao Rio participar do encontro, estimado entre 3 ea 4 milhões de pessoas. “Isso vai ser revisto também por conta dessa mobilização que os jovens do Brasil inteiro estão fazendo para comparecerem a esse evento”.


MATO GROSSO É LINDO - ACESSEM O SITE E VEJAM COMO REALMENTE É LINDO ESTE ESTADO.


Elaborado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, através da SECOM - Secreteria de Comunicação do Estado, o site - www.mtelindo.com.br/  vem com uma proposta de divulgar os destinos turísticos do Estado, abaixo temos um resumo do que este site  permite visualizar em uma linguagem simples com fotos e textos - confiram !!!!
  O site está formatado nas seguinte  versões:
  • português
  • english
  • español
O site apresenta Roteiros Turísticos nos seguimentos:

No site o visitante (internauta) poderá visualizar:

Belezas Naturais. como  as dos Pólos Turísticos -
 Amazônia · Araguaia · Barra do Garças · Campo Novo do Parecis · Cerrado · Chapada dos Guimarães · Cristalino · Nobres · Pantanal ·  e muitas outras Rotas ... 


VALE A PENA CONFERIR  -  ACESSEM  pelo endereço - www.mtelindo.com.br



BAIXADA CUIABANA: Estão abertas inscrições para ‘1º Encontro dos Produtores de Leite’




Os interessados em participar gratuitamente do ‘1º Encontro dos Produtores de Leite da Baixada Cuiabana’, precisam ficar atentos para o período de inscrição em aberto até o dia 08 de março. O evento a ser realizado no dia 09 de março, em Santo Antônio do Leverger (35 km de Cuiabá), reunirá produtores rurais e técnicos do segmento interessados em conhecer as novas tecnologias da área e novidades na produção e manutenção da qualidade do leite. Para se inscrever é necessário ligar no (65) 8417-7935, para deixar registrado e-mail e nome completo.

O ‘1º Encontro dos Produtores de Leite da Baixada Cuiabana’ será na ‘Estância Maués’, localizada na rodovia Palmiro Paes de Barros, km 25. O Encontro tem o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), e é realizado pela Premix, Semex e a Maués Prestadora de Serviços Agropecuários.

Para o coordenador da Cadeia Produtiva do Leite da Sedraf e médico veterinário, Carlos Guilherme Dorilêo Leite, o evento é de suma importância aos envolvidos no comércio leiteiro da Baixada Cuiabana. “É uma boa oportunidade para os participantes adquirirem uma gama de conhecimento satisfatória num curto espaço de tempo, podendo colocar em prática o conhecimento recém adquirido sem qualquer custo”, afirma Carlos Leite.

Programação

7h30 – Café da manhã.

8h00 – Abertura com a presença do secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Meraldo Figueiredo Sá, do coordenador da Cadeia produtiva de Leite da Sedraf, Carlos Guilherme Dorilêo Leite, e do médico veterinário e sócio-proprietário da Maués Prestadora de Serviços Agropecuários, Danielson Maciel Olson.

Haverá ainda as presenças do proprietário da Estância Maués, Carlos Eduardo Olsson; do zootecnista e Gestor Comercial da Premix, Clayton Vieira Almeida, e do médico veterinário e gestor regional Semex, José Roberto Córdula.

8h30 – Palestra ‘Nutrição para o Gado de leite’. Autor: Liéber de Freitas Garcia, zootecnista e consultor técnico de gado de leite Premix, MG.

10h00 – Palestra ‘Melhoramento genético através do uso do sêmen Immunity Semex’. Palestrante: José Roberto Córdula, médico veterinário e Gestor Regional Semex.

11h00 – Almoço de confraternização.

Outras informações: Assessoria de Imprensa do Sedraf-MT

Luciana Cury (3613-6210/9993-4987).


Em Mato Grosso - visita técnica é primeira ação para reforma de aeroportos

Fonte: MARICELLE DE LIMA VIEIRA - Assessoria / Sedtur-MT

Durante três dias a secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Teté Bezerra, junto com gerente da Secretaria de Pavimentação Urbana, José Carlos Ferreira Silva e o analista de Engenharia do Banco do Brasil, Rodolfo Mestre Lemos, irão visitar 13 aeroportos que foram contemplados com o Programa de Investimentos em Logística de Aeroportos Regionais - desenvolvido pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), órgão vinculado a Presidência da República. 

O roteiro que começa segunda-feira (25.02), serão visitados os aeroportos de Rondonópolis, Barra do Garças, São Felix do Araguaia e Vila Rica. Na terça, (26.02) serão Matupá, Alta Floresta, Juína, Jaura e Sinop e na quarta, Lucas do Rio Verde, Tangará da Serra, Pontes e Lacerda e Cáceres. 

A secretária Teté Bezerra, explica que o objetivo é levantar informações das intervenções necessárias em cada aeroporto. In loco o engenheiro do Banco do Brasil irá identificar a situação de cada espaço. “É preciso identificar a real situação de cada aeroporto em suas condições físicas, estruturais e operacionais. O programa contempla seção contra incêndio, cercamento, central de utilidades, equipamentos, torre de comando, pista, terminal de passageiros, pátio e estacionamento”, disse. 

Segundo Teté Bezerra, alguns aeroportos a exemplo de Rondonópolis estão com obras em andamento, pois foi contemplado no Programa de Desenvolvimento Sustentável do Turismo - Prodestur, do BNDES. “Ganhamos tempo em Rondonópolis vamos apresentar o projeto existente e ampliar em detalhes que não tinham sido contemplados”, explica Teté. 


O recurso proveniente do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) para Mato Grosso é de cerca R$ 330 milhões, sendo o valor total em investimentos de R$ 7,3 bilhões para 270 aeródromos regionais em todo país. O Programa está amparado pela Medida Provisória 600, onde estabelece o contrato com o Banco do Brasil para a realização do projeto e permite que o mesmo utilize o Regime Diferenciado de Contratações Públicas para consecução dos projetos firmados com a SAC e a Casa Civil da Presidência.


ANDA BRASIL DIVULGA BOLETIM - ANDA BRASIL AÇÕES - Jan/Fev 2013‏


Violento Presidente da ANDA BRASIL

OLÁ CAMINHANTES CONFIRAM.... 

CAMINHADAS EM NOVA FRIBURGO 



EVENTO REDIRECIONAMENTO


MISSÃO INTERNACIONAL NA ITÁLIA 

Abraços
Violento
Presidente da ANDA BRASIL 

ANDA BRASIL, ATRAVÉS DO SEU PRESIDENTE FALA DE PROJETOS 2013


Violento, Presidente da ANDA BRASIL

Estamos começando a temporada de 2013 com mais de 440 opções de Circuitos Credenciados no Brasil, e a responsabilidade de organizar, representar e articular, de forma ampla e transparente, as cooperativas, associações e outros empreendimentos autogestionários da Economia Solidária no Turismo, resgatando e promovendo a inter-cooperação  a igualdade social e econômica, a dignidade humana e o desenvolvimento sustentável.

Caminhando pela diversidade dos circuitos ANDA BRASIL, vamos construindo um País rico, diverso e multifuncional. As parcerias com a COSPE da Itália e a região da Alsacia, na França, ajudam no enfrentamento das dificuldades locais, e com a parceria com a UNISOL BRASIL, andaremos em 2013 a passos largos.
Violento  Presidente da ANDA BRASIL e Arildo Presidente da UNISOL DO BRASIL no ENCONTRAF, por ocasião da Rio + 20

Para os caminhantes, vamos melhorar a comunicação por meio das Redes Sociais e site, que contarão com o Burburinho Assessoria de Comunicação; os convênios com as prefeituras de Rio das Ostras, Cachoeiras de Macacu, Cuiabá e Cerro Azul, e EMATER PR;  SEDTUR - MT, dentre outras.

Para os circuitos, vamos estimular as lideranças locais com Missões técnicas, Cursos, Planejamento, Encontros Nacionais e parcerias, muitas parcerias.

Como dito “é melhor caminhar que ficar parado.” Com tantos desafios e opções de Circuitos, vai ser difícil ficar em casa! Escolha sua próxima caminhada em nosso site www.andabrasil.com.br e divirta-se !

Abraços
Violento
Presidente da ANDA BRASIL

25 de fevereiro de 2013

Rota Internacional é apresentada a diretores do MTur e Embratur




Marcelo Lomanto da Embratur junto com a equipe de Mato Grosso e do Acre

Com o objetivo de consolidar a Rota internacional - Pantanal, Amazônia Andes e Pacifico foi apresentado pelas secretárias de turismos do Acre e de Mato Grosso, o projeto estratégico de comercialização e diversificação da oferta turística a diretores do Ministério do Turismo e da Embratur, em Brasília. O projeto foi elaborado pelo consultor do Sebrae, Yuri Lobo, que acompanhou a explanação. 

A secretária de Turismo e Lazer do Estado do Acre, Ilmara Rodrigues Lima, comentou a importância de buscar parcerias para o desenvolvimento e consolidação da Rota enquanto produto e promoção de apoio a comercialização. Ela destaca que a parceria é de suma importância para a sua consolidação. “Estamos empenhados em colocar em pratica a Rota. É um produto diferenciado que envolve três estados, Acre, Mato Grosso e Rondônia e o nosso viszinho Peru”, disse Ilmara. 

Já a secretária de Estado e Desenvolvimento do Turismo, Teté Bezerra lembrou que o processo de construção da Rota Internacional começou em 2011 e que todos os envolvidos não mediram esforços para que ela saísse do papel. “Durante este tempo consolidamos o Termo de Cooperação Técnica, a contratação da consultoria técnica e definimos a metodologia e o plano de trabalho. Agora precisamos viabilizar a promoção e a comercialização do produto”, explica ela. 

Participaram da reunião os diretores da Embratur, Marcelo Pedroso, Marcos Lomanto e Walter Vasconcelos Junior e do diretor de Relações Internacionais do Mtur, Acir Pimenta Madeira Filho. Ainda na ocasião, aconteceu uma segunda reunião com a diretoria de Regionalização do Ministério do Turismo, Philippe Figueiredo e Jun Yamamoto. Todos ouviram atentamente a proposta da Rota e ficaram de analisar, uma data será definida para uma próxima reunião para apresentarem uma estratégia de como as duas entidades irão auxiliar no que for necessário na promoção e divulgação da Rota.

Fonte: MARICELLE LIMA VIEIRA - Assessoria de Imprensa Sedtur



Gasto de estrangeiros no país bate recorde histórico


Pantanal - Mato Grosso

Os turistas estrangeiros nunca gastaram tanto no Brasil em janeiro. A receita cambial do turismo, de US$ 695 milhões, é recorde da série histórica para o mês. Supera em 4,42% os US$ 666 milhões deixados nos destinos turísticos do país no mesmo período do ano passado.

“O resultado é de grande relevância se consideramos a conjuntura internacional nos principais países emissores de turistas para o Brasil como a Argentina, Estados Unidos e países europeus”, afirma o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

No ano passado, a receita do turismo internacional atingiu recordes históricos, registrando a marca de US$ 6,64 bilhões de dólares. Considerando o período de 2003, ano de criação do Ministério do Turismo, até 2012, o percentual de crescimento foi de 168% em dólares.

A receita cambial do turismo é apurada mensalmente pelo Banco Central. Considera gastos de estrangeiros com cartões de crédito e trocas cambiais oficiais.

Fonte: MTur



Reis da Equipe Carajas - Campeão no ano de 2012 do Campeonato Estadual de Pesca de Mato grosso - CEP - MT

Geraldo e Reis em  Causos e Acasos do Turismo Rural

Aqui estou novamente no Bar do Reis, este pescador profissional, praticante da pesca esportiva, Campeão no ano de 2012  do Campeonato Estadual de Pesca de Mato grosso - CEP - MT, proprietário deste restaurante aqui no município de Cáceres que serve variedades de pratos a base de peixes e de várias formas, o diferencial do restaurante é o espetinho de pintado - vale a pena conferir.

Neste dia estávamos eu e o colega Luciano na cidade de Cáceres, fomos participar do Festival gastronômico, representando a SEDTUR, daí falei para o Luciano, vamos ali no Bar do Reis, ele é o Campeão do CEP - Campeonato Estadual de Pesca, esta é a descrição do meu amigo Reis, ele e a sua esposa Euzi e filhos, saem todos os anos pelo Estado de Mato Grosso em busca de emoções, lazer, divertimento, sim mas também na esperança de ganhar alguns prêmios nas etapas do CEP - MT e pontuarem visando o grande prêmio final do Estadual.

O Reis é da equipe Carajás a sua insistência é muita seus sonhos já lhe deram muitos prêmios e experiências na pesca por todo o nosso grande e bom Mato Grosso.

O Reis que além dele ser pescador, também é guia turístico e aproximador de Onças no Pantanal de Cáceres onde reside, seus instrumentos nesta atividade são duas cabaças furadas, uma para chamar a onça macho e outra para chamar a onça fêmea, isto não é estória de pescador ou caçador, o Reis é um Cara sério - " As Onças que o digam pois muitas já caíram em seu encanto, digo em suas cabaças roncadoras".

Nesta ocasião o Reis nos contou algumas de suas histórias com onças, mas a que eu solicitei foi a do grande peixe e agora com a prova pois pudemos resgatar a fotografia do grande Pintado que ele pegou, para poder recontar a história e mostrar a foto.

Este peixe já havia sido pego e escapou das mãos de um outro pescador, e pasmem, o Reis pegou ele através do anzol que estava nas costa do grande pintado.

Um certo dia o Reis estava pescando no Rio Paraguai derrepente! sentiu uma forte fisgada e começou a brigar com o peixe - mas o peixe puxava para baixo o seu anzol, aparentando um grande jaú, sua linha era de pequena bitola, mesmo assim ele não se preocupou, pensava, este eu trago.
A briga durou muito tempo, quando conseguiu traze-lo para dentro do barco.
Ali segundo o Reis, foi que ele percebeu que o seu anzol havia entrado na argolinha do anzol que já estava nas costas daquele pintado talvez por muitos anos, pois estava atá cauterizado e não emitia dor para aquele animal, que passeava com a linha do Reis até que foi vencido pelo cansaço.

Eu acreditei, pois desta vez o Reis me mostrou as fotografias


REIS E O PEIXE FISGADO PELA ARGOLINHA DO ANZOL




REIS, GERALDO e LUCIANO

REIS, GERALDO e LUCIANO



MESTRADO EM AGRONEGÓCIOS NA UFMT






Confira o relatório final da 1º Consocial‏


O relatório final da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (Consocial) acaba de ser publicado. Ele é fruto do seu trabalho e de quase um milhão de brasileiros e brasileiras que de algum modo se envolveram com esse processo nacional coordenado pela Controladoria-Geral da União entre 2011 e 2012. Vale lembrar que trata-se do primeiro processo conferencial que se dedicou ao debate exclusivo de temas como transparência, controle social e prevenção e combate à corrupção, mobilizando 2.750 municípios – incluindo todas as capitais – de todos os estados e do Distrito Federal e contando com a participação direta nos debates de mais de 153 mil pessoas. 

Entre as principais propostas da 1ª Consocial, destacam-se o financiamento exclusivamente público para as campanhas eleitorais, obrigatoriedade de ensino do controle social e da educação fiscal, a criação e o fortalecimento dos órgãos de controle interno em todas as esferas governamentais e a obrigatoriedade do orçamento participativo. O relatório final da Conferência traz as propostas em detalhe, indicando a prioridade que tiveram na construção do resultado final, além de oferecer informações sobre todo o processo conferencial. 

Este relatório reflete um amplo processo de discussão que aponta as prioridades da sociedade na construção de políticas públicas para prevenir e combater a corrupção. As 80 diretrizes e propostas priorizadas pelos participantes da 1ª Consocial e que constam deste documento servirão de base para construção de políticas públicas e projetos de lei, podendo ainda compor agendas de governo em âmbito municipal, estadual e federal. 

Próximos passos 

Agora, é importante que todos os atores da sociedade (governo, cidadãos, conselhos de políticas públicas, associações, ONGs e setor privado) estejam atentos às propostas aprovadas, verificando o que deve ser feito para que essas propostas e diretrizes se tornem medidas concretas. Por isso, a Controladoria-Geral da União também as encaminhará para autoridades de todos os poderes, para que conheçam as prioridades que a sociedade indicou nesta 1ª Consocial. Também estamos sugerindo que estados e municípios elaborem seus relatórios finais e os encaminhem à CGU, para que possamos dar ampla divulgação a esses documentos no site da Consocial. 

Os desdobramentos das propostas poderão ser acompanhados pelo site e por meio dos perfis da Consocial nas redes sociais, que permanecem ativos e por meio dos quais esperamos atrair a participação de cada vez mais brasileiros e brasileiras para somar esforços neste trabalho que é de todos nós. 


Atenciosamente, 
Equipe da Consocial




TURISMO RURAL EXEMPLAR - CIRCUITO DAS FRUTAS DE SÃO PAULO


Em parceria com a Rizzatour - Turismo Receptivo conhecemos recentemente um bom trecho do Pólo Turístico do Circuito das Frutas de São Paulo que compreende dez municípios próximos à capital do estado. Um grande exemplo para a Bahia e outros estados, ao mostrar dentre outras coisas que nem tudo precisa ficar perfeito para ser divulgado, apreciado e dar bons resultados para os empresários, municípios e para a cultura local.





A viagem começou e terminou na belíssima Estação da Luz de São Paulo onde o expresso Turístico (diga-se de passagem: lotado) coordenado pela Companhia de Trens do Governo paulista nos levou para Jundiaí. De lá o receptivo da Rizzatour conduziu o grupo de quase cerca de 20 pessoas para Itatiba, passando por Louveira até Vinhedo. A paisagem até Jundiaí e semelhante à nossa região metropolitana, e da nossa diminuta malha ferroviário que sai da Estação da Calçada. Galpões e trens abandonados, moradias precárias, e lugarejos com pouca infra-estrutura básica disponível para a população local não diferem em nada do nosso caso. No meu ver um ponto positivo para eles ( por mostrar a verdade ) e para nós ( por termos o mesmo potencial ). A história da ferrovia e de alguns trechos é contada pela tripulação que por sinal é muito atenciosa com todos.





 Jundiaí encanta pelo contraste do urbano com o rural, e pela singela estação de trem que conservou ares de outras décadas até hoje. Lá a Rizzatour monta um plantão para atender os que ainda não optaram pelos vários passeios assim como para organizar os grupos por roteiro escolhido. Nesse dia tinha no mínimo umas oitenta pessoas se dividindo entre 4 roteiros. A guia do nosso grupo (Roteiro Rural com 52a Festa da Uva e 4a Festa do Vinho em Vinhedo), credenciada pela EMBRATUR, e muito atenciosa, nos conduziu ao meio rural em micro-ônibus confortável.




 Na chagada a Itatiba (A Princesa das Colinas), fomos recebidos na pequena propriedade denominada Sítio São José, do casal Ferrari. Simpaticíssimos, recebem a todos para mostrar a rica diversidade produtiva local, desde a uva para vinho até a estrela da cidade o caqui. A degustação das variedades de caqui e das compotas, doces, antepastos, vinhos, licores e frutas in natura são uma festa para os olhos e para o paladar....regados pela boa conversa dos descendentes de italianos, que na época da colheita promovem o “colhe pague de caqui”, causando “engarrafamento na estrada”, como conta o Sr. Roberto Ferrari. Ele também mostrou os cultivos de goiaba, lichia, pitaia, amoras, figos, maracujá, ameixa, mamão e a bela paisagem. Recebem há 7 anos visitantes de todos os lugares, no fluxo mensal médio de 300 pessoas, que complementa a renda da família. O toque familiar no atendimento faz toda a diferença e de sobra estimula mais o consumo dos produtos artesanais. Uma visita única, ficando neles também o desejo de conhecer o rural da Bahia e em nós a vontade de voltar.












 Passando por Louveira, avistamos o pátio da Festa da Uva, que é estrela da cidade, e vimos que o convívio harmonioso do urbano com o rural é marca da região, assim como a expansão de condomínios de luxo. Lá também se produz muito caqui, além de morango, pêssego e outras culturas.





 Chegando a Vinhedo fomos a Adega Família Ferragut, literalmente no meio da cidade, mas conservando a produção de uva, vinho, sucos e geleia, e tida como a mais tradicional da cidade. A produção de cinco mil litros ano de vinho atende apenas os visitantes e o mercado local. Os proprietários fazem questão de contar também a história da família, que foi homenageada com o nome do Parque Municipal em que acontece a Festa da Uva e do Vinho. Outro fato que chama atenção do visitante em Vinhedo é a tematização da cidade, onde os pontos de ônibus lembram o Deus do Vinho. O mesmo pode ser visto no Memorial e no Portal do Imigrante. As 52a Festa da Uva e a 4a Festa do Vinho tiveram um público recorde esse ano de mais de 460 mil pessoas! Foram quase mil roteiros comercializados pelas agências de viagens e perto de 300 ônibus chegando à cidade. E isso com divulgação voltada sobremaneira para o público estadual, entrando em pleno carnaval e com muita chuva na região. E se ganhasse divulgação nacional e internacional? A organização das festas no parque é um banho de competência, espaços padronizados, folheteria, policiamento, limpeza, diversidade gastronômica, manifestações artística voltadas para o rural e música sertaneja, muita fruta de qualidade e muita degustação de vinhos, sucos e licores artesanais e de qualidade. Faltou tempo para conversar com os produtores rurais e suas famílias, para degustar a paisagem da colina, para entender como um estado que tem potencial em muitas cadeias produtivas continua sendo a terra do já teve (Festa/Festivais do Cacau, da Carne do Sol, do Carangueijo, etc, etc,etc).











 Quer mais dicas sobre como, quando e o que visitar nessa região pergunte a Rizzatour e seus proprietários e a D. Francine do receptivo em São Paulo vão te atender muito bem (http://www.rizzatour.com.br). Quer o contato da família Ferrari? Quer uma avaliação técnica de todo o roteiro? saber como a Bahia pode fazer para aproveitar o seu rico potencial com um verdadeiro e autêntico turismo rural como o do Circuito das Frutas? Pergunte-me como.