27 de setembro de 2024

Vamos limpar o Rio Coxipo - vamos ?


 


Neste Dia Mundial do Turismo, o CETUR e a Fecomércio MT celebram o poder transformador do turismo como um instrumento de paz. 
O turismo conecta culturas, promove o respeito mútuo e abre caminhos para a cooperação entre os povos. 
Que possamos valorizar e fortalecer o turismo como uma força para a harmonia e o desenvolvimento sustentável em nosso estado e no mundo.


 

26 de setembro de 2024

Visita técnica de Turismo Rural da EMPAER na Comunidade Coroado em Santo Antônio do Leverger

 

No dia 26 de setembro de 2024, os Extensionistas Rurais da EMPAER:  Geraldo Donizeti Lucio da Unidade Territorial Vale do Rio Cuiabá e Gláucio da Unidade Local de Santo Antônio do Leverger, juntamente com a Telma Aparecida da Costa (Quitéria) Secretária de Turismo do município de Santo Antônio do Leverger estiveram realizando uma visita técnica de turismo rural para iniciarem o  estudo de viabilidade do   do Turismo Rural  de base comunitária  na Comunidade Coroado no Município de Santo Antônio do Leverger.

A proposta foi uma demanda  pela  Kelly Aparecida Santos Ferronato Presidente da Associação de Produtores Locais da Comunidade Coroado – ASPLOC, pois eles tem o interesse de  fomentar o turismo rural por meio da criação de uma Rota Agroturística do Verde, da Água e do Sol, aliando geração de renda e preservação ambiental na Comunidade Coroado.

A Justificativa desse projeto, segundo Kelly, leva em consideração o potencial agroambiental e natural da Comunidade Coroado, que tem a cachoeira do Coroado como seu principal cartão-postal.

Considerando que a Comunidade Coroado está localizada na zona rural e dentro da área comum existe uma cachoeira, podendo ser explorada economicamente à visitação de turistas.

Já as pequenas propriedades dentro da Comunidade, a partir de uma estruturação e formatação, podem fornecer aos visitantes café colonial, refeições, lanches, produtos da agroindústrias e origem animal e vegetal e artesanato local.

A partir  dessa organização, é possível proporcionar aos turistas regionais e estaduais,  mais opções de lazer, turismo  e consumo e garantir emprego  renda aos pequenos produtores que ali residem.

A visita foi guiada pelo agricultor familiar Daniel que levou os técnicos para conhecer o Córrego Coroado que dá origem ao nome do assentamento,  com várias quedas de água e cachoeiras, formações rochosas, áreas preservadas e um percurso passando pelos mais de 160 lotes que compõem a localidade.

Geraldo, Glaucio e Quitéria fizeram uma breve avaliação e considerações, concluindo que o local tem um grande apelo para o turismo com várias oportunidades. A estratégia a principio seria que a associação seja a gestora principal de todo processo, atuando como uma espécie de agencia operadora, dos atrativos principais como é o caso do acesso ao Córrego Coroado e das Formações Rochosas e área de Reserva Legal Comum, a sede da associação que será construída já seria formatada visando ser um receptivo turístico para atendimento aos (visitantes), turistas  e  emissão de um Voucher destinando – os aos atrativos.

Com relação  as unidades individuais dos agricultores familiar após a estruturação e formatação, poderão ser acessadas em atrativos com atividades afins e passariam a atender  os visitantes com  café da manhã ou o dia todo tipo  colonial, refeições, lanches, produtos da agroindústrias e origem animal e vegetal e artesanato local.

A Comunidade Coroado fica tem possibilidades de  apresentar para o mercado turístico  várias interfaces do turismo rural com ótimo posicionamento 












25 de setembro de 2024

Visita e Degustação Guiada Análise Sensorial de Queijos Artesanais Premiados + Harmonização Queijos e Cervejas Artesanais Premiadas + Visita pela Fábrica e Cave de Maturação + Jantar com a Chef Carol Manhozo Data: 05/10/2024 Início as 16:00 Local: Quinta da Cartucheira Nossa Senhora do Livramento-MT




 

FEIRINHA DO ARRAIAL 28/09 SAB


 

O *Festival Biomas e Sabores* vem aí… confiram a programação e participem!


O *Festival Biomas e Sabores* vem aí…

E você vai poder conhecer e valorizar as riquezas e a gastronomia de Mato Grosso.

*Prepare-se para dias de cores, cultura e sabores.*

Já marca aí na sua agenda: de 26 a 28 de setembro, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

Atentem-se aos horários 

26/09 - das 09h às 10h - *Abertura Institucional*

*Exposição de produtos, Feira Gastronômica e Apresentações Culturais*

26/09 - das 19h às 22h

27 e 28/09 - das 14h às 22h

*Programação das palestras e mini cursos*

26/09 - das 14h às 17h

27 e 28/09 - das 09h às 12h e 14h às 17h

*Programação da Cozinha Show*

26/09 - das 19h às 22h

27 e 28/09 - das 16h às 22h

*Premiação dos Melhores Queijos e Produtos Lácteos*

28/09 - as 19h

👉 Clique e confira nossa programação.

 https://cloud.divulga.sebraemt.com.br/biomas-e-sabores


 

24 de setembro de 2024

Participem na Queijaria Quinta da Cartucheira de Visita e Degustação Guiada Análise Sensorial de Queijos Artesanais Premiados




Participem na Queijaria Quinta da Cartucheira 


  • Visita e Degustação Guiada 
  • Análise Sensorial de Queijos Artesanais Premiados 
  • Harmonização Queijos e Cervejas Artesanais Premiadas 
  • Visita pela Fábrica e Cave de Maturação
  • Jantar com a Chef Carol Manhozo


Data: 05/10/2024

Início as 16:00

Local: Quinta da Cartucheira

Nossa Senhora do Livramento-MT

Valor: 347.00 p/p

Vagas limitadas

Reservas: (65)98155-0015



















 

23 de setembro de 2024

Sistema Faperon destaca os benefícios da nova Lei Geral do Turismo para produtores rurais e o setor agropecuário


Sistema Faperon destaca os benefícios da nova Lei Geral do Turismo para produtores rurais e o setor agropecuário
Foto: Divulgaçã

A sanção da nova Lei Geral do Turismo (Lei nº14.978, de 2024), assinada nesta quarta-feira (18) pelo presidente da república, foi celebrada pelo Sistema Faperon/Senar como um marco importante para o fortalecimento do setor rural e para a ampliação das oportunidades de produtores e agricultores familiares no mercado de turismo.

O presidente do Sistema Faperon, Hélio Dias, destacou o impacto positivo que a nova legislação trará para o agronegócio e o turismo no país, reforçando o papel estratégico da lei para o desenvolvimento das economias rurais:

“Parabéns ao poder executivo e legislativo federal pela aprovação e sanção da Lei Geral do Turismo. O setor primário, rural e os produtores, assim como guias de turismo, foram contemplados. Além disso, ações para fortalecer e ampliar as estruturas do turismo com fundo próprio foram previstas, juntamente com o subsídio do querosene da aviação na Amazônia, resolvendo uma antiga questão envolvendo o ICMS dos Estados. A Federação de Agricultura agradece e reconhece esta legislação como um novo marco legal. O setor do turismo urbano e rural traz grandes receitas e empregos ao país, sendo uma verdadeira indústria do turismo interno e externo”, destacou Hélio Dias. 

Com o acesso a recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), estimados em R$ 8 bilhões, as empresas aéreas poderão ampliar suas frotas e renovar suas aeronaves, facilitando a conectividade em regiões remotas, como a Amazônia Legal. Para o Sistema Faperon, essa medida ajudará diretamente os produtores rurais ao melhorar o transporte e o escoamento da produção agropecuária.

Turismo rural: uma nova oportunidade de renda para o campo

Outro ponto destacado, é a inclusão de produtores rurais e agricultores familiares no Cadastro de Prestadores de Serviço de Turismo (Cadastur). Com essa medida, pequenos produtores poderão oferecer serviços turísticos, como hospedagem e agroturismo, garantindo uma fonte de renda extra e fortalecendo a economia local. O Cadastur oferece ainda benefícios como acesso a programas de qualificação e financiamentos bancários, ampliando as possibilidades de negócios no meio rural.

A importância da nova lei para o agronegócio e o turismo

O Sistema Faperon vê na nova Lei Geral do Turismo uma oportunidade de integração entre o turismo e o agronegócio, setores que, juntos, podem alavancar o desenvolvimento econômico das regiões rurais. Com o fortalecimento do turismo interno, que já movimenta bilhões de reais anualmente, a expectativa é que produtores rurais se beneficiem com o aumento do fluxo de turistas em áreas agrícolas.

Para o Sistema Faperon, a nova Lei Geral do Turismo representa um marco significativo para o desenvolvimento do setor rural e o fortalecimento do agronegócio. A inclusão de produtores no Cadastur e os incentivos ao setor aéreo vão além de fortalecer o turismo, criando oportunidades de renda, inclusão social e crescimento econômico nas áreas mais remotas do país.

Nova Lei Geral do Turismo visa desburocratizar e aprimorar o setor

Agenda do presidente.jpg

Novo texto será sancionado pelo presidente Lula nesta quarta-feira (18). Objetivo é, entre outros, favorecer uma maior integração entre o poder público e a iniciativa privad  

A Lei Geral do Turismo, que define as atribuições do Governo Federal no planejamento, desenvolvimento e estímulo ao setor turístico, será atualizada e modernizada nesta quarta-feira, 18 de setembro, por meio da lei que será sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O evento, marcado para as 15h no Palácio do Planalto, também marcará as assinaturas de acordo entre Brasil e ONU Turismo para a instalação de escritório da instituição internacional no Rio de Janeiro, dedicado ao fortalecimento da atividade na região das Américas e Caribe, bem como a determinação de contribuição financeira do Brasil para a entidade.

De janeiro a julho de 2024, segundo dados do Ministério do Turismo, da Embratur e da Polícia Federal, 4,034 milhões de estrangeiros estiveram no Brasil. O número representa 10,4% a mais do que no mesmo período de 2023 e 1,9% acima de 2019. Nos sete primeiros meses de 2024, conforme o Banco Central, os gastos dos visitantes internacionais somaram R$ 23,7 bilhões, quase R$ 1 bilhão a mais que no mesmo período de 2023.

Em relação ao turismo dos brasileiros, em 2023 foram registradas 21,1 milhões de viagens, 71,5% maior que o observado em 2021. Ao todo, 20,4 milhões, o equivalente a 97% das viagens dos brasileiros, foram realizadas para destinos nacionais. Esse fluxo resultou em uma movimentação da economia nacional da ordem de R$ 20 bilhões, um crescimento de 78,6% em relação a 2021, quando as viagens domésticas movimentam R$ 11,3 bilhões.

APRIMORAMENTO – Pensada para incrementar ainda mais o setor, a nova Lei Geral do Turismo, resultante de amplos debates entre o Governo Federal, o parlamento e a iniciativa privada, desburocratiza, aprimora e favorece uma maior integração entre o poder público e a iniciativa privada. O foco está concentrado na atração de investimentos e no desenvolvimento das atividades turísticas no país. Também protege diretamente o consumidor, ao definir que os prestadores turísticos devem estar registrados no Cadastur para divulgarem seus serviços, o que ajuda a reprimir golpes.

O reconhecimento de produtores rurais e agricultores familiares como prestadores de serviços turísticos, mesmo que na condição de pessoa física, é outro avanço da nova Lei Geral do Turismo. Ela autoriza a manufatura e comercialização da produção, assegurando uma renda complementar, sem que isso implique em perda da condição de produtor rural.

QUEROSENE DE AVIAÇÃO – Outro destaque é a permissão para a utilização dos recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) para empréstimos e aquisição de querosene de aviação em aeroportos da Amazônia Legal e também para o desenvolvimento de projetos de combustíveis renováveis. A medida terá impactos na renovação das suas frotas; na atração de mais voos e na conectividade para a região amazônica, além de contribuir para a promoção de uma aviação mais sustentável e responsável.

EMPREGOS – Segundo o Novo Caged, mais de 110 mil empregos no turismo nacional foram criados entre janeiro e julho de 2024. O número é 35% superior ao ramo da agropecuária, que gerou 80,9 mil empregos. A abertura de vagas no turismo quase se iguala à do comércio (120 mil vagas). Entre as atividades de destaque ligadas à geração de empregos no turismo estão alojamento e alimentação (8,2 mil), arte e cultura (959) e eventos (720). Ao longo de todo o ano de 2023, o turismo criou 214 mil vagas no país. Desde o início de 2023, já foram abertas mais de 315 mil vagas no setor.

TURISMO CORPORATIVO – O turismo corporativo no Brasil deve fechar o ano de 2024 com faturamento de R$ 15 bilhões, segundo estimativa da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (ABRACORP). Confirmada a projeção, o valor será 10% superior ao arrecadado em 2023 (R$ 13,5 bilhões) e ficará 18,5% acima do registrado em 2019 (R$ 11,3 bilhões). Nos 7 primeiros meses de 2024, o setor já faturou R$ 7,963 bilhões, mais da metade da projeção da entidade.

Categoria
Viagens e Turismo

A nova Lei Geral do Turismo (Lei nº 14.978, de 2024) traz benefícios significativos para a agricultura familiar no Brasil.

 O reconhecimento de produtores rurais e agricultores familiares como prestadores de serviços turísticos, mesmo que na condição de pessoa física, é outro avanço da nova Lei Geral do Turismo.

Ela autoriza a manufatura e comercialização da produção, assegurando uma renda complementar, sem que isso implique em perda da condição de produtor rural.

 A nova Lei Geral do Turismo (Lei nº 14.978, de 2024) traz benefícios significativos para a agricultura familiar no Brasil. 

Esta legislação reconhece os produtores rurais e agricultores familiares como prestadores de serviços turísticos, permitindo que ofereçam atividades como hospedagem e agroturismo1

Isso proporciona uma fonte de renda extra e fortalece a economia local.

 Além disso, a lei facilita o acesso a recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), melhorando a conectividade em regiões remotas e beneficiando diretamente os produtores rurais 

 

A inclusão no Cadastro de Prestadores de Serviço de Turismo (Cadastur) também oferece vantagens como programas de qualificação e financiamentos bancários

Engenharia na Norma ABNT NBR ISO 21101:2014 Fortalecendo a Gestão da Segurança em Turismo Está preparado para elevar a segurança e a gestão do seu atrativo turistico?


 

22 de setembro de 2024

Etno Expo - Aldeia Salto da Mulher em Campo Novo dos Parecis - MT



 

Fotos - em Nobres da inauguração empreendimento Turístico Canaã

 


 No dia 22 SETEMBRO de 2024, o Especialista em Turismo Rural  Geraldo Lúcio, Jaime Okamura, Marcelo Okamura participaram do momento de lançamento  do novo produto, de turismo de Nobres (Balneário Canaã) foi um momento muito importante de apoio aos novos proprietários do empreendimento Sandro e Ricardo  


Geraldo esteve no evento a convite do consultor do SEBRAE Brasilio, que foi uma estratégia para posicionar parceiros do Estado da nova versão do Balneário e gerar e impulsionar midia . Este Balneário já existia foi adquirido pelos atuais proprietários que eram fazendeiros de Porto dos Gaúchos e resolverão mudar de segmento do Agronegócio para o turismo de natureza e rural , a área tem em torno de 200 ha e está completamente coberta de vegetação nativa riquíssima em recursos hídricos com flora e fauna propícia para o turismo . 


Trata-e se de  um espaço repleto de belezas naturais, onde a propria natureza se encantamento, expressa transmitindo aflorando sentimentos de paz, descanso, lazer e lá estivemos fazendo parte daquele  momento. 


Canaã um Complexo Turistico escrevendo uma nova história! em Nobres-MI,



Participamos da seguinte Programação

10h | Recepção no empreendimento para apresentação dos espaços.

12hl Almogo

13h30| Diálogo de negócios com apresentação dos serviços, posterior encaminhamento de tarifário.

15h Encerramento.


Endereço 

EST, SEM DENOMINAÇÃO, S/N.

ZONA RURALI NOBRES MT