30 de agosto de 2012

Escritório da Empaer será inaugurado nesta sexta-feira


 

 



Com o objetivo de atender mais de 680 agricultores familiares no município de Novo Horizonte do Norte (682 km a Médio Norte de Cuiabá) será inaugurado, nesta sexta-feira (31.08), às 16h, o novo escritório da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer). Numa parceria inédita com os produtores rurais e Prefeitura Municipal foi construído um prédio com 72 metros quadrados, contendo espaço adequado para receber produtores, pesquisadores, técnicos e outros.

O supervisor da Empaer, Jurelino Monteiro Caldas, fala que a Prefeitura fez a doação do terreno, de 240 metros quadrados, e os produtores repassaram R$ 60 mil para aquisição do material para construção do prédio em alvenaria. A economia de Novo Horizonte do Norte gira em torno das três principais cadeias produtivas, bovinocultura de leite, pecuária de corte e seringueira. Com uma produção de 12 mil litros de leite por dia e um plantel de 20 mil cabeças de bovino leiteiro, cerca de 50% da produção é comercializada na cidade.

Jurelino Caldas destaca que a seringueira está expandindo na região, com uma área total de 800 hectares. O plantio aumentou em 40 hectares em apenas um ano e o município faz parte do Programa de Incentivo ao plantio da Seringueira do Governo do Estado de Mato Grosso. A proposta é implantar 160 mil hectares de seringueira num período de 15 anos em sete Consórcios Intermunicipais nas áreas de agricultores familiares. Além da produção de borracha, o projeto prevê a recuperação de áreas degradadas e reserva legal com o plantio de seringueira em sistemas agroflorestais.

O supervisor prevê para o segundo semestre a liberação de recursos na ordem de R$ 250 mil do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do Grupo B para atender mais de 100 produtores rurais. “Os técnicos da Empaer prestam serviço de assistência técnica e extensão rural há 22 anos, no município. Com as novas instalações vamos atender melhor os produtores rurais”, conclui.

Fonte: Rosana Persona (Jornalista da Empaer


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário