11 de dezembro de 2025

Fotos e texto descritivo da 3° Conferência Estadual de DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E SOLIDÁRIO MATO GROSSO - em Cuiabá F

Momentos da reunião de alinhamento da metodologia do Fórum com os grupos temáticos  na Sala Biguá, em um círculo no final da sala na liderança do Leonel 



No dia 11 de dezembro de 2025 estará acontecendo a Etapa Estadual da 3ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário no Hotel Fazenda Mato Grosso em Cuiabá - MT 

 

A referida conferência, será realizada nos dias 11 e 12 de novembro de 2025, é resultado de um processo democrático construído a partir das Conferências Territoriais realizadas nos territórios Araguaia-Xingu, Alto Paraguai, Baixada Cuiabana, Grande Cáceres, Noroeste, Região Sul e Portal da Amazônia. Esses encontros garantiram que a diversidade de realidades e identidades do campo mato-grossense estivesse representada neste momento estadual, com delegadas e delegados eleitos em todos esses territórios.

 

Sob o lema “Brasil Rural – Raiz da Vida, Fonte do Bem Viver”, reafirmamos o rural como espaço de vida, cultura, biodiversidade e saberes ancestrais. É no campo que nasce o alimento que chega às mesas brasileiras e onde comunidades constroem, com resistência e criatividade, caminhos mais justos, solidários e sustentáveis.

 

Mato Grosso é marcado por uma grande diversidade socioprodutiva: agricultura familiar, povos indígenas, comunidades tradicionais, quilombolas, ribeirinhos e também grandes cadeias do agronegócio. Esse contexto reforça a importância de políticas públicas que respeitem a pluralidade dos territórios e fortaleçam direitos, acesso à terra e à água, assistência técnica, crédito, comercialização, além de políticas específicas para comunidades tradicionais, mulheres e jovens rurais.

 

Em tempos de mudanças climáticas, insegurança alimentar e desafios ambientais, esta conferência se torna um espaço decisivo para construir propostas que promovam a transição agroecológica, a soberania e segurança alimentar, a redução das desigualdades e o bem viver nos territórios rurais.

 

O objetivo será de elaborar, a partir das contribuições dos territórios, uma agenda estratégica que represente Mato Grosso na etapa nacional, comprometida com o fortalecimento da agricultura familiar, a autonomia das mulheres, a valorização da juventude, a garantia de direitos dos povos e comunidades tradicionais e a integração das políticas públicas nos diferentes níveis de governo.

 

Ao final desta etapa estadual, serão eleitos 32 delegados e delegadas que representarão Mato Grosso na Conferência Nacional, assegurando a continuidade desse processo participativo e a força da nossa diversidade na construção das políticas rurais do país.

 

Este encontro será um espaço de diálogo, escuta e construção coletiva. Que cada voz presente contribua para um futuro mais justo, solidário e sustentável para todas as pessoas que vivem e produzem no campo.

 

Nestes termos será  aberta a Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário de Mato Grosso. 


Os convidamos, ouvirão e cantarão o Hino Nacional Brasileiro.  

 Na sequência, na  continuidade terá uma atração cultural preparada especialmente para este momento, pelo Grupo de dança regional - beneficiário do Programa de Aquisição de alimentos do governo federal - do Projeto Social do Centro de Convivência Sonha Brasil, que irá nos brindar com uma linda apresentação de siriri.





























 

Nenhum comentário:

Postar um comentário