Geraldo Lúcio explica que a definição de turismo no meio rural e natural é aquele que engloba o turismo rural, agroturismo e ecoturismo e combina a vivência de tradições do campo com a conexão com a natureza, oferecendo descanso e experiências autênticas como colheita, culinária local, trilhas e paisagens naturais. Focado na sustentabilidade, valoriza a cultura local e impulsiona a economia familiar.
Portando neste contexto o turismo rural em Mato Grosso é forte e está em expansão, concentrando-se em fazendas históricas, hotéis fazenda e propriedades focadas no agroturismo e ecoturismo, principalmente nas regiões do Pantanal, Chapada dos Guimarães, Tangará da Serra e ao longo do Rio Paraguai (Cáceres).
Principais Locais e Experiências de Turismo Rural no MT:
- Poconé (Pantanal): Famoso mundialmente pela observação de onças-pintadas em fazendas pantaneiras, combinando turismo de natureza com a rotina rural.
- Tangará da Serra: Destaque para o agroturismo, com propriedades focadas em sustentabilidade e visitas técnicas, como o Salto das Nuvens e Pesque Pague Martinazzo.
- Cáceres: Abriga a histórica Fazenda Jacobina, fundada no século XVIII, que oferece uma imersão na cultura e história da pecuária de Mato Grosso.
- Nova Olímpia: Local do Hotel Fazenda Primavera, conhecido por oferecer experiências rurais, como trilhas, cachoeiras e conforto próximo à natureza.
- Chapada dos Guimarães: Além do ecoturismo, a região possui fazendas que oferecem vivências rurais e contato com a biodiversidade.
- Lago do Manso (Polo Cerrado): Oferece opções de turismo rural integrado ao conforto, como o Malai Manso Resort.
- O estado conta com milhares de propriedades potenciais para o turismo rural, unindo o charme da vida no campo com o ecoturismo, turismo de natureza.

Nenhum comentário:
Postar um comentário