Nos dias 07 a 11 de setembro de 2022 a convite do SEBRAE – MT, eu Agente técnico da EMPAER Geraldo Donizeti Lúcio participei de uma Missão Técnica na 18ª. FEIRA RURALTUR no município de Bananeiras /PB, A Rural Tur. atualmente é o maior evento de Turismo Rural do Brasil, com inúmeras oportunidades para o crescimento na área do conhecimento, rodada de negócios, visitas técnicas e intercâmbio profissional nesta área específica.
O objetivo de minha participação neste evento foi justificado pelo fato enquanto técnico da EMPAER ter a oportunidade de estar participando em um estande do SEBRAE – MT, espaço para exposição, realização e a divulgação das atividades, o estande foi também um ponto de apoio para os agricultores, agentes e operadores de turismo técnicos, foram ministradas várias palestras, visitas técnicas, rodadas de negócios e intercâmbio de experiências”.
A Participação da EMPAER na Rural Tur., partiu do pressuposto de se aproveitar a oportunidade deste evento de turismo rural para tornar visível que a empresa está desenvolvendo a Cadeia Produtiva deste segmento no Estado de Mato Grosso e que está preocupada em apresentar ao agricultor familiar no lado da oferta, uma alternativa de renda com sustentabilidade e que valoriza o modo de vida, as culturas e tradições regionais, oferecendo alternativas diferentes os turistas, no lado da demanda. A EMPAER terá uma potencialização e novo olhar em seus trabalhos no campo junto a unidade produtiva da agricultura familiar”, no contexto do Turismo Rural, Produção Associada ao Turismo, Caminhadas na Natureza, Artesanato, da Turismo de Economia Criativa, Turismo de Natureza, Turismo Cultural e Turismo de Economia Solidária.
Na atual conjuntura econômica o uso e ocupação do espaço rural não deve ser visto apenas para a produção de alimentos, mas que existe a necessidade de se ter uma gama de diversidade de oportunidade para que o agricultor possa empreender entendendo que para produzir e ampliar o arco de atividades o agricultor necessita de repasse de informações através de assistência técnica e extensão rural, e esta Missão Técnica irá dar aos técnicos conhecimentos no campo teórico e prático para repassar aos agricultores do estado orientações em Turismo Rural.
Tive oportunidades de apresentar aos visitantes do estande os projetos e atividades de turismo rural consolidado e em andamento, pela EMPAER de Mato Grosso.
Vários foram os resultados significantes desta missão: Por exemplo agricultora proprietária do Rancho Epona Mirian Ferraz, que é atendida pela EMPAER de Santo Antônio do Leverger no Projeto de Turismo Rural – Caminhos do Morro, na Comunidade Morrinhos, esteve participando desta missão técnica, ela fez um folder contendo a Trilha Pirâmide dos Desejos em seu empreendimento e o desafio dos 100 km que consta no Mapa das Rotas, Mirian Ferraz também teve a oportunidade de participar da Rodada de Negócios comercializando seu produto e nas palestras e visitas técnicas
Outro caso foi o do agricultor Adriano Lara, proprietário da Fazenda Histórica e centenária denominada Jacobina do município de Cáceres que também é atendido pela EMPAER em criações de gado, ovino caprino, suínos, peixes e aves e turismo rural. No caso do turismo rural ele tem um restaurante rural e conseguiu com os trabalhos do colega Robson de Mirassol aprovar um projeto cultural não reembolsável para a implantação de 05 apartamentos para atender os turistas, usando de uma de suas construções antigas em formato de restauração sem comprometer os detalhes do patrimônio que no caso é tombado pelo estado. Adriano divulgou o seu produto e participou de todas as atividades da Rural Tur.
Outro agricultor presente na missão foi o Fernão Prado de Camargo Penteado proprietário da Fazenda Anacã, onde tem um produto de turismo rural, com hospedagem e alimentação, com foco em observação da flora e fauna, passeios a cavalo, trilhas e vivência rural. Fernão ficou muito empolgado com a missão e pretende ampliar os seus produtos e atuar de forma mais participativa com as comunidades de seu entorno.
No evento teve a participação da Domingas que é agente operadora e guia de turismo do município de Poconé, no Pantanal Mato-grossense, além de 06 profissionais do SEBRAE, a níveis de Cuiabá e Regionais.
O que pretendo fazer depois da minha participação na RURAL TUR – 2022, é aproveitar e usar as novas experiencias vivenciadas e repassar no Estado de Mato Grosso, primeiro para os colegas técnicos como efeito multiplicador nos municípios no estado em projetos já em andamento e naqueles que por ventura forem demandados a partir desta data, repassar diretamente aos agricultores familiar atendidos na ponta de modos a fortalecer a “Cadeia Produtiva do Turismo Rural”. Estes repasses tanto a técnicos como aos agricultores serão nas visitas de campo em pequenas reuniões e contatos.
Na Rural Tur – 2022, ficou evidente em casa visita técnica que a prática do turismo rural proporciona melhoria das condições de vida das famílias no campo, promove o intercâmbio cultural, gera novas oportunidades de trabalho, além de diversificar a economia regional e melhorar a infraestrutura de transportes, comunicação e saneamento, pois neste advento os turistas que desejam ter uma experiência no campo estão interessados no conjunto constituído pela atividade produtiva, pela natureza e pelo modo de vida que são diferentes da paisagem e do ritmo urbano.
O principal foco da Missão Técnica foi a participação na realização da 18ª Edição da Rural Tur. que atualmente é o maior evento de Turismo Rural do país, na feira, visitas técnicas, palestras e intercâmbio.
O itinerário da viagem compreendeu no deslocamento terrestres sendo: aéreo dia 07 de setembro - Cuiabá a Recife Pe de terrestre de Recife a Bananeiras- Pa, no Estado da Paraíba além de Bananeiras, foram realizadas visitas técnicas nos municípios de Areia e Serrarias.
Locais visitados:
Restaurante da Vó Maria em Chã de Jardim e experiência da Luciana Balbino em Areia
Antigo Engenho com histórico do cliclo do café, mirante, centro histórico e cidade de Serrarias
Engenho Triunfo, Casa de Doces, restaurante Toca do Quati e Centro Histórico de Areia
Nenhum comentário:
Postar um comentário