8 de setembro de 2022

TEXTOS E MUITAS FOTOS DO DIA 08 de SETEMBRO DA MISSÃO TÉCNICA DO SEBRAE NO MUNICÍPIO DE AREIA EM CHÃ DE JARDIM - NA PARAÍBA - Por Geraldo Lúcio da EMPAER


Município: Chã do Jardim, Areia-PB

Fones: (83) 98826-8208 / 99998-2597

E-mail: lucbalbino@yahoo.com.br

Fundação: 11 de junho de 2013

Tudo começou quando um grupo de jovens decidiu reabrir a fábrica de polpas de frutas produzidas sem agrotóxicos, que estava fechada há 10 anos, e hoje, é sucesso de vendas. As frutas são fornecidas pelos agricultores locais que ganharam uma nova fonte de renda.

Vendo o quão bom era para a comunidade essa nova fonte de renda, surgiu à ideia de associar a fábrica de polpa de frutas, o artesanato local feito com a palha da bananeira, oficinas de artesanato, as trilhas ecológicas realizadas no Parque Estadual Mata do Pau Ferro, o piquenique na mata e o Restaurante Rural Vó Maria.

O Restaurante recebe este nome em homenagem a comida caseira da vó e em especial a vó da idealizadora, Luciana Balbino, que tem o nome Maria. O restaurante disponibiliza o café da tarde, onde uma jovem da comunidade, Rejane Ribeiro, canta a Ave Maria. Esse café é também conhecido como Pôr do Sol com Maria.

Diariamente o Restaurante Vó Maria recebe turistas e parceiros, a exemplo da empresa Guia Mundo Turismo Receptivo, que sempre leva grupos para conhecer os produtos lá comercializados. Além de desfrutar da comida regional preparada no fogo à lenha, o cliente pode colher as hortaliças desejadas para seu consumo no almoço que são cultivadas no restaurante e sem agrotóxicos. Desfrutam de momentos de lazer, descobrem a importância de praticar o turismo sustentável, preservando o meio ambiente e as tradições culturais.

Os turistas também participam das oficinas de criação de uma peça artesanal usando a fibra de bananeira, trilhas interpretativas, piquenique, podendo ainda se caracterizar com as vestes da “Vó Maria” para tirar foto representativa. A finalização da trilha, ou piquenique, é feita com a plantação de uma muda de pau-ferro, dessa forma contribuem para manutenção da reserva, e o apreço em querer voltar a visitar o local.

Aos sábados podem apreciar o pôr do sol com música ao vivo interpretado por uma jovem artista local. Também podem adquirir na loja do restaurante as peças artesanais produzidas pela comunidade, cactos, e polpa de frutas naturais.

Fontes:

http://matatlanticapb.blogspot.com.br/2014/08/mata-atlantica-nas-escolas-visita-o.html

http://empresasdobrasil.com/empresa/restaurante-rural-vo-maria-18274247000161

http://www.oconciergepb.com.br/trade-news/cha-do-jardim-produto-turistico-da-paraiba/

http://cidadedeareiaonline.com.br/site/45/pg5.asp

http://pesopesadodanoticia.blogspot.com.br/2013/09/experiencia-da-cha-de-jardim-sera.html











































































































































































Centro de Ciências Agrárias da UFPB - AREIA - PARAÍBA 

O Centro de Ciências Agrárias da UFPB originou-se da antiga Escola de Agronomia da Parahyba, depois denominada Escola de Agronomia do Nordeste. A Escola de Agronomia da Parahyba foi criada pelo Decreto Estadual Nº 478, de 12 de janeiro de 1934, em regime de acordo entre os Governos Estadual e Federal. Esta criação foi referendada pelo Decreto Estadual Nº 696 de 02 de abril de 1936 que lhe deu o regulamento.

 Inauguração - 15 de abril de 1936

A inauguração da Escola ocorreu em 15 de abril de 1936, pelo Dr. José de Sousa Maciel, Presidente da Assembléia Legislativa da Paraíba, ocupando, na época, de forma interina, o Governo do Estado.

A criação desta Escola reveste-se de grande importância por ter sido o primeiro estabelecimento de Ensino Superior na área Civil da Paraíba, havendo antes apenas o funcionamento do Seminário Arquidiocesano, em 1894, com a instalação da Diocese da Paraíba.

A Escola de Agronomia iniciou suas atividades com o Curso Médio depois transformado em Curso Agrotécnico e Curso Colegial Agrícola, extinto em 1971. Formou ao longo deste tempo 417 Técnicos Agrícolas. O primeiro Vestibular do Curso de Agronomia ocorreu no ano de 1937, e a primeira turma concluinte teve sua Colação de Grau realizada no dia 1º de dezembro de 1940, diplomando-se, na ocasião, 08 Engenheiros Agrônomos.

 ▪ Reconhecimento Federal - 06 de março de 1940

O reconhecimento do Curso de Agronomia ocorreu pelo Decreto Federal Nº 5.347, de 06 de março de 1940 e a Escola de Agronomia foi federalizada pela Lei Federal Nº 1.055, de 16 de janeiro de 1950. A transferência dos seus bens para o Patrimônio Nacional ocorreu pelo Decreto Estadual Nº 461 de 21 de março de 1950.

Ao ser federalizada, a Escola de Agronomia do Nordeste (EAN) foi desligada do Governo da Paraíba, ficando subordinada, inicialmente, ao Ministério da Agricultura através da Superintendência do Ensino Agrícola e Veterinário (SEAV) e, posteriormente, à Diretoria do Ensino Superior do Ministério da Educação e Cultura através do Parecer Nº 60.731, de 1º de maio de 1967.

Considerando que a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), foi criada em 1955, o curso de Agronomia, criado em 1936,  é, portanto, o mais antigo curso superior da UFPB.

 ▪ Integração à UFPB - 16 de maio de 1968

A sua integração à UFPB ocorreu por força do Decreto Presidencial Nº 62.715, de 16 de maio de 1968. Quando ocorreu a Reforma Cêntrica, iniciada em 05/04/1974, e estabelecida pelo Decreto Nº 73.701 de 28/02/1974,  a antiga EAN dividiu-se em 02 Departamentos: o Agro-Biológico e o Agro-Zootécnico e a Escola passou a integrar o Centro de Ciências e Tecnologia da UFPB sediado em Campina Grande.

Em 1976, através da Resolução do Conselho Universitário da UFPB Nº 79, foi criado e instalado no CCA o Curso de Graduação em Zootecnia o qual foi reconhecido pela Portaria MEC Nº 63/80 de 15 de janeiro de 1980.

 ▪ Criação do Centro de Ciências Agrárias - dezembro de 1978

Em 1978, a antiga EAN passou a ser Centro de Ciências Agrárias  – CCA com 4 Departamentos: Fitotecnia, Zootecnia, Solos e Engenharia Rural e Ciências Fundamentais e Sociais, instalando sua primeira Diretoria em 18/12/1978.

                                      





























































 

Nenhum comentário:

Postar um comentário