No dia 17-03 completam 40 anos da enchente mais devastadora, causadas pelo Rio Cuiabá na área metropolitana da capital, onde devastou vários bairros no trecho entre o atual Camelódromo e a Unic (o Terceiro, o Terceiro de Dentro e o Terceiro de Fora, Várzea Ana Poupino e Barcelos), causando também estragos nas partes mais baixas do Morro do Tambor e do bairro Lagoa, que ficava do outro lado da Avenida 15 de Novembro, aonde as águas chegaram até a Igreja São Gonçalo.
Antes da inundação de 1974 foram registradas outras duas grandes enchentes causadas pelo Rio Cuiabá que afetaram a capital: as de 1942 e 1959. Mas nenhuma causou tantos problemas à população cuiabana como a de 1974, quando o nível do principal curso d’água que banha a capital chegou a 10,80 m, 20 cm a mais do que a de 1942.
A consequência das cheias, agravadas pelo refluxo das águas de três riachos, hoje encobertos, que corriam a céu aberto no trecho inundado, incluindo o maior deles, a Boca do Valo, e que desaguava no Rio Cuiabá, foi desastrosa: muitas casas, principalmente de adobe e pau a pique, foram destruídas, deixando cerca de cinco mil pessoas desabrigadas.
Veja a matéria no link: http://www.hipernoticias.com.br/cuiabanalia/enchente-de-74-6-bairros-destruidos-5-mil-desabrigados-e-40-anos-de-historia/33136
Nenhum comentário:
Postar um comentário