31 de março de 2022

Projeto Aldeia Sustentável - A’uwe Uptabi em Canarana tem assistência técnica da Empaer


Maricelle Lima Vieira | Empaer/MT

- Foto por: Empaer
A | A

Uma equipe da Empaer na cidade de Canarana (a 823 km de Cuiabá) junto com 28 famílias da comunidade Xavante da Terra Indígena Pimentel Barbosa, Aldeia Belém, já realizaram o plantio de 19.827 mudas entre pés de pequi, espécies frutíferas, hortaliças, além das culturas anuais como arroz feijão e o milho. A iniciativa faz parte do projeto ‘Aldeia Sustentável – A’uwe Uptabi’ desenvolvido via Programa REM/MT e executado pelo Instituto Kuradômôdo Cultura Sustentável e parceiros.

Com duração de dois anos e iniciado em dezembro de 2020, o projeto piloto tem por objetivo replicar a experiência para as demais atuais 18 aldeias do território indígena para se tornarem autossuficientes na produção de alimentos e reduzir o impacto no desmatamento se tornando ambientalmente sustentáveis.

O técnico da Empaer Adilson explica que além das famílias  indígenas, o projeto se estende à Casa dos Adolescentes, contemplando um público de aproximadamente 250 pessoas.  “O nosso trabalho é orientar e acompanhar disseminando o conceito de agroecologia e reduzir os impactos ambientais e produzir alimentos saudáveis e de forma orgânica”.

Segundo Adilson, a área plantada é de 76 hectares com lavoura, pequi, frutíferas nativas e frutíferas. “O objetivo é gerar renda para que possam cultivar o próprio alimento e, de forma saudável”.

A diretora do Instituto Kurâdomôdo e coordenadora do projeto, Cleide Arruda, reitera a gratidão e satisfação em poder, com essa imprescindível parceria com a Empaer. “Sou grata ao presidente da Empaer, Renaldo Loffi, popular Alemão e do técnico Adilson, por tornarem realidade o sonho do cacique Paulo César, em transformar a Aldeia Belém, uma aldeia sustentável.

Crianças e adeslescentes também participam do projeto     Foto: Empaer

O biólogo ornitólogo, Dalci Mauricio de Miranda de Oliveira, destaca que vem acompanhando o trabalho do Adilson e o quanto a comunidade indígena já avançou. “Estamos na primeira parte de reflorestamento da agrofloresta. Os indígenas estão sendo treinados para serem monitores ambientais para dar continuidade às atividades e possam dar a manutenção nas plantas e, com isso, terem autonomia”.

São parceiros no projeto: a Associação Iteró Xavante (AIX); Fundação Nacional do Índio (Funai); Secretaria Especial de Assuntos Indígenas de Mato Grosso (SAI); Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) ; Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e Comitê Estadual de Gestão do Fogo; Instituto Técnico Federal (IFMT); Assembleia Legislativa; Prefeitura de Canarana; e outras instituições como a Universidade de Mato Grosso (Unemat);  Ministério  de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MT).

Diretora do Instituto, Cleide, o técnico Adison com os indígenas da Aldeia Belém  Foto: Empaer

 


ENTREVISTA: Mauro Mendes, governador do Mato Grosso À frente do Governo do Mato Grosso desde 2019, Mendes foi prefeito de Cuiabá e presidiu a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso. Para a CNC Notícias, ele fala sobre os investimentos em infraestrutura que podem fortalecer o turismo no Estado e no apoio à formalização das Instâncias de Governança Regional do Turismo.

Bem-vindo ao portal do comércio 
 Por Luciana Neto
 0 pessoa(s) gostaram desse conteúdo. Clique no botão e curta também.

1) Quais as principais ações que o governo pretende implementar para alavancar o setor do turismo, bastante impactado pela pandemia?

Há, atualmente, inúmeras estratégias em planejamento e execução, mas as principais estão focadas na divulgação do turismo mato-grossense. Estamos trabalhando na promoção de ações que busquem divulgar o turismo no Estado, e uma dessas atividades, por exemplo, é a participação em feiras de turismo nacionais e internacionais. Estamos planejando realizar, também, fam tours, convidando os principais jornalistas e operadores de turismo tanto regionais quanto nacionais, além, é claro, da publicação, em revistas nacionais, de materiais promocionais focados no turismo do Estado. Acreditamos que a realização de parcerias é uma estratégia que traz muitas oportunidades para o setor, é por isso que estamos alinhando com a Secom a produção de vídeos institucionais para divulgação nas mídias tradicionais do País, como rádio e televisão, já que estas possuem uma grande capacidade de alcance de público. Mas, para além de parcerias para a divulgação, estamos realizando também a parceria com o Sebrae, com a intenção de desenvolver ações tanto de planejamento como de estruturação do segmento turístico.

Outro grande investimento é quanto à infraestrutura turística. O Governo do Estado de Mato Grosso está projetando grandes investimentos, todos com o objetivo de buscar melhorar a infraestrutura do setor. Temos diversos projetos, um deles é a revitalização de 4 orlas turísticas que possuem grande potencial para alavancar o turismo em regiões que há tempos estavam abandonadas pelo setor público; as orlas do Rio Cuiabá, nos municípios de Santo Antônio do Leverger e Barão do Melgaço, ambas localizadas na baixada cuiabana, e as orlas do Rio Araguaia, localizadas nos municípios de São Félix do Araguaia e Luciara.

Ainda na baixada cuiabana, a atual gestão pretende licitar no primeiro semestre de 2022 a revitalização da principal praça de Chapada dos Guimarães: a Praça Dom Wunibaldo, que abriga em seu interior o Santuário de Santana, muito visitada por turistas de todos os cantos.

Na rodovia transpantaneira está prevista uma melhoria de infraestrutura extremamente relevante, sendo ela a troca de todas as pontes de madeira por pontes de concreto ou bueiros celulares, essa ação vai propiciar mais segurança aos turistas que visitam a maior planície alagada do planeta.

Além dessas obras citadas, o Governo do Estado segue elaborando projetos para outras obras em regiões com grandes potenciais turísticos, tais como a revitalização da Lagoa de Barra do Bugres, a implantação da Rota da Fé, no município de Juscimeira, a recuperação de estradas no Parque Cachoeira da Fumaça e a pavimentação de mais 3 Km da mesma (MT357). Além da construção do Mirante da Avenida Coroados, no município de Jaciara, estamos projetando, também, a reforma da Praça Manoel Loureiro, em Rosário Oeste, e a revitalização da orla de Cáceres. Essas obras são de grande importância, ao pensarmos na grande potencialidade de desenvolvimento econômico e social que elas podem proporcionar tanto aos turistas quanto aos moradores próximos a esses locais.

Essas são ações que mostram que estamos empenhados tanto na divulgação de Mato Grosso, como uma potencialidade turística, quanto na realização de projetos que têm o objetivo de trazer melhorias de infraestrutura para os municípios e regiões turísticas.

 

2) Quais foram os principais investimentos desta gestão no turismo?

Na atual gestão, o primeiro passo foi “colocar a casa em ordem” e reorganizar obras que estavam abandonadas, seja por problemas técnicos ou financeiros, como as obras de dois centros de eventos localizados nos municípios de Tangará da Serra e Barra do Garças, ambos com previsão de entrada no primeiro semestre de 2022. Tais obras vão possibilitar que esses dois municípios polos possam desenvolver o turismo de eventos, fortalecendo, assim, toda a região turística ao qual eles pertencem.

Finalizamos a pavimentação da MT-020, que liga Chapada dos Guimarães ao Lago do Manso, em um dos poucos pontos de acesso público, para possibilitar uma nova exploração turística no lago. Também recuperamos 95 km de asfalto na MT-246, que dá acesso a municípios turísticos do Estado, como Barra do Bugres, Tangará da Serra e Campo Novo dos Parecis. Ainda no que tange à infraestrutura das estradas, foi realizada a pavimentação da MT-343, que liga duas importantes regiões do Estado: a Região Oeste e a Região Sudoeste, dando acesso direto de Cáceres à Barra do Bugres.

É importante citar que o Governo do Estado tem a previsão de investir em obras relacionadas ao turismo um orçamento em torno de 230 milhões de reais, planejamento previsto dentro do Mais MT. Essas obras possuem impacto direto no turismo, pois devolverá a alguns municípios uma identidade turística que há muito tempo foi perdida, como é o caso de Barão do Melgaço e Santo Antônio do Leverger, que já foram grandes polos turísticos da região.

 

 3) O Ministério do Turismo criou regiões metropolitanas turísticas em todos os Estados. Em Mato Grosso, foram criadas 14, mas apenas 5 estão formalizadas. Qual o planejamento para que essas Instâncias de Governança se concretizem e recebam recursos do governo federal?

A criação do Programa de Regionalização do Turismo tem a finalidade de incentivar os municípios a um trabalho conjunto para estimular e valorizar a peculiaridade de cada localidade. Desse modo, cada local pode ser integrado em uma visão mais abrangente, principalmente, se levarmos em conta a dimensão regional. Levando isso em consideração, o instrumento norteador do Programa de Regionalização é o Mapa do Turismo Brasileiro, esta é uma importante ferramenta que orienta o Ministério do Turismo, bem como as unidades da Federação, no desenvolvimento de políticas públicas. Quando trazemos para o contexto de Mato Grosso, o Mapa do Turismo atual, que é vigente até 27 de março de 2022, possui 85 municípios, distribuídos em 14 regiões turísticas, todas com Instância de Governança Regional do Turismo (IGR). Dentro dessas 14 regiões, 6 já foram formalizadas, as demais se encontram no formato de fórum ou conselho regional, que já discutem e também buscam a formalização. Assim, diante da relevância do programa, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico prevê, em sua Dotação Orçamentária Anual, ação com etapa direcionada para o processo de fomento e organização da regionalização do turismo, por meio do fortalecimento da IGRs ativas.

4) Quais os principais entraves para que MT se torne rota de turismo no País? O que tem sido feito para solucionar essas questões?

Atualmente, Mato Grosso tem quatro grandes desafios no setor do turismo, sendo eles a estrutura dos destinos, tanto no âmbito de municípios quanto no espaço das regiões turísticas, ampliação e direcionamento da demanda, atração de investimentos privados e diversificação e ordenamento da oferta. Desafios estes que estão previstos como diretrizes estratégicas, na nova proposição da Política Estadual de Turismo, que também dispõe sobre o Sistema Estadual de Turismo e dá outras providências de interesse direto do setor.

 5) Como está o processo de internacionalização do Aeroporto Marechal Rondon?

 Esse processo ainda depende de algumas exigências feitas por órgãos como a Receita Federal. Estamos trabalhando para preencher todos os requisitos o mais breve possível e assim poder prosseguir com essa demanda.


Produtoras rurais mato-grossenses trocam experiências com empreendedora social da Paraíba

Iniciativa foi promovida pelo Sebrae e faz parte da qualificação de lideranças para o desenvolvimento regional do programa Pró-Pantanal

Maricelle Lima Vieira | Empaer-MT

- Foto por: Empaer
A | A

A equipe da Empaer de Mirassol D´Oeste proporcionou a participação de produtoras rurais na palestra da empreendedora social e líder comunitária Luciana Balbino. O grupo ouviu como a comunidade com 600 habitantes, Chã de Jardim, localizada no município de Areias, a 118 km de João Pessoa (PB), criou um ecossistema econômico que beneficiou pequenos agricultores, artesãs e jovens.

Ocorrida nesta terça-feira (29.03), em Santo Antônio do Leverger (a 34 km de Cuiabá), a iniciativa foi promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)  e faz parte da qualificação de lideranças para o desenvolvimento regional do programa Pró-Pantanal.

Na plateia, entre as 36 produtoras de Mirassol D´Oeste, moradores da comunidade Morrinhos, Barranco Alto e de Santo Antônio do Leverger que atentos escutaram Luciana sintetizar sua trajetória que começou aos dois anos de idade e vem casar com a dificuldade vivida pela sua comunidade, que ao invés de deixar o local e, junto de moradores passaram a contribuir e se tornar referência nacional.

Em sua explanação, ela conta que decidiram ficar, mas para viver com dignidade e não passar necessidade. Foi então que decidiram usar o turismo como ferramenta. “Tudo começou com caminhadas e trilhas no Parque Estadual Pau Ferro, veio os piqueniques, sessões de relaxamentos, vendas de produtos produzidos pela comunidade e foi tomando proporção”.

Segundo Luciana, a cada sugestão e criticas as atividades iam se consolidando. Logo em seguida, as ações foram direcionadas as mulheres sendo incentivadas no artesanato que veio agregado com as oficinas. “Hoje proporcionamos ao turista vivenciar a experiência do turismo criativo que está associado à história da localidade”.

Atualmente, Chã de Jardim é case de sucesso nacional e internacional pelos atrativos, empreendedorismo e pela transformação da comunidade que continua desenvolvendo novas iniciativas jamais pensadas pelos moradores.

Para a produtora do Projeto de Assentamento Margarida Alves, Rita Julia de Souza Zocal, foi uma experiência única que irá levar para a vida e de seu grupo de mulheres que trabalha com o mesocarpo do babaçu na produção de farinha, em Mirassol D´Oeste. “Estamos à frente de um grupo de mulheres que precisam diariamente ser motivadas e valorizadas. A palestra trouxe um animo e a certeza que estamos no caminho certo”.

Mesma opinião de Maria Alves Miranda, proprietária do Rancho Novo Horizonte, em Mirassol D´Oeste. “Já tinha participado de uma palestra da Luciana e fiquei encantada. Pela segunda vez, ela reforça o quando a união faz a força”.

O turismólogo da Empaer, Robson Junior Hartmann, explica que junto a produtores rurais e empreendedores vem buscando fomentar o turismo rural na região de Mirassol D´Oeste. “Logo que soube da palestra da Luciana Balbino, fui atrás para buscar meios e proporcionar essa experiência as produtoras da região que ficaram encantadas com a saga e a persistência da comunidade Chã de Jardim”.

Segundo Robson, não mediu esforços para buscar parceiros para viabilizar a viagem. Ele destacou o apoio da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável – Centro de Referência Social (Cras), no transporte e alimentação. “Buscamos ajuda e fomos atendidos”.

Também participaram da palestra a prefeita de Santo Antônio do Leverger, Francieli de Magalhães, a vice-prefeita, Giseli Ribeiro, vereadores, secretários municipais, equipe da Empaer do Escritório Local e da Central.

Foto: Empaer

Secretário de Turismo toma posse como conselheiro da ASTUR e propõe união entre Cuiabá e Várzea Grande para alavancar o setor



O secretário de Turismo de Cuiabá, Zito Adrien, foi empossado conselheiro administrativo da Associação da Região Turística Metropolitana Cuiabá Várzea Grande (ASTUR-MT), na noite desta quarta-feira (30). O evento foi realizado  durante reunião da entidade na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT). Durante o primeiro encontro deste ano, os conselheiros debateram quanto a ações estratégicas para potencializar o setor de turismo e de eventos em Cuiabá e Várzea Grande. 

Em sua apresentação, o secretário de Turismo da Capital, Zito Adrien, discorreu quanto a importância das ações integradas entre Cuiabá e Várzea Grande versando sobre a busca de soluções para alavancar o setor.

Lembrou ainda que a gestão Emanuel Pinheiro pauta-se por ações no  turismo sustentável. Ainda comentou sobre a importância da qualificação da mão de obra o trade turístico. 

"No levantamento desenvolvido pela Fecomércio traçamos um  diagnóstico do setor do turismo. Percebemos que tudo o o que havia sido conquistado antes da pandemia causada pelo coronavírus, sofreu grande impacto. Precisamos com essa parceria do poder público, iniciativa privada e a Astur retomar as melhorias para essa área. Já temos um diagnóstico da situação  e, mediante esses dados, temos que nos unir e  trabalhar visando o  processo de reconstrução. É a hora de aglutinar a todos.  A parceria com Várzea Grande é uma situação muito confortável para nós, pois, estamos lado a lado e podemos trabalhar juntos.  Tenho alguns projetos que iremos levar para o Ministério do Turismo e Cuiabá está na  classe A. Isso é excelente, pois,  podemos ter até R$380 milhões de recursos federais.  Vamos continuar  a parceria com a Fecomércio, com cursos, a realização da Festa na Praça e outros”.

Zito Adrien também apontou a necessidade de ampliação e a construção de ações que resultem na  qualificação para prestação de serviços.

O presidente do Conselho  Administrativo ASTUR-MT, Luis Carlos de Oliveira Nigro, parabenizou a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, principalmente pelas obras de infraestrutura, entregues pela administração.

“O prefeito Emanuel Pinheiro está  fazendo várias obras para melhorar a nossa cidade, recentemente, entregou o Marco Zero. Além de praças, espaços públicos, distribuídos nos bairros. Faz muita diferença. A  cidade está mais bonita.  A Associação é muito importante porque visa  o desenvolvimento turístico da região da baixada cuiabana. Então,  o ponto principal,  é trazer o apoio dos órgãos governamentais para a Astur para que a gente possa  fomentar , não só o turismo, mas a realização de feiras, eventos e trazer novamente para a Cuiabá, o título de cidade do evento do Centro-Oeste. Com uma feira, por exemplo, conseguimos movimentar 50 seguimentos,  um  montador de stands, recepcionista, vans, transporte por aplicativos , salão de beleza, artesanatos, shoppings e outros", comentou ele. 

Presidente do Convention e Visitors Bureau de Gramado e Canela (RS), Enzo Arns, apresentou aos membros do Astur, como funciona a logística,  a estrutura  e organização  das duas cidades turísticas do Rio Grande do Sul.

“A gente parte do pressuposto de que a estrutura que Cuiabá pode sediar muitos eventos. O que se precisa é uma organização do trade turístico e uma preparação por meio de uma entidade para organizar e fomentar esse turismo. Cuiabá tem um potencial incrível,  que  não está sendo aproveitado. Os debates de hoje, certamente, irão  render frutos lá na frente", comentou. 

O coordenador da Associação, Jaime Okamura, avaliou o encontro como positivo. “Precisávamos dessa reunião. Já traçamos 23 objetivos.  Vamos analisar os itens e verificar qual o maior problema que temos. Agora, mediante a interseção de todos, iremos avançar. Estamos focados na retomada de eventos em Cuiabá e Várzea Grande. Precisamos de ações para recuperamos o setor",  avaliou. 

O secretário de Desenvolvimento  Econômico, Tecnologia e turismo de Várzea Grande, Charles Caetano Rosa, avalia que fazer parte do conselho, em união com Cuiabá, vai fazer com que o setor retome  suas atividades e obtenha os resultados de  antes da pandemia.

"Temos  muito em comum e o objetivo é o mesmo, que os turistas cheguem a Várzea Grande pelo Aeroporto  ou Cuiabá, pela rodoviária, para conhecer nossa cultura,  nosso comércio, gastronomia e tudo que temos de melhor", concluiu. 

 

VEM AI 1º CIRCUITO DESPORTIVO LUIZ VITORAZZI. em Lambari D' Oeste

A Prefeitura Municipal de Lambari D’oeste em Parceria coma Liga Desportiva Regional do Sudoeste de Mato Grosso LIDERSU, estarão promovendo um grande evento esportivo na cidade de Lambari envolvendo três modalidades esportiva, sendo elas: FUTEBOL DE CAMPO – FUTSAL e VOLEIBOL.

 

DE  07/05/2022 a 26/06/2022 COPA LUZI VITORAZZI DE FUTEBOL AMADOR – MODALIDADE MASCULINO ADULTO.

 

DE. 15/05/2022 A 26/06/20222 COPA LUIZ VITORAZZI DE FUTEBOL MODALIDADE MASCULINO JUVENIL

 

DE 23 e 24/07/2022 TORNEIO LUIZ VITORAZZI DE VOLEIBOL MODALIDADE MASCULINO E FEMININO.

 

DE 06/08/2022 A 03/09/2022 COPA LUIZ VITORAZZI DE FUTSAL MODALIDADE MASCULINO E FEMININO.

 

Atenção: as inscrições deverão serem encaminhadas conforme orientação da coordenação, lembrando que as vagas serão limitadas.

Contatos: 65 – 99942-5135 ou 981588489 – EDINHO REIS

                   65 – 99971-9040 - MAZINHO

                    65 - 99685-8739 - CENECIR

 

 

Venha participar da *2° Trilha Solidária Caminho do Parecis* *"Projeto Plantar e Florescer",* em Prol da *APAE de Nortelândia.* 🏃🏃🏽‍♀️💪🏼

Ainda não fez a sua inscrição?😃

Faça já a sua inscrição😉

Venha participar da *2° Trilha Solidária Caminho do Parecis* *"Projeto Plantar e Florescer",* em Prol da *APAE de Nortelândia.* 🏃🏃🏽‍♀️💪🏼

*1 kg de alimento não perecível (arroz, feijão ou óleo)*

*Dia 23/04*🌳⛰️

Faça sua inscrição através do link e participe!
*https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdvj1C0FeTrqVa6B35Wy2pE4UsvMPv5UDpHfuB-XAiAmybKsw/viewform?usp=sf_link*

*Obrigatório uso de máscara*

Teremos também Feira: 
*De Produtos da Agricultura Familiar🪴🌺🍞 e
*Um delicioso café da manhã 🍰☕🥛🍞🧀 a venda (por apenas R$15,00/pessoa).

*Não esqueça: roupa e tênis/botina confortável*

📍 Local: Chácara Recanto das Flores, Lote- 43. P.A. Rio Santana. Nortelândia - MT.

INFORMAÇÕES: (65)99954-3138


INSCRIÇÃO - 2ª Trilha Solidária Caminho do Parecis - "Projeto Plantar e Florescer". 23 de Abril de 2022 - Nortelândia - MT
As informações abaixo solicitadas, servirão para organização dos grupos de saídas da Caminhada e demais informações para posterior confirmação e orientação do participante.
Informações gerais e compra da refeição (café da manhã), telefone (65) 99954-3138.
Aproveite o Caminho do Parecis!
geraldoluciomt@gmail.com (não compartilhado) Alternar conta
NOME COMPLETO *
TRILHA SOLIDÁRIA Caminho do Parecis - "PROJETO PLANTAR E FLORESCER"
CPF *
MUNICÍPIO DE RESIDÊNCIA *
DATA DE NASCIMENTO
Exemplo: 07 de janeiro de 2000
TELEFONE PARA CONTATO *
WHATSAPP PARA CONTATO *
EM-MAIL PARA CONTATO
O café da manhã será vendido com compra antecipada. O cardápio é: bolos diversos, café, leite, chá, suco natural, pão, queijo e presunto fatiado. (Valor do café da manhã - R$15,00)
Marcar apenas uma opção.
Alguma informação adicional sobre doenças ou algum tipo de impedimento físico para realização para a realização da caminhada? utilize o espaço abaixo.
Enviar
Limpar formulário
Nunca envie senhas pelo Formulários Google.
Este conteúdo não foi criado nem aprovado pelo Google. Denunciar abuso - Termos de Serviço - Política de Privacidade

Excursão leva mulheres rurais Miradolenses para capacitação em Leverger


Mulheres das comunidades rurais de Mirassol D’ Oeste estiveram presente em palestra proferida por Luciana Balbino.

No dia 29 de março (29/03/22) ocorreu na cidade Mato-Grossense de Santo Antônio do Leverger uma capacitação por meio de uma palestra proferida por Luciane Balbino. O evento ocorreu no auditório do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) com a presença de mulheres de várias comunidades do município de Leverger e de Mirassol D’ Oeste.

A excursão foi uma organização da Empaer-MT, escritório de Mirassol D’ Oeste, Prefeitura municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do CRAS. Um ônibus com quarenta pessoas saiu logo cedo de Mirassol, destas, 36 eram mulheres.

A palestra tratou muito sobre a produção associada ao turismo, que poderia ser dito ser como produzir algo que o turista possa comprar, e isso inclui artesanato, gastronomia, passeios, apresentações, sensações, etc. Por conta de sua experiência pessoal na cidade de Chã de Jardim, uma comunidade com cerca de 600 habitantes, localizada no município de Areias, a 118 km de João Pessoa (PB), Luciana contou e apresentou em imagens como desenvolveu o modelo econômico com base na produção associada ao turismo, envolvendo, pequenos agricultores, artesãs e jovens da comunidade, começando com a realização de caminhadas em trilhas no Parque Estadual Pau Ferro, depois piqueniques, sessões de relaxamentos, vendas de produtos produzidos pela comunidade, até chegar no ponte de criação de uma associação turística. Todo o processo contou com a capacitação do SEBRAE, EMATER – PB e Prefeitura.

Por isso a palestra serviu como capacitação, apresentando os caminhos tomados pela comunidade para alcançarem o desenvolvimento, conseguindo fazer com que mulheres antes iletradas se tornassem mulheres de negócio, jovens empreendedores e toda uma comunidade engajada em pról da própria comunidade, numa sinergia e interdependência, apresentando um caso de sucesso de como o Turismo é benéfico ao ser planejado e participativo.

No caminho de volta para casa trouxemos na bagagem um pouco mais de conhecimento, gratidão pelos momentos passados e quem sabe dentre o grupo Miradolense que participou da palestra, surja uma nova história a ser contada futuramente. Torço para que ao menos duas ponham em prática algo e tenham o sonho concretizado.

Share this:


Almoço aos domingos no Recanto Compostela.

*Bom dia Inteirinho com Jesus Cristo !* Por mais que estejamos passando por adversidades, sejamos fortes e corajosos, e não desanimemos porque Deus estará conosco por onde andarmos!

Deus sempre nos dá novas chances e novos caminhos. 

Mas nem sempre estamos tão fortes para segui-los. 

Precisamos aprender a confiar no que Deus reservou para as nossas vidas, precisamos ter fé e coragem para viver tudo que foi destinado a cada um de nós e nunca esquecermos de que Ele sempre estará ao nosso lado. 

Precisamos acreditar, confiar e entregar nossos medos a Deus!

Pois só assim teremos a certeza que nada poderá impedir o agir de Deus em nossas vidas!

*Que tenhamos uma quinta-feira alegre,feliz e abençoada conforme a proteção,a excelência,a vontade  e o agir de Papai do Céu nas nossas vidas e das nossas famílias!*

30 de março de 2022

MT tem 15 regiões turísticas no Mapa do Turismo Brasileiro de 2022

 O programa do governo federal tem o objetivo de direcionar políticas públicas e priorizar recursos para potencializar o setor turístico

Viviane Moura | Sedec-MT

Quinze regiões turísticas mato-grossenses foram incluídas no Mapa do Turismo Brasileiro 2022, publicado pelo Ministério do Turismo, na segunda-feira (28.03). Neste ano, 80 municípios do Estado passaram a integrar o mapa. A atualização do instrumento visa nortear as políticas públicas para o setor, como a destinação de recursos do Ministério para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional.

O Mapa do Turismo concentra municípios brasileiros com vocação turística ou impactados pelo setor de viagens. A participação dos destinos no Mapa garante às regiões turísticas listadas prioridade no recebimento de recursos para o desenvolvimento do turismo em cada localidade.

- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)

- FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)

Em Mato Grosso houve o acréscimo de uma região ao Mapa neste ano. Em 2019 havia 14 regiões inscritas. Atualmente as regiões turísticas integradas ao sistema são: Região Pantanal Mato-grossense, Região das Nascentes, Região Domo de Araguainha, Região Amazônia Mato-Grossense, Região Metropolitana, Região Circuito das Águas, Região Portal da Amazônia, Região Portal do Agronegócio, Região Rota dos Ipês e das Águas, Região Vale do Cabaçal, Vale do Guaporé, Região Vale do Juruena, Região Vale do São Lourenço, Região Norte Araguaia e a Região Turística Roncador Xingu.

Em todo país, 2.542 municípios brasileiros, de 332 regiões turísticas, se cadastraram.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, agregar novas regiões ao sistema do Mapa é uma ação importante para fomentar o turismo do Estado.

“Temos incentivado os municípios a se integrarem ao Mapa do Turismo, informando as vantagens que terão ao participar desse instrumento nacional. A mais relevante delas é a preferência de recebimento de recursos que poderão ser injetados nos municípios para fortalecer o setor”, afirma.

A expansão das regiões inscritas no Mapa nacional é resultado de uma série de reuniões realizadas pela Secretaria Adjunta de Turismo junto às instâncias de governança das regionais do turismo (IGRs) e seus respectivos municípios, alega o secretário Jefferson Moreno.

“Nosso maior intuito era ampliar o número de regiões mato-grossenses no Mapa do Turismo Brasileiro, por isso nos dispusemos a ir até os municípios mostrar os benefícios de fazer parte da plataforma. Hoje, Mato Grosso é o primeiro estado do Centro-Oeste em número de regiões cadastradas, seguido por Goiás com 10 regiões inscritas. O Mato Grosso do Sul possui 8 e o Distrito Federal, apenas 1”, explica Moreno.

Cadastro em tempo real

A partir deste ano, conforme ato normativo do Ministério do Turismo, o Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro (SISMapa) permanecerá aberto para cadastramento dos municípios que desejam compor o Mapa ou atualizar informações. Até a edição anterior do Mapa havia um período determinado para a inclusão das informações no sistema, que era fechado após o prazo.

Para efetuar o cadastramento os municípios devem atender aos critérios determinados na Portaria MTur nº 41/2021. Dentre os requisitos estão a existência de um órgão responsável pelo setor do turismo, orçamento definido para investimentos e conselho municipal de turismo ativo.

 

COMENTE ESTA NOTÍCIA

*Na última terça-feira (29), o MTur lançou o curso “Would You Like”, voltado à capacitação de operadores do setor em noções de língua inglesa.


A qualificação, baseada no ensino de expressões básicas do idioma por meio de vídeos, permite que profissionais com baixa escolaridade aprimorem a comunicação junto a visitantes internacionais.*

*Desenvolvido pelo empresário Leonardo Leão, de Manaus (AM), presidente da Associação dos Operadores de Barcos de Turismo da Amazônia, e doado sem ônus, o método se destina a trabalhadores da linha de frente do atendimento a estrangeiros.* *O MTur já disponibiliza no YouTube vídeos de curta duração com as orientações, que também serão enviados ao mailing do Cadastur, o cadastro nacional de prestadores de serviços turísticos...*


https://m.panrotas.com.br/mercado/economia-e-politica/2022/03/mtur-lanca-curso-de-ingles-para-trabalhadores-do-turismo/188324

Encontro do Rio Cabaçal Rio Vermelho com o Rio Cabaçal em Lambari D' Oeste.

Participem da FESTA DA PITAYA

CONFIRAM AS FOTOS da visita na comunidade Morrinhos e Palestra da Luciana Balbino em Santo Antônio do Leverger

.

                                                          Ministrada por Luciana Balbino Souza, com patrocínio do Sebrae Mato Grosso 


No dia 29 de março de 2022, aconteceu a palestra o empreendedorismo que transforma pessoas. Case de Sucesso da Comunidade Chá de Jarim - Areia - Paraíba  com a Luciana Balbino.

O evento iniciou  às 15h e finalisou às 1730 hs, no  Auditório da Secretaria de Assistência Social  - Rua Barão de Melgaço, N° 1. Bairro Centro - Santo Antônio do Leverger - MT.

A Luciana conta toda a sua experiencia de vida se referindo a uma grande peleja,  mas que no final levou ela a ser  apontada em outubro/2021 pela revista Forbes Brasil como uma das 100 mulheres mais poderosas do agronegócio. 


A empresária Luciana Balbino é um dos exemplos de superação mais bem sucedido que se pode apresentar, adentrou ao ramo das palestras e fala de sua experiência Brasil afora.

Ela é da cidade de Areia, no brejo paraibano, dona do Restaurante Rural Vó Maria e para chegar onde está teve que enfrentar muitos preconceitos, inclusive seus próprios medos. Moradora da zona rural de Areia.

 Luciana se desafiou a ganhar o mundo contando a sua história, fazendo palestras esta patrocinada pelo SEBRAE.

Enquanto empresária o grande desafio foi mostrar a uma comunidade inteira que aquele negócio podia dar certo, num local que ninguém acreditava. E hoje é um exemplo de empreendimento de sucesso.

“Nós mulheres temos uma sensibilidade, uma garra que a gente consegue tudo o que quisermos, precisa só que a gente acredite em nós mesmas, faça sempre o que for certo com muita honestidade e com tudo muito bem pensado tentando encantar as pessoas. Porque é no encantamento que você acaba tendo sucesso.”, afirma Luciana Balbino.