25 de novembro de 2022

Turismo Rural- MT - Técnicos da EMPAER Central visitam a Comunidade Campo Alegre de Baixo em Livramento - Confiram !

 

Mariano Batista Ciro Moraes  e Geraldo Lúcio 

Os Agentes  Técnicos da COATER - EMPAER Central, Geraldo Donizeti Lúcio e Mariano Batista estiveram no dia 25 de novembro de  2022 (sexta-feira) realizando visita técnica de trabalho no Município de Nossa Senhora do Livramento, na Comunidade Campo Alegre de Baixo.  Chegando ao município foram até a Secretaria Municipal de Turismo onde tiveram uma reunião com o Secretário José Eugênio que falou de todos os projetos que vem sendo realizados no município contemplando os Agricultores Familiar, no incentivo à produção primária e na agregação de valores, falou das agroindústrias de derivados de cana-de -açúcar, de leite e de frutíferas e também da Feira É de Livramento e outras iniciativas como o Turismo Rural e q Produção Associada ao Turismo. Citou as iniciativas de roteiros como o dos Quilombolas da Mata Cavalo e do Roteiro Histórico e Cultural da sede do município. 

Geraldo José Eugênio e Mariano 

Após a reunião com o José Eugênio, Geraldo e Mariano foram visitar a Unidade de Produção de Derivados de Leite e de Canas-de-Açúcar “Doces Campo Alegre” na Comunidade Campo Alegre de Baixo do Agricultor Familiar Sr. Ciro Ernesto de Moraes com o intuito de sugerir ao mesmo a formatação,  estruturação e qualificação  da Unidade como um Produto Turístico e colocar no Roteiro de Visitação de Turismo Rural com Produção Associada ao Turismo  do município e do estado.

Ciro Moraes 

O Ciro atualmente tem 63 anos de idade e herdou esta habilidade de fabricar doces de seu pai, eles então nesta atividade a mais de 50 anos  comenta, mas nos últimos 20 anos ele foi se aperfeiçoando e pegando mais conhecimento do mercado.


Ciro fala com muita emoção das ajudas que teve para chegar ao patamar que está hoje e cita a EMPAER, SEAF ,  o SENAR, o SEBRAE, a SEDTUR, do IFMT e fala muito bem do apoio que a prefeitura municipal de Livramento tem dado para desde então.

Ciro Moraes

Na visita Técnica os  Técnicos Geraldo e Mariano ficaram surpresos com a estrutura encontrada na propriedade, o Mariano que também é Livramentense, pode lembrar os 15 anos que atuou naquele município inclusive atendendo a familiar do Ciro.


 fábrica  Doces Campo Alegre atualmente é muito organizada com Selo de SIM , Selo de Sustentabilidade Tesouro Verde e com uma diversidade de produtos derivados do Leite e da Cana-de-Açúcar.



A fábrica do Ciro tem a gestão e o funcionamento familiar, são 11 pessoas que trabalham sendo filhos, genros, noras e demais parentes, além da geração de emprego e renda com postos de trabalho ele compra a matéria prima que não consegue produzir com os agricultores de sua comunidade.


Na sua propriedade ele produz parte da matéria prima dos doces: cana, abóbora, mamão, banana, mas compra muita produção na região inclusive o leite. Andando na propriedade pudemos ver que ele cria peixes, suínos, aves, tem hortaliças que segundo ele usa para subsistência e acaba comercializando o excedente, comenta Geraldo.


O crescimento do Ciro em sua indústria se deu no momento em que ele começou a participar das Feiras e Eventos, daí ele lembra com emoção das Festas do PANTANAL, Festival de Inverno de Chapada, Feira Agropecuária de Cuiabá e outros, nestes eventos ele conseguia comercializar e dar visibilidade ao seu produto, comunidade e município.


Lembrou do primeiro veículo (Pampa) usado que adquiriu para transporte de seus produtos, e que no início tudo foi muito difícil, hoje graças a Deus e a muitos amigos, órgãos, entidades e aos seus clientes se sente um agricultor e empreendedor realizado, mas que ainda sonha em expandir mais seus negócios pensando nos seus sucessores familiar, assim como ele foi com o seu pai.


A Comunidade tem a Casa da Memória da Rapadura, tem outras unidades  de beneficiamento de doces e queijos, na visita Geraldo e Mariano finalizaram deixando um desafio para que o Ciro ganhe dinheiro também com os turistas da porteira para dentro, basta para isto dar um toque de receptivo turístico na sua unidade de produção e no entorno agregando serviços e pequenas infraestrutura turística com equipamentos mínimos, já que o produto principal já está pronto que é a Fábrica de Doces (Doces Campo Alegre) e a Casa da Memória da Rapadura.


Se depender da EMPAER e Prefeitura, creio que logo teremos este produto formatado finaliza Geraldo muito empolgado com o que viu nesta visita técnica. 


GALERIA DE FOTOS


Ciro da Festa do PANTANAL 

Ciro da Festa do PANTANAL

Filha do Ciro da Festa do PANTANAL

Filha do Ciro na Festa do PANTANAL 


Os onze funcionários do Ciro




































Nenhum comentário:

Postar um comentário