7 de junho de 2022

Ministério do Turismo participa da Feira Internacional de Turismo do Pantanal

06.06.2022_mATÉRIA_fit_pantanal.png

Evento reuniu principais lideranças do setor. Crédito: Gustavo Ourique/Fecomércio-MT

OMinistério do Turismo participou nesta segunda-feira (06.06) da Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT Pantanal 2022), em Cuiabá (MT). Organizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT), o encontro discutiu, entre outros assuntos, alternativas para fortalecer o turismo na região. O estado possui um dos mais diversificados e importantes biomas do mundo, além de ações práticas a serem adotadas para a sua conservação.

Representando o ministro, Carlos Brito, o assessor especial do Ministério do Turismo, Mauro Fialho, destacou a capacidade do estado para a atração de mais turistas para a região. “O estado tem um grande potencial, mas tem que saber explorar. Temos três biomas aqui com uma grande capacidade para geração de emprego e renda, se bem utilizado”. Fialho destacou ainda a importância do evento para o desenvolvimento do setor. “Esse momento serve para discutirmos políticas e aprimorá-las”, finalizou.

Ainda durante o seu discurso, o representando do Ministério do Turismo destacou as ações do governo federal para o desenvolvimento turístico do pantanal mato-grossense. “Sob a política do presidente Jair Bolsonaro, temos promovido o turismo de natureza no país, através de programas como o RedeTrilhas, que busca estimular o turismo em áreas naturais, gerar emprego e renda nas comunidades envolvidas e promover a conservação da biodiversidade. Também temos investido em infraestrutura, destinando vários recursos para isso”, concluiu.

Além da RedeTrilhas e da destinação de recursos para obras de infraestrutura, o Ministério do Turismo tem desenvolvido uma série de ações com foco na promoção e no incentivo à sustentabilidade e ao turismo responsável. Entre elas, está o estímulo ao desenvolvimento de produtos turísticos de geoparques, a realização de campanha sobre o turismo de natureza e o desenvolvimento de estudos de viabilidade para a concessão de parques nacionais à iniciativa privada. Ações estas que, além da conservação dos recursos naturais, buscam preservar a cultura e a integridade das comunidades visitadas.

A FEIRA - A FIT Pantanal 2022 é promovida em parceria com a Associação da Região Turística Metropolitana Cuiabá Várzea Grande (Astur-MT) e será organizada pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Mato Grosso (SHRBS-MT) e parceiros. O evento acontece depois de um período de quase 4 anos, quando foi promovido pela última vez em 2018, na Abav – Expo Internacional de Turismo, considerada uma das mais importantes feiras de turismo no Brasil, realizada em São Paulo.

Por Victor Maciel
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Viagens e Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário