1 de junho de 2025

Integração entre gado e teca impulsiona lucro e sustentabilidade

 


Integração entre gado e teca impulsiona lucro e sustentabilidade


Sistema da Embrapa une pecuária e cultivo de teca em Mato Grosso, elevando ganhos e reduzindo impactos ambientais.

Embrapa Agrossilvipastoril lançou, em Mato Grosso, o Sistema Bacaeri Boiteca, que combina a pecuária de corte com o cultivo de teca, uma madeira nobre de alto valor. A proposta, segundo o pesquisador Maurel Behling, busca aproveitar o potencial das duas atividades para gerar renda, sustentabilidade ambiental e bem-estar animal. A novidade já começa a atrair a atenção de pecuaristas que desejam diversificar e valorizar suas áreas produtivas.

A lógica é simples e eficiente: usar áreas de pasto para plantar teca, sem abandonar a criação de gado. A árvore, além de ter rápido crescimento e alto valor agregado, oferece sombra e conforto térmico para os animais, melhora o desempenho reprodutivo e intensifica o ciclo de nutrientes do solo. “Estamos falando de um modelo que melhora a produtividade animal, a qualidade do solo e ainda estoca carbono, contribuindo com a mitigação das emissões de gases de efeito estufa”, destaca Maurel.


Sustentabilidade e conforto térmico para o rebanho

A teca não apenas oferece uma nova fonte de renda com a venda da madeira, mas também melhora a ambiência da pastagem. Em regiões quentes, como o Mato Grosso, a sombra contribui para o bem-estar dos bovinos, otimizando o ganho de peso e os índices produtivos da pecuária.

Mas o sucesso depende de um bom manejo das árvores. A teca exige podas frequentes, feitas quase todos os anos, o que, segundo o pesquisador, beneficia a entrada de luz e mantém a produtividade da pastagem semelhante à de uma área a pleno sol. Essa prática também garante que a madeira seja de qualidade superior, com mais valor no mercado.

Outra vantagem é o estoque de carbono. A madeira de teca possui um ciclo de vida longo, podendo reter carbono por até 20 anos, com potencial de seguir estocado mesmo após o corte, caso a madeira seja usada em móveis ou construções.


Teca como alternativa de diversificação com alto valor agregado

Com cerca de 80% da área plantada de teca no Brasil, Mato Grosso lidera essa atividade florestal. Porém, com a valorização da terra, a expansão do cultivo passou a exigir alternativas. O Sistema Bacaeri Boiteca surge então como uma solução viável: utilizar áreas de pecuária já consolidadas para expandir a silvicultura, sem substituir a atividade principal

Nenhum comentário:

Postar um comentário