Procurando o que fazer na Chapada dos Guimarães? Então você chegou ao lugar certo! Separamos aqui as principais dicas de lugares para você visitar nesse incrível e místico destino localizado no estado do Mato Grosso. Com paisagens cheias de área verde que em vários momentos parecem quadros, prepare-se para uma viagem cheia de montanhas, paredões, nascentes, bichinhos e muita natureza.
Chapada dos Guimarães – MT
A Chapada dos Guimarães é um dos destinos de ecoturismo preferidos da galera. Este lugar encantador atrai viajantes do Brasil inteiro com suas exuberantes montanhas e uma beleza exótica repleta de natureza.
A região é famosa pelas paisagens montanhosas naturais e pertence ao Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. Está repleta de nascentes, cachoeiras, cânions, paredões e muito mais. A experiência ainda permite contemplar várias espécies da flora e da fauna do cerrado.
1. Complexo da Salgadeira
Nossa viagem começou visitando o Complexo da Salgadeira, que é formado por cachoeiras, trilhas e mirantes. Para chegar, a estrada é bem tranquila e com vistas incríveis pelo caminho.
Logo na entrada uma queda d’agua menorzinha convida os turistas para um banho refrescante nos 37 graus do Mato Grosso.
Seguindo há o acesso para conhecer a Salgadeira, cachoeira que dá nome ao complexo e a principal por aqui.
Com seus 16 metros de altura, a queda d’água forma uma piscina natural bem gostosa para relaxar rodeada de área verde.
O local tem bastante natureza e conta ainda com banheiros, chuveiros, lojinhas, sorvetes, lanchonetes, e uma estrutura legal para quem vai tomar banho de cachoeira.
2. Cachoeira Véu de Noiva
Ainda sobre cachoeiras, um dos grandes cartões postais da Chapada dos Guimarães é a cachoeira Véu de Noiva. Para chegar, uma pequena trilha de pouco mais de 600 metros nos espera em um caminho de terra vermelha do cerrado. O contato com a natureza é impressionante.
Ao final, lá está ela. A cachoeira Véu de Noiva é apenas para contemplação, não sendo permitido nadar. Seus 86 metros a colocam como uma das mais bonitas do Brasil.
E não é para menos… Dá para garantir fotos muito bonitas.
3. Aquário Encantado
O Aquário Encantado é o paraíso dos peixinhos na cidade de Nobres, na região da Chapada. É um complexo onde dá para flutuar com snorkel e contemplar várias espécies nadando com você.
Para fazer o passeio, é necessário colocar a sapatilha aquática, o colete e snorkel.
Seguimos em um trator para o início da mini trilha, bem tranquila.
Mata adentro, avistamos alguns bichinhos pelo caminho, como esse macaquinho.
Aqui a gente começa a entender o porquê do nome Aquário Encantado.
A temperatura da água tava uma delícia, então já fui logo colocando o rosto na água com o snorkel. Não acreditei quando vi esse monte de peixinhos aqui comigo. Muito lindo esse presente da natureza!
Aqui a gente pode ficar meia hora flutuando, e o colete não deixa afundar, então não precisa ter medo. Vale demais o passeio!
4. Rio Salobra
Depois da aventura, seguimos mais um pouco mata adentro para uma segunda flutuação no mesmo terreno.
Aqui nadamos no Rio Salobra. São 700 metros em que a correnteza vai nos levando em meio a uma paisagem de vários tipos de peixes como Dourado.
5. Lagoa das Araras
A Lagoa das Araras é um lugar perfeito para desfrutar de muita paz em harmonia com a natureza. Como o nome diz, o local abriga várias araras, hoje em dia cada vez mais raras devido à extinção.
Você pode ficar nos decks e contemplar a natureza observando e ouvindo o som dos pássaros. E, claro, o por do sol. Por isso esse passeio é recomendado no final do dia.
6. Lago do Manso
O Lago do Manso entrou em operação em 2001 com o represamento dos rios Manso e da Casca. Ele, que é artificial, possui 470 quilômetros quadrados, ajudando na geração de energia elétrica de usina.
Para efeitos de comparação, ele tem dez vezes a extensão do Lago Paranoá em Brasília e consegue ser maior do que a baía de Guanabara.
Apesar disto, o local é usado para banho e prática de esportes náuticos e é visita obrigatória para quem vai à Chapada dos Guimarães.
Nós fizemos um super passeio de lancha para explorar um pouco do lago, que tem uma parte que fica dentro do Malai Manso, o maior resort all inclusive do centro-oeste.
O resort está na beira do lago, portanto é um diferencial de se hospedar nele. A paisagem é impressionante e a localização privilegiada.
A lancha sai do píer do próprio hotel e a estrutura é muito bonita.
Pelo caminho paisagens de tirar o fôlego. É tanto cenário lindo que a gente fica até sem saber pra onde olhar.
Durante o passeio deu para ver o Morro no Navio. Você consegue adivinhar o porquê deste nome? Observe abaixo o formato de navio do lado esquerdo!
No lago dá também pra fazer esportes náuticos como stand up paddle ou caiaque.
Eu fiz um rolezinho de caiaque e adorei remar no lago do manso. O vento batendo no rosto e a calmaria misturada com o som dos pássaros tornam a atividade ainda mais agradável.
7. Restaurante Morro dos Ventos
Uma dica muito bacana é tirar um dos dias para almoçar no Restaurante Morro dos Ventos. Ele recebe muitos turistas com uma vista incrível da Chapada dos Guimarães!
A comida é muito gostosa e a vista torna o ambiente ainda mais especial. Tem até um mirante para tirar fotos.
Um dos pratos típicos do Mato Grosso é o arroz Maria Isabel, preparado com carne seca, cebola, tomate, cebolinha e especiarias. E claro que fui nele. Estava sensacional!
8. Como chegar à Chapada dos Guimarães – MT
Chegar à Chapada é bem tranquilo. Inclusive, ela é a chapada mais próxima de uma capital, a cerca de 1h30 de carro a partir de Cuiabá, o que facilita o acesso.
Há voos para a capital mato-grossense a partir de várias capitais brasileiras com a Azul, Gol e Latam, sendo alguns voos diretos e outros tendo a necessidade de fazer conexão.
A partir do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, o voo para Cuiabá dura cerca de duas horas.
9. Passeios na Chapada dos Guimarães – MT
Todos os nossos passeios e transfers fizemos com a Confiança Turismo e a Companhia da Aventura, que são agências que resolvem tudo para quem está na Chapada.
Recomendo muito o serviço prestado, pois achei tudo sempre pontual e um atendimento de primeira não só pessoalmente como no WhatsApp, sempre ágeis e eficientes.
Você também pode contratar a agência de sua preferência na viagem ou realizar alguns passeios por conta própria. Porém, para muitos deles você só poderá entrar com um guia, portanto se atente a isso na hora de montar o seu roteiro.
10. Hotéis na Chapada dos Guimarães
Durante a nossa viagem nós ficamos no Malai Manso Resort, que oferece uma estrutura impecável para a estadia.
Se a sua intenção é economizar na hospedagem, a região também conta com outras boas opções mais simples. Confira todas as opções de hotéis na Chapada dos Guimarães!
E você, o que achou das dicas? Tem outros lugares legais na Chapada dos Guimarães para recomendar? Comente abaixo e participe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário