22 de setembro de 2023

FEAFTUR gera parceria informal com empresa goiana de beneficiamento de Baru

Edson Cunha entregando equipamento do primeiro lote de quebrador de baru na aldeia Bakairi.

A Empresa Flora do Cerrado de Jussara - GO do representada pelo Empresário Edson  Cunha é o instituto Flora Nativa de Mato Grosso representado pelo Carlos Vladimir, tem participado de várias edições da FEIRAS DA AGRICULTURA FAMILIAR E TURISMO RURAL -,FEAFTUR e dos FÓRUNS DAS CADEIAS PRODUTIVAS DA AGRICULTURA FAMILIAR E TURISMO RURAL.


Estas participações tem gerado ações de parcerias informais entre a EMPRESA, SEAF e EMPAER, onde vários catadores de Baru de Mato Grosso tem sido demandados comercializarem as castanhas junto os parceiros citados.


As Aldeias Indígenas tem sido o foco desta parceira, nesta semana vários equipamentos foram entregues  nesta Sexta feira pelo proprietário da Empresa Édson Cunha a entrega do primeiro lote foi na aldeia Bakairi como combinado anteriormente com eles.


Segundo Édson está sendo  uma possibilidade  de valorização da introdução da cultura da coleta e plantio por eles, está ação ele reafirma que tem sido frutos de sua participação em várias FEAFTUR.


A castanha do baru ou cumbaru, tem sido beneficiada, empacotada  e exportado pela empresa genuinamente jussarense, a Flora do Cerrado – Produtos Naturais, que está localizada no município de Jussara em Goias.


A Empresa Flora do Cerrado, foi criada em 2010, tem o registro da marca Baru e atende o mercado brasileiro, mas cerca de 90% da sua produção destina-se ao mercado internacional com exportação do produto a granel ou empacotado.


A Flora do Cerrado – Produtos Naturais desenvolve pesquisas, e desenvolve produtos nas linhas de alimentação, e de cosméticos, tudo à base do Baru.


O baru tem mais nutrientes que o amendoim e a maioria das nozes. Quase 30% de seu peso é composto por proteína. Também é rico em vitamina C, ferro, polifenóis, flavonoides e antocianinas e por isso está sendo apresentado como um alimento funcional.


Todo o fruto pode ser aproveitado. 


A polpa contém carboidratos, lipídeos, proteína, fibra e cinzas e pode ser adicionada em receitas de pães e bolos para aumentar a qualidade nutricional. 


A parte mais interna do fruto (endocarpo) pode ser usada como carvão com alto valor calorífico



Máquinas de quebrar Baru a serem entregues em aldeia indígena Bakairi  de Mato Grosso.



Carlos Vladimir, Édson Cunha e Cloves Cardoso Secretário Adjunto da SEAF



FOTOS NA FEAFTUR NA EXPOLESTE EM BARRA DO GARÇAS 















FOTOS NO FÓRUM DAS CADEIAS PRODUTIVAS DA AGRICULTURA FAMILIAR E TURISMO RURAL 































Nenhum comentário:

Postar um comentário