DESCRITIVO
A implantação de um projeto com produtos e atividades de turismo rural, parte do proposto que será efetuada em conformidade com as Diretrizes Técnicas de Turismo Rural no Brasil, que visa sobretudo qualificar os atores com conhecimentos inerentes ao turismo, meio ambiente, agroindústria, artesanato, agricultura familiar, turismo, segurança alimentar, Segurança, esportes, formatação e estruturação de produtos de turismo rural.
Realizar a escolha do local, formatação e estruturação produtos de turismo rural, em conformidade com as Diretrizes Técnicas de Turismo Rural no Brasil.
Este trabalho deverá ser paralelo às questões técnicas e operacionais.
Realizar um trabalho de capacitação, sensibilização e mobilização intensa para que todos entendam e participem.
Esta capacitação deverá envolver os gestores públicos, o agricultor familiar e a sua inserção no processo.
Deve-se elaborar uma campanha de mobilização para incentivar a participação, bem como o consumo dos produtos da agricultura familiar, (Produção Associada ao Turismo).
Realizar um arranjo institucional, a partir do referido arranjo propiciar a participação de todos os envolvidos, devem ser identificados os principais setores, segmentos e atores direta e indiretamente envolvidos com a atividade turística no meio rural em cada território, para a consolidação de grupos representativos que encontrem nestas Diretrizes o direcionamento para ações.
Assim, a construção dos arranjos pressupõe uma compreensão da atividade de Turismo Rural como uma forma de promoção do desenvolvimento sustentável, tendo como principal estratégia a constituição de redes de parceiros em diferentes níveis e núcleos de atuação, que garantam a fluência permanente de informações e o planejamento integrando cada órgão e entidade governamental ou não governamental e trabalhar permeando as referidas Diretrizes para o Desenvolvimento do Turismo Rural.
OBJETIVO
Realizar a Formatação e Estruturação de Produtos de Turismo Rural, permeando as Cadeias de Valores existentes em cada localidade e micro - região envolvida, fortalecendo e potencializando as cadeias do processo produtivo, sobretudo nos seus elos do meio para o fim de cada cadeia.
ESTRATÉGIAS
UTILIZAR COMO NORTEADOR AS DIRETRIZES PARA FORMATAÇÃO DE PRODUTOS NO TURISMO RURAL
FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO CONTINUADA
Potencializar os valores e as capacidades da agricultura familiar visando à autoestima da família rural e apropriação da geração da renda pelo aumento da qualidade dos produtos e serviços do Turismo Rural na Agricultura Familiar.
INFRA-ESTRUTURA
Adequação e implantação de infraestrutura básica e turística destinada à atividade de turismo rural na agricultura familiar, de modo sustentável e integrado em relação às diferenças sociais, culturais, ambientais e territoriais.
LEGISLAÇÃO
Consolidação de leis (identificar, estabelecer, adequar, criar) e regulamentos técnicos que viabilizem o desenvolvimento das atividades de turismo rural na agricultura familiar.
MERCADO
Criação de ambiente favorável no mercado e no ambiente institucional para a inserção dos produtos e serviços da agricultura familiar no mercado turístico.
GESTÃO
Prática de um modelo de gestão que priorize a articulação, a participação e a solidariedade no Turismo Rural na Agricultura Familiar.
DIVERSIFICAÇÃO DA OFERTA TURÍSTICA
Incentivar a criação de novos produtos e serviços turísticos no meio rural.
GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA
Promover o turismo rural como uma fonte de renda adicional para as comunidades rurais.
VALORIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS REGIONAIS
Respeitar e promover a diversidade cultural e natural das diferentes regiões do Brasil.
CONSERVAÇÃO AMBIENTAL
Incentivar práticas sustentáveis que preservem o meio ambiente.
QUALIDADE DOS PRODUTOS TURÍSTICOS
Garantir que os produtos e serviços oferecidos sejam de alta qualidade.
INTERIORIZAÇÃO DO TURISMO
Promover o turismo em áreas rurais, afastadas dos grandes centros urbanos.
ARTICULAÇÃO INTERINSTITUCIONAL
Fomentar a cooperação entre diferentes setores e instituições para o desenvolvimento do turismo rural.
Essas diretrizes visam não apenas atrair turistas, mas também melhorar a qualidade de vida das comunidades rurais e preservar o patrimônio cultural e natural do Brasil.
CAPACITAÇÃO
Esta atividade deve ser realizada com muito profissionalismo e segurança, neste caso será necessário a capacitação de técnicos, dos atores locais para atender com embasamento teórico e prático as demandas dos clientes (agricultor), dando – lhes as orientações necessárias para a formatação e estruturação de Produtos de Turismo Rural na Agricultura Familiar.
A atividade do Turismo Rural na Agricultura Familiar, será mais uma atividade alternativa econômica, social com geração de emprego e renda.
Para que um projeto como este aconteça em todas as regiões do Estado de Mato Grosso promovidas pela SEAF,
EMPAER e demais parceiros com a gestão dos agricultores familiar, necessita – se de apoio de profissionais e dos atores locais devidamente capacitados.
ONDE REALIZAR
As unidades produtivas do agricultor rural, os assentamentos e comunidades tradicionais são ótimos cenário para a realização da |Formatação e Estruturação de Produtos de Turismo Rural na Agricultura Familiar, aliados ao uso e ocupação e a composição de recursos naturais e recursos produtivos.
No que se refere à oferta serão atrativos impares em cada região do estado, os agricultores familiares poderão oferecer café da manhã, refeições e realizar exposição e vendas de produtos transformados, de origem animal (queijo, requeijão, manteiga, doces de leite, embutidos, etc.) e de origem vegetal (doces, conservas, pães), artesanato e manifestações culturais oferecido aos visitantes, com atratividades de visualização e vivências para se conhecer o processo de produção.
Pode-se enquadrar a comercialização de artesanato originada de produtos e elementos naturais locais. É imprescindível a identificação desses produtos com a cultura local, com os elementos da terra, com as características históricas.
Texto: Geraldo Donizeti Lúcio
Especialista em Turismo Rural
Nenhum comentário:
Postar um comentário