Rosana Persona | Empaer
Durante a oficina foi utilizado 160 litros de leite. - Foto por: Extensionista | Empaer
A | A
Agricultoras familiares da Comunidade Buritizal, do Assentamento Jaraguá, localizado no município de Água Boa (730 km a Leste de Cuiabá), participaram da oficina de processamento artesanal do leite entre os dias 24 a 26 de setembro. O evento foi uma solicitação das mulheres feirantes e que também comercializam seus produtos em domicílio. A Oficina foi ministrada pela extensionista social da Empaer, Tânia Michiko Vieira, que abordou boas práticas, conservação dos produtos, rotulagem, composição nutricional dos alimentos e outros.
O objetivo foi capacitar as agricultoras familiares no aproveitamento artesanal do leite e na fabricação de queijo tipo mussarela, minas frescal, meia cura, requeijão tipo mineiro, doce de leite pastoso, doce de leite de corte, iogurte, requeijão cremoso e aproveitamento do soro dos queijos na confecção dos sub produtos como o todinho e a ricota.
Durante a oficina, a médica veterinária da Empaer, Jaqueline Possamai, orientou as participantes sobre a importância em adotar as boas práticas, tais como higiene das instalações e do animal, dos equipamentos e do ordenhador, utilização do pré-dipping e pós-dipping e correto armazenamento do leite cru. Ela destaca que seguindo estes procedimentos, o leite vai manter a qualidade e características desejáveis para a confecção dos produtos e subprodutos.
Os produtores rurais Carlos Calisto, Marcos da Cunha Miranda e João Carlos Ruiz repassaram 160 litros de leite para a realização da oficina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário