31 de janeiro de 2018

UMA VEZ LEÃO, SEMPRE LEÃO !!!






Quem não tem marca alguma em sua vida, é sinal que desistiu em sua primeira Batalha.

As marcas que carrego comigo, são os sinais das minhas muitas batalhas as quais travei no solo do aprendizado.

Cada uma tem sua história, cada marca uma cicatriz e a cada cicatriz a cura e a experiência. 
Por isso, nunca devemos subestimar um Leão...

Ele pode estar cansado, velho em "frangalhos"..mais ainda continua sendo um Leão, e seu poder natural de reação pode ser surpreendente !!
Um Leão jamais fugira da sua luta.







CurtirMostrar mais reaçõesComentar

Vejam que interessante , a jornada de nossos antepassados, para enfim nós recebermos a vida de nossos país. Pense muito nisto. Certo ?

Inscrição para o Encontro de Governo Aberto em Alta Floresta, Clima e Agricultura de Mato Grosso.

Governo Aberto é um conceito baseado na promoção de projetos e ações voltados ao aumento da transparência e da prestação de contas dos governos à sociedade, ao incentivo à participação social e ao desenvolvimento de novas tecnologias e inovações.

Desde de 2011, o Brasil participa da iniciativa internacional chamada Parceria para Governo Aberto (OGP), que busca difundir e disseminar práticas governamentais de acesso à informação, transparência e participação. A nível estadual e municipal a discussão é mais incipiente, mas com grande potencial de promoção de novas práticas.

O Encontro sobre Governo Aberto em Clima, Floresta e Agricultura de Mato Grosso, que ocorrerá no dia 27 de fevereiro, visa criar um espaço de discussão sobre esse conceito, aplicado as questões socioambientais, principalmente sobre temas florestais, climáticos e de agricultura.

Assim, o Encontro conta com os seguintes objetivos:

•Disseminar o conceito de Governo Aberto para instituições públicas e privadas que atuam em temas socioambientais no estado;

•Debater os avanços e os desafios da promoção da transparência e do acesso à informação e da participação social em Mato Grosso, com foco na área ambiental;

•Apresentar e debater iniciativas, práticas e políticas de governo aberto voltadas à clima, floresta e agricultura.

Contamos com a sua presença!

*Obrigatório

Endereço de e-mail *

Seu e-mail

Qual seu nome? *

Sua resposta

Em qual instituição trabalha? *

Sua resposta

ENVIAR

Nunca envie senhas pelo Formulários Google

Sobre as Multas de trânsito em Cuiabá


A partir de amanhã dia 01.02.2018 começará multar por vídeo monitoramento (lá da central eles monitoram todos os percursos) os veículos que trafegarem na faixa exclusiva de ônibus em Cuiabá.

A pancada é doída, quase R$ 300,00 + 07 pontos na carteira, portanto é  bim ficar espertos nos seguintes trechos:

Av. do CPA, Prainha,
Getúlio Vargas,
Generoso Ponce
Izaac Póvoas...ok!!!

Lembrando que quando a faixa estiver tracejada podemos trafegar, na continua seremos multados.

Em consulta aos  supervisores do SEMOB, eles  não confirmam  essa informação.

Porém já deveríamos habituar não trafegar nessa faixa, para evitar problemas futuros.


Na Orla do Porto em Cuiabá. Mini Fazendinha da Orla.

NOTÍCIAS DO FIPE 2018 - FESTIVAL INTERNACIONAL DE PESCA ESPORTIVA DE CÁCERES 2018


FIPE 2018 SERÁ LANÇADO EM ABRIL E SECRETÁRIO AFIRMA QUE A INTENÇÃO É ATRAIR PESCADORES DE TODAS AS REGIÕES DO BRASIL

Ainda de acordo com o secretário, o importante é que haja o resgate do festival, e de suas principais atrações que são os torneios de pesca, como a de canoa e a motorizada.

Segundo o planejamento do Secretário de Indústria, Comércio, Meio Ambiente e Turismo (SICMATUR) de Cáceres, Junior Cesar Trindade, a 37ª edição do Festival Internacional de Pesca Esportiva deverá ser lançado oficialmente no mês de abril, porém ainda sem data prevista.

O maior evento de Cáceres e região vai acontecer de 06 a 10 de junho, e que a licitação da empresa que explorará os serviços de shows do evento acontecerá nos próximos 45 dias.

“Minha maior preocupação é com os torneios de pescas, e com as premiações do evento. A intenção é atrair novamente os competidores de todas as regiões do Brasil, como era antes, e para que isso ocorra os prêmios devem ser o principal atrativo”, afirmou Junior Trindade.

Ainda de acordo com o secretário, o importante é que haja o resgate do festival, e de suas principais atrações que são os torneios de pesca, como a de canoa e a motorizada.

“Este ano inovaremos, com a pescaria para Portador de Necessidades Especiais (PNE), e continuaremos com as provas de pescaria nas categorias infantil, adultos e os nosso idosos”, destacou.

Em 2017 Cáceres recebeu o título de Capital Nacional da Pesca esportiva, título conferido pelo RankBrasil.

A equipe da Secretaria de Indústria, Comércio, Meio Ambiente e Turismo (SICMATUR) de Cáceres (Sicmatur), já esteve em diversos eventos no ano passado pelo país divulgando o Fipe 2018, no intuito de fortalecer a marca do maior evento da região sudoeste.

Por: JONER CAMPOS | CÁCERES NOTÍCIAS

Projeto Rota do Peixe é tema de reunião do CIDESA em Nova Lacerda.


No dia 24 de Janeiro, mais uma reunião do Consórcio Intermunicipal Econômico Social e Ambiental do Vale do Guaporé (CIDESA) foi realizada, com a presença do presidente e prefeito de Nova Lacerda, Uilson José da Silva juntamente com sua equipe de servidores do setor de agricultura dos municípios consorciados.

Carlos Pereira Maia, diretor executivo do CIDESA iniciou a reunião explanando sobre projeto ‘Rota do Peixe’ nessa região. Participam seis municípios, sendo eles: Campos de Júlio, Comodoro, Conquista D’Oeste, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade.

Foi explanado sobre o projeto ‘Rota do Peixe’ que está dividido em três fases:

1) Implantação: adquirir veículo, contratação de uma empresa especializada e a implantação dos tanques escavados. Serão elaborados 30 projetos sendo eles distribuídos em 5 por município. Cada município deverá observar a aptidão para as áreas desses projetos.

2) Aquisição de 2 Retroescavadeiras: nessa fase, consta prancha para carregar as retroescavadeiras e os caminhões frigoríficos para escoamento do produto.

3) Entreposto de Pescado: construção do entreposto que antes da elaboração do projeto, no colegiado dos prefeitos foi definido tal construção na cidade de Vila Bela.

No entanto ficam definidos os seguintes pontos: Realizar o levantamento dos piscicultores dos municípios para a criação de um bando de dados que será encaminhado ao INDEA; buscar apoio diferenciado das instituições financeiras, para os piscicultores; criar leis municipais de incentivo à piscicultura, que fica como tema de debate na próxima reunião, onde será padronizada entre os municípios do consórcio de forma a incluir a questão de desenvolver a atividade através do Consórcio Intermunicipal.

Por: Alex Munhoz / Assessoria.

Expedição Vila Bela da Santissima

Vôos ASTA de Campo Novo dos Parecis à Cuiabá.

AGORA CAMPO NOVO DO PARECIS tem VOO diário para CUIABÁ!!!!☀☀

E é claro que a CNP Turismo é agente autorizado ASTA empresa responsável pelo transporte!!!🛩🛩🛫🛫🛫

Então querendo ir para Capital entre em contato com a CNP e facilite a sua compra!!🤑🤑🤑

#CNPTurismo #Asta #PassagemAerea #CompraPassagem #PassagemParaCuiabá #AgenteAutorizado #CampoNovoDoParecis #Cuiabá #MT

Governo incentiva o turismo rural na agricultura familiar

Henrique Pimenta | Seaf-MT 

Piscicultura na região norte - Foto por: Henrique Pimenta

A | A

Sancionada pelo Governo de Mato Grosso, a lei 10.612/17 especifica as atividades que podem ser definidas como "Turismo Rural na Agricultura Familiar - Traf". De autoria do deputado estadual Eduardo Botelho, o objetivo da iniciativa é fomentar o trabalho dos pequenos produtores e das famílias rurais, aumentando o consumo dos produtos turísticos e inserí-los no mercado internacional.

O trabalho será realizado da Secretaria de Agricultura Familiar (Seaf) em parceria com a adjunta de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec)

As secretarias proporam ao Conselho Estadual de Turismo do Estado de Mato Grosso a segmentação como estratégia para comercialização de destinos e roteiros do Turismo Rural por meio da elaboração do Programa Estadual de Turismo Rural na Agricultura Familiar, que possuirá diretrizes técnicas e produção associada ao Turismo. 

O secretário de agricultura familiar de Mato Grosso, Suelme Fernandes, ressalta a importância da valorização das atividades rurais e resgate do Patrimônio cultural e natural que são elementos base do turismo rural na agricultura familiar.

Conselho Estadual de Turismo aprova novo formato pata FIT PANTANAL 2018

Conselho Estadual de Turismo aprova novo formato para a FIT Pantanal

Na edição de 2018, Feira terá como foco a integração Sul Americana e as rodadas de negócios

Angela Jordão | Seadtur 

A | A

O Conselho Estadual de Turismo, em reunião realizada na tarde de terça-feira (30), aprovou um novo formato para Feira Internacional do Pantanal – FIT Pantanal, que em 2018 acontecerá no período de 03 a 06 de maio. Com o novo formato, a FIT Pantanal este ano terá foco em capacitação e qualificação e na promoção de negócios no setor turístico.

“A Integração Sul Americana - Turismo sem Fronteiras” é o tema da terceira edição da Feira. A FIT deverá reunir os principais destinos regionais, nacionais e internacionais (América do Sul), além de apresentar as potencialidades turísticas, produtos, atrativos e negócios.

A alteração no formato da Feira foi proposta pelo Sindetur-MT (Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de Mato Grosso), um dos organizadores do evento. “Vamos priorizar as ações que realmente dão resultados para turismo no Estado, como as rodadas de negócio, os seminários e as oficinas de capacitação”, explica o presidente do Sindetur, Oiran Gutierraz.

Na edição de 2018, ficará de fora da programação o pavilhão de exposição. “O modelo da feira com o pavilhão de exposições e demais atrações tem um custo muito elevado em função da infraestrutura. E, atualmente, existe uma dificuldade muito grande em atrair investidores, patrocinadores, expositores”, conta Oiran.

O secretário adjunto de Turismo do Estado, Luis Carlos Nigro, destaca que nas duas edições anteriores (2016 e 2017), o maior resultado da FIT Pantanal foram as rodadas de negócios, com a presença de operadores nacionais e internacionais. Somente em 2017, foram gerados negócios no valor de aproximadamente R$ 4,1 milhões.

“Este ano, vamos focar em atrair visitantes e empresários dos países vizinhos ao Brasil, dentro do tema da Integração Sul Americana. Estes países têm demonstrado cada vez mais interesse no turismo no Brasil, e Mato Grosso está trabalhando para atrair estes visitantes, através de famtour, fampress e outras ações que serão desenvolvidas durante a FIT Pantanal 2018”, destaca Nigro.

A Feira terá como parceiros o Sebrae, o Ministério do Turismo, Embratur e Governo do Estado.

A programação incluí a Rodada de Negócios Internacional; a Rodada Nacional de Negócios patrocinada e a Rodada Negócios do Brasil Central. Prevê também o Encontro Internacional de Turismo Empresarial, Institucional e Acadêmico, e ainda painéis, oficinas, mesas redondas, além do famtour (visita as atrações turísticas de Mato Grosso para os operadores do turismo, como agências de viagens) e o fampress (visita as atrações de Mato Grosso para a imprensa nacional e internacional).

INAUGURAÇÃO DA TRILHA DOS MEGAFONES GIGANTES EM NOBRES. PARTICIPEM!


No dia 06 de fevereiro de 2018 o Conplexo Turístico Akaia, estara inaugurando a  " Trilha do Megafone" uma enovação do turismo em Nobres.

Os megafones gigantes irão ampliar  os sons  da natureza.

A idéia dos megafones gigantes foi inportada da Estônia, além dis megafones a trilha em si promete encantar os visitantes com a belezas naturais existente.    

Orienta - se  aos convidados  (visitantes)  para irem   com roupas e calçados  adequados  para  trilhas: calças e camisas de manga compridas, calçados fechados, chapéus ou bonés,   água, repelentes e protetor solar.

A Pousada Akaiá fica a 14 quilômetros da Vila Coqueiral, 22km de estrada de chão, a 6km do Duto do Quebó.

Localizada na Fazenda Recanto Feliz a pousada possui, duas cavernas, área de camping e restaurante, comida caseira feita no fogão a lenha, gastronomia regional: arroz cuiabano, banana verde com carne, galinha caipira, pratos chefes, saladas diversas, mousse de Akaiá e doces.

O atrativo surgiu em 2005, onde a proprietária Hellen  decidiu  investir em um projeto focado no turismo pedagógico. 

A pousada levava o nome da fazenda Recanto feliz, porém após sugestão de  Moretti Coelho, na FIT2015, (Feira Internacional de Turismo do Pantanal)   passou a chamar-se Akaiá, uma referência a árvore anacardiácea (Spondias mombin) de polpa edule, ácida. Conhecida também como:  akaiá, acaiaba, acajá, acajaíba, taperebá, cajá, cajá-mirim, cajá-pequeno, cajazeiro, cajazeiro-miúdo, cajazinha, cajazinho. Akaiá vem da linguagem indigina da tribo dosTupinambá,

A fruta utilizada para produção de suco, sorvete, mousse e a famosa Akairosca, servida no restaurante da pousada

  
Mais informações

Facebook: Agência e Pousada Akaiá 
WhatsApp 065 92175851

TRINTA E DUAS MENTIRAS VERDADEIRAS QUE OS ILUDIDOS ACREDITAM:

*1. ADVOGADO*: – Esse processo é causa ganha.
*2. AMBULANTE*: – Qualquer coisa, volta aqui que a gente troca.
*3. ANFITRIÃO*: – Já vai? Ainda é cedo!
*4. ANIVERSARIANTE*: – Presente? Sua presença é mais importante.
*5. BÊBADO*: – Sei perfeitamente o que estou dizendo e fazendo.
*6. CASAL SEM FILHOS*: – Visite-nos sempre; adoramos suas crianças.
*7. CORRETOR DE IMÓVEIS*: – Em seis meses colocarão água, luz e telefone.
*8- DENTISTA*: – Não vai doer nada.
*9 DESILUDIDA*: – Não quero mais saber de homem.
*10 DEVEDOR*: – Amanhã, sem falta!
*11 ENCANADOR*: – É muita pressão que vem da rua.
*12 GARÇOM*: A demora da comida é porque é tudo feito na hora!
*13. FILHA DE 17 ANOS*: – Dormi na casa de uma amiga.
*14. FILHO DE 18 ANOS*: – Antes das onze estarei de volta.
*15. GERENTE DE BANCO*: – Temos as taxas mais baixas do mercado.
*16. INIMIGO DO MORTO*: – Era um bom sujeito.
*17. JOGADOR DE FUTEBOL*: – Vamos reverter a situação no próximo jogo.
*18. LADRÃO*: – Isso aqui eu achei na rua.
*19. MECÂNICO*: – É o carburador.
*20. MUAMBEIRO*: – Tem garantia de fábrica.
*21. NAMORADA*: – Pra dizer a verdade, nem beijar eu sei.
*22. NAMORADO*: – Você foi a única mulher que eu realmente amei.
*23. NOIVO*: – Casaremos o mais breve possível!
*24. ORADOR*: – Serei breve. Apenas duas palavras…
*25. POBRE*: – Se eu fosse milionário, ajudaria todo o mundo.
*26. RECÉM-CASADO*: – Até que a morte nos separe.
*27. VENDEDOR DE SAPATOS*: – Depois alarga no pé.
*28. SOGRA*: – Em briga de marido e mulher não me meto.
*29. VAGABUNDO*: – Há três anos que procuro trabalho mas não encontro.
*30. TAXISTA*: É bem pertinho!
*31 AMIGAS NO FACEBOOK*: Linda!
*32 MÉDICO DO UPA* : É só uma virose!

Geraldo Lucio e Itamar Moisés de Andrade visitam a EMPAER.


No dia 29 de fevereiro, Geraldo Lucio esteve visitando a EMPAER e foi recebido  pelo presidente da Empaer Layr Mota.

Juntamente com Geraldo Lucio  estava  o técnico de União do  Norte, Itamar Moisés de Andrade e ambos  discutiram projetos de   Agricultura Familiar e Turismo Rural para o município.

União do Norte foi benefuciada com um veiculo para melhor atender oa agricultores, isto melhorou muito o trabalho, pois antes Itamar lembra que o deslocamento era feito de motocicleta.

O município tem uma demanda para Ecoturismo Indígena onde se pretende trabalhar o turismo rural com produção associada ao turismo  comenta Geraldo Lucio.

Lair disse que   a  Empresa tem caminhado junto ao Lado do Homem do Campo, segundo Lair Mota   o governo recebeu recursos internacional pela diminuição de desmatamento no estado, este recurso será destinado à projetos, de cunho ambiental no estado.

Itamar solicitou ao presidente que o município União do  Norte  seja  contemplado com oa recursos

O presidente da EMPAER  ficou de avisar  quando estiver liberado para que  possam encaminhar os  projetos.

Geraldo Donizeti Lucio é técnico de carreira da EMPAER desde o ano de 1984 e está a disposição da Secretaria Adjunta de Turiamo do Estado desde 1999, onde trabalha com Turismo Rural

Pousada no sul de Minas Gerais é considerada a melhor do mundo

Divulgação

CATRACA LIVRE

A Pousada Casa Campestre, localizada na tranquila e charmosa cidade em Gonçalves, no sul de Minas Gerais, foi escolhida como a melhor do mundo do Travelers' Choice Hotéis 2018, premiação anual do site de viagens TripAdvisor divulgado na última sexta-feira (26).

A pousada Casa da Praia, em Candolim (Índia), ficou em segundo lugar seguida da Maris Paraty, em Paraty (RJ), The Old School Bed and Breakfast, em Little Compton (Reino Unido), e da Bindon Bottom B&B, em West Lulworth (Reino Unido).

A Pousada Casa Campestre foi eleita ainda, pelo segundo ano consecutivo, a melhor pousada da América do Sul e do Brasil.

O prêmio Travelers' Choice Hotéis reflete o melhor em termos de serviço, qualidade, satisfação do cliente e é baseado em avaliações e opiniões de viajantes.

Serra da Mantiqueira

Localizada em plena Serra da Mantiqueira, a pousada mineira existe desde 2015 e tem uma proposta romântica, voltada apenas para casais, já é uma das mais premiadas da região. Conta com apenas três chalés e destaca-se por oferecer exclusividade e atendimento de excelência realizado pelos proprietários e idealizadores, Jefferson Renó e Alessandra Vinhas, que fizeram do empreendimento seu projeto de vida.

Com riqueza nos detalhes e extremo bom gosto na decoração, as acomodações de 45 m² estão estrategicamente posicionadas em meio a um bosque de araucárias, oferecendo total privacidade e incrível vista para a montanhas de mata nativa. Tudo isso sem perder o charme, o requinte e o conforto, com um conceito sofisticado de ambientes abertos. Todos eles oferecem, entre outras comodidades, cama super king-size, hidromassagem dupla, lareira e wi-fi.

Outro diferencial é o café da manhã, entregue no chalé em horário escolhido pelo hóspede. Ele é personalizado, preparado e servido pelos proprietários, e conta com uma grande variedade de itens artesanais e orgânicos, a maioria de produtores locais, podendo ser também apreciado na varanda, onde os únicos sons ouvidos são dos pássaros e do ribeirão que corta a propriedade de 26 mil m².

Abaixo, confira a lista das dez melhores pousadas do Brasil:

1 - Pousada Casa Campestre (Gonçalves, MG)

2 - Maris Paraty (Paraty, RJ)

3 - Pousada Patacho (Porto de Pedras, AL)

4 - Pousada Quarto Crescente (Trancoso, BA)

5 - Casa Acayu Pousada & Bungalows (São Miguel dos Milagres, AL)

6 - Pousada Chateau Colinas (Campos do Jordão, SP)

7 - Casa Colonial Paraty (Paraty, RJ)

8 - Pousada Solar do Passaredo (São Pedro da Serra, RJ)

9 - Villa Balthazar (Armação dos Búzios, RJ)

10 - Vivenda Paraty (Paraty, RJ).



Gêmeos ficam de mãos dadas após parto e comovem equipe médica.

Mãe diz que filhos 'não desgrudam'

Daniel Oliveira

Depois de parto, gêmeos choraram ao serem separados e deram as mãos ao ficarem juntos

DO G1

A cena de dois irmãos gêmeos de mãos dadas após um parto comoveu a equipe médica da Maternidade Dr. Deodato Cartaxo, em Cajazeiras, no Sertão paraibano, e tem chamado a atenção de internautas em redes sociais. Com poucos dias de vida, João Nícolas e José Natan não gostam de ficar separados e choram se ficarem afastados.

Os gêmeos nasceram na última sexta-feira (26), em Cajazeiras. A mãe é a funcionária pública Marilene Lisboa, 45 anos, moradora do sítio Saco, na zona rural de Triunfo, também no Sertão paraibano. João Nícolas nasceu com 2,1 kg e José Natan anceu com 1,8 kg. Eles passaram por acompanhamento médico, mas nasceram saudáveis e perfeitos.

De acordo com a coordenadora da maternidade Socorro Guedes a cena comoveu toda a equipe que estava de plantão. “Logo após o parto, quando foram levados para o berçário, ao serem separados eles começaram a chorar. Quando colocaram eles juntos, deram as mãos e ficaram quietinhos. Nós até tentamos deixar eles bem acomodados em berços diferentes, mas eles só se acalmavam quando ficavam no mesmo berço”, disse ela.

Gercilene Lisboa, que é filha de Marilene e irmã dos bebês também viu o primeiro contato.

O parto ocorreu por meio uma cirurgia. No domingo (28), a mãe e os bebês receberam alta e foram para casa. Com autorização da família, a foto foi divulgada em uma página de uma rede social do Hospital Regional de Sousa, que fica no mesmo complexo da maternidade. A foto também comoveu internautas e, em menos de 24 horas, teve mais de 500 compartilhamentos.

A mãe conta que não pode ver o momento em que eles ficaram de mãos dadas pela primeira vez, após o parto, porque estava na sala de cirurgia. Mas destaca que já viu o contato outras vezes em casa. “Não querem se largar um minuto. Continuam sempre colocando a mão um por cima do outro, se cheiram. Se separar, eles choram”, disse a mãe.

Outra cena que chamou a atenção da equipe médica, foi quando as crianças foram ser amamentadas pela primeira vez. “Quando separamos eles, começaram a chorar de novo. Eles só conseguiram parar e mamar porque, enquanto a mãe segurava um no peito, uma enfermeira segurava o irmão ao lado, deixando eles encostados. É impressionante”, disse a coordenadora da maternidade.

Em meio a tanto afeto, a mãe fica feliz e segue com um desejo: “Que sejam dois irmãos sempre unidos”.

 

Fonte: https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/gemeos-ficam-de-maos-dadas-apos-parto-e-comovem-equipe-medica-no-sertao-da-pb.ghtml

Chefe da Casa Civil admite pagamento total da Folha dia 10 de fevereiro.

O secretário-chefe da Casa Civil, Max Russi, reafirmou nesta terça-feira o esforço do Governo do Estado para quitar a folha salarial dos servidores no próximo dia 10 de fevereiro. O anúncio foi feito durante reunião com representantes do Fórum Sindical de Mato Grosso, que buscaram respostas sobre o possível escalonamento do salário de janeiro.

“Quando assumimos o Estado, a folha de pagamento estava em R$ 5 bilhões por ano. Com a concessão de RGA e outros benefícios, fechamos 2017 com o acumulado de R$ 8 bilhões. Mesmo em meio a pior crise econômica do país, temos priorizado o pagamento dos salários, de modo que todos os servidores recebam em dia”, afirmou o secretário-chefe da Casa Civil Max Russi.

O vice-presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros e coordenador do Fórum Sindical de Mato Grosso, Antônio Wagner Oliveira, destacou a receptividade do secretário Max Russi e o interesse do Governo em pagar os servidores na data prevista. Segundo ele, o secretário disse que é grande a possibilidade do salário de todos os servidores ser pago no dia 10 de fevereiro.

“Buscamos uma informação oficial do que está sendo divulgado na mídia nos últimos dias a respeito do escalonamento salarial. Tivemos uma receptividade, como sempre ocorreu desde que assumiu o secretário Max Russi, que nos colocou a coisa de maneira muito clara, inclusive as dificuldades enfrentadas, mas que ele entende que há uma possibilidade muito próxima de pagar a folha até o dia 10. Então a gente sai daqui um pouco mais aliviado com essa situação e vamos aguardar que a previsão do secretário se concretize”, expôs o sindicalista.

Também participaram da reunião, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual, Eduardo Botelho e o presidente do MT, Saúde Maurélio Ribeiro.

Caravana Soja Brasil visitam mais quatro municípios mato-grossenses nesta semana.


Uma das palestras realizada nas noites de evento terá como tema: "O futuro já chegou! O que a tecnologia tem para oferecer à agricultura"

Considerada uma das maiores expedições pelas lavouras de soja, o projeto Soja Brasil estaciona, nesta segunda-feira (22/01) em Gaúcha do Norte. Esta é a última semana de trabalho em Mato Grosso e o projeto visita também os municípios de Paranatinga, Primavera do Leste e Campo Verde. Uma das palestras realizada nas noites de evento terá como tema: "O futuro já chegou! O que a tecnologia tem para oferecer à agricultura". Já as manhãs serão reservadas para o evento Conexão AgriHub.

Assim como nos anos anteriores, o Soja Brasil acontece em Mato Grosso em duas etapas. A primeira foi em novembro e passou pelos municípios de Campos de Júlio, Sapezal, Campo Novo do Parecis, Tangará da Serra, Diamantino, Sinop, Sorriso, Ipiranga do Norte, Tapurah e Nova Mutum. Já nesta segunda etapa, que começou no dia 15 de janeiro em Porto Alegre do Norte, O Soja Brasil passou também por Querência, Canarana, Água Boa.

 

A novidade deste ano é o Conexão AgriHub que tem como proposta conectar empresas de inovação tecnológicas com os produtores rurais de Mato Grosso. O projeto AgriHub é uma iniciativa da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MT) e Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

 

O Conexão AgriHub será dividido em quatro momentos. O primeiro é a abertura, posteriormente uma fala sobre o projeto, em seguida a apresentação de cerca de três minutos de cada uma das empresas de inovação tecnológica e para finalizar acontece a interação entre produtores rurais e estas empresas que estão sendo popularmente chamada de startups.

 

PROJETO AGRIHUB – o Conexão AgriHub é um evento do Projeto AgriHub que é uma rede de inovação com o objetivo de conectar produtores rurais às tecnologias desenvolvidas para o agronegócio.

 

Fonte     http://www.portaldoagronegocio.com.br/noticia/caravana-soja-brasil-visita-mais-quatro-municipios-mato-grossenses-nesta-semana-168127

Comodoro: Estrada da Baiana passa por reparos, prefeito e secretário de obras visitam a Região


A estrada que liga a gleba Colônia dos Mineiros a região da Sperafico, conhecida por “Estrada da Baiana” passa por reparos, serão mais de 100 km recuperados. A ação coordenada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura vem sendo realizada desde a última semana.

O prefeito Jeferson Ferreira Gomes e o secretário municipal de Obras, José João Fernandes estiveram em visita à região na segunda-feira (22.01) para acompanhar o trabalho que está sendo desenvolvido.

Considerado um serviço emergencial, o Prefeito explicou que além do patrolamento, escoadouros, caixa de contenção e cascalhamento estão sendo feitos. “Temos um cronograma de serviço de ações paliativas para os pontos de maior necessidade e conforme mais dias de sol forte a Administração conseguirá realizar os trabalhos”, pontuou.

Fonte: Assessoria


VEJA MAIS...

Comodoro: Chuva de quarta-feira obteve o maior volume de água por minuto dos últimos 8 anos

Comodoro: Estrada da Baiana passa por reparos, Prefeito e Secretário de Obras visitam a região

Cuiabá, Prefeito de Comodoro pede apoio para transferência da Educação Fundamental Indígena ao Estado

Comodoro receberá educadores de Nova Lacerda e Nova Conquista do Oeste para curso de formação; o evento abre as atividades da SEMEC

Prefeitura de Comodoro não fará carnaval de rua; o anuncio foi feito na quinta-feira

Projeto de Ferrovia em MT é tema de reunião na capital; prefeito de Comodoro participa do debate.

Veja também sobre  comodoro

Sapesal. Lucas do Rio Verde e Sinop são as que mais têm ofertas de trabalho, aponta SINE.


Sapezal e Lucas do Rio Verde são os municípios com maior número de vagas para contratar funcionários neste primeiro mês do ano através do painel do SINE.  Juntas ofertam 50% do total das vagas ofertadas em todas as cidades onde há agências do Sistema Nacional de Emprego.

Em Sapezal, são 406 vagas, sendo 206 para a função de operador de máquina agrícola.  Há 120 para auxiliar de linha de produção. 

Em Lucas do Rio Verde as empresas estão contratando 219  profissionais - 25 delas para safrista, 20 para operador de produção, 12 para eletrotécnico, 12 para cozinheiro, 10 para vendedores. 

Em Cuiabá, o painel disponibiliza 112 vagas, dentre as quais 24 são exclusivamente para Pessoas com Deficiência (PCD), ao todo em 51 áreas. Só para eletricista de instalação são 8.

Em Sinop, são 111 vagas - 50 delas para atendente de agência, 10 para classificador de grãos, 10 de auxiliar de agricultura, dentre outras. 

Não é informado o salário ofertado pelas empresas.

Fonte: Só Notícias 

Geraldo Donizeti Lucio da SEDTUR.

Governo e ADEPAN Transpantaneira em AÇÃO

Vila Bela da Santissima Trindade reunião discute o turismo

Em Vila Bela da Santissima Trindade reunião discute o turismo no Parque Estadual da Serra de Ricardo Franco

Reunião debate a regulamentação do turismo no Parque Serra de Ricardo Franco

A Secretaria de Adjunto de Turismo de Mato Grosso (Seadtur) esteve  participando, nesta terça-feira (30.01), no municipo de  Vila Bela da Santíssima  Trindade,  (500 km da Capital)da reunião que discutiu a Minuta da Normativa  que irs regulamentar o  uso público do Parque Estadual Serra de Ricardo Franco.

A referida reunião  aconteceu ns Câmara Municipal do município   e iniciou às 14 horas.

A  Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) apresentou a minuta do projeto de regulamentação para  exploração turística do Parque.

Atualmente, a visitação na área e os serviços turísticos oferecidos são feitos de forma irregular.

“A Secretaria de Turismo participou da elaboração da minuta com dados técnicos e orientação na área turística”, através de seus técnicos e  esteve presente na reunião reoresentada pelo servidor  Geraldo Donizeti  Lúcio, que é  agente técnico da Coordenadoria de Qualificação e Estruturação de Turismo da Seadtur, representando no ato o Secretário Adjunto de Turismo Luis Carlos Nigro.

A regulamentação do uso público do Parque visa disciplinar a visitação nas cachoeiras ( Do Jatobá.  Dos Namorados e Cascatinha), o projeto foi demandado por um TAC entre Ministério Público, Governo do Estado (SEMA) e Prefeitura.

Turismo Comunitário, Solidário, Cultural, Rural, Economia Solidária, Sustentabilidade e Educação.


Este blog destina-se a contribuir para o fortalecimento do Turismo Rural, Turismo comunitário, turismo solidário, turismo de Base Local, Turismo e sustentabilidade, e para a cultura, gastronomia, para o slow food, para a produção associada ao turismo e para processos educativos para o turismo na Bahia, no Brasil e no Mundo!

O Turismo Comunitário e o Fórum Social Mundial 2018, Salvador espera vocês!

                   Em novembro de 2017 anunciamos a nossa expectativa em realizar um evento de turismo comunitário durante o Fórum Social Mundial de 2018, que ocorrerá em Salvador de 13 a 17 de março de 2018. Sim nós vamos realizar esse evento, será o II Fórum Global de Turismo Sustentável (https://www.facebook.com/events/284120492114442/). A rede de colaboradores em vários continentes está viva e atuante e cheia de esperança e determinação de realizarmos o nosso encontro por uma globalização solidária no turismo a partir das entidades e movimentos da sociedade civil. Vamos abir espaço presencial e virtual para que as diferentes formas de expressão de turismo comunitário realizadas pela sociedade civil estejam presentes, especialmente as experiências concretas de turismo comunitário e solidário e as experiências contemporâneas de resistência ao turismo convencional predatório e invasivo de comunidades e suas culturas. 

                       A discussão do turismo dentro do eixo Democratização da Economia também foi uma opção de mostrar que experiências exitosas do turismo comunitário e solidário realizadas sob os princípios da economia solidária e integradas a outras ações dessa economia como as finanças solidárias com suas moedas sociais são uma realidade do Brasil a ser difundida para outros países. E na Bahia temos pelo menos 3 experiências assim mostrando que um outro turismo e uma outra economia são possíveis e acontecem, o Viver Tur Matarandiba em Vera Cruz na Ilha de Itaparica, a Rota da Liberdade em Cachoeira e o Tour Cultural do Bairro do Uruguai em Salvador, todos três com bancos comunitários e suas moedas sociais.

                        E já começamos com várias ações, a ONG Projeto Bagagem assumiu a iniciativa com a Rede TURISOL e seus filiados e apoiadores como nós. Pessoas em diversos continentes estão contribuindo virtualmente nos conteúdos, metodologias e na divulgação. E nessa onda de começar realizamos uma pré-evento em parceria com a Incubadora Tecnológica de Economia Solidária e Gestão do Desenvolvimento Territorial da Universidade Federal da Bahia-UFBA com a presença de Camilo Alvarado da Travolution e da VSocial Foudation., onde discutimos a ideia da Rede Latina de Turismo Comunitário  e experiências da Colômbia nessa temática..


                      E o que fazer para participar do evento ?  O primeiro passo para vir é se inscrever no FSM 2018 através do site (www.fsm2018.org). E pela página do facebook do nosso evento demonstrar o interesse ou já ir confirmando presença. Em poucos dias apresentaremos a programação definitiva. No site do Projeto Bagagem já tem a programação apresentada a organização do FSM e já aprovada (https://www.projetobagagem.org/ii-forum-global). Em poucos dias também apresentaremos as propostas de tours comunitários a preços justos, o de boas vindas em uma comunidade de Salvador e o de despedida em uma comunidade insular ou rural.

                Considerando que é uma atividade autogestionada e da sociedade civil ainda não temos patrocínio e em breve haverá a possibilidade de recebermos doações para apoiar a logística do evento inclusive para facilitar a participação de mais comunidades e povos tradicionais.

                      E para você ir pensando sobre o tema sugerimos a leitura da matéria e assistir o vídeo do site Repórter Brasil que fala do turismo convencional invasivo em terras indígenas na Bahia.http://reporterbrasil.org.br/2018/01/industria-do-turismo-despeja-indigenas-da-costa-do-descobrimento/

                           Vamos construindo, estamos esperando vocês! Obrigado especial ao Projeto Bagagem e a outros apoiadores que estão construindo o turismo por um mundo melhor!

                          

Postado há 11 hours ago por Alberto Viana Filho

  

29 de janeiro de 2018

Seleção de familias para assentamentos tem novas regras.

 

A admissão de novas famílias ao Programa Nacional de Reforma Agrária será retomada em 2018 sob novas regras, com mais transparência e publicidade nos processos de inscrição, seleção e classificação de candidatos. Publicada em julho, a Lei 13.465/2017 alterou os procedimentos de ingresso nas áreas de reforma agrária, que ocorrerá mediante edital com distinção por assentamento e por município. Haverá lista pública baseada em regras de classificação para cada área adquirida para reforma agrária, assim como lista de espera com excedentes para permitir que, caso alguém deixe o assentamento, o substituto preencha todos os requisitos definidos para aquela área.

O novo marco legal estabelece também ordem de prioridade na distribuição de lotes, considerando, por exemplo, os agricultores que trabalhavam no imóvel desapropriado, vítimas de trabalho em condição análoga à escravidão, agricultores remanejados de áreas em virtude de demarcação de territórios indígenas e quilombolas ou de outras ações de interesse público, assim como famílias em situação de vulnerabilidade social.

A seleção será feita com base em parâmetros mais objetivos, como o número de integrantes da família, tempo de residência no município do projeto de assentamento, integrante de acampamento no município de localização do assentamento, famílias chefiadas por mulheres, jovens filhos de assentados que residam em parcela de pais assentados na condição de agregado, entre outros critérios.

A nova lei manteve vedações da Lei 8.629/1993 relativas ao ingresso de candidatos no Programa Nacional de Reforma Agrária para ocupantes de cargo, emprego ou função pública; proprietário de imóvel rural, exceto o desapropriado do imóvel e o agricultor cuja propriedade seja insuficiente para o sustento próprio e o de sua família; ex-beneficiário dos programas de reforma agrária, de regularização fundiária e do Crédito Fundiário; proprietário, cotista ou acionista de sociedade empresarial em atividade; menor de 18 anos não emancipado na forma da lei civil; ou receber renda familiar proveniente de atividade não agrária superior a três salários-mínimos mensais ou superior a meio salário-mínimo per capita.

O impedimento para ocupantes de cargo, emprego ou função pública não se aplica mais ao candidato que preste serviços de interesse comunitário aos assentamentos ou à vizinhança do projeto, desde que o exercício seja compatível com a exploração da parcela pelo indivíduo ou pelo núcleo familiar beneficiado. A Lei 13.465 considera serviços de interesse comunitário as atividades prestadas nas áreas de saúde, educação, transporte, assistência social e agrária. Esta medida regulariza a situação de beneficiários que, por exemplo, prestam serviços como professores, agentes de saúde e assistentes sociais nas suas comunidades.

O presidente do Incra, Leonardo Góes, salienta que a nova legislação confere lisura ao processo de cadastro e seleção de beneficiários e estabelece regras claras para todo o processo de implementação da reforma agrária.

O instituto aguarda a publicação de decreto presidencial regulamentado o processo de seleção e classificação de candidatos para alterar seus normativos internos e retomar o processo de ingresso de novas famílias em 2018.

Regularização de Beneficiários

Outro esforço empreendido pelo instituto, por meio de suas diretorias de Obtenção de Terras e de Desenvolvimento de Projetos Assentamentos, foi a execução de ações para atender às recomendações do Tribunal de Contas da União (TCU) expedidas no Acórdão 775/2016, que identificou inconsistências na relação de beneficiários e suspendeu de forma cautelar o ingresso de novos candidatos ao Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA).

A Diretoria de Obtenção de Terras promoveu a atualização do Sistema de Informações de Projetos de Reforma Agrária (Sipra), responsável pelo gerenciamento dos beneficiários, para dar tratamento adequado às inconsistências apontadas pelo acórdão. Orientou ainda as superintendências do Incra nos estados sobre a execução do plano de providências apresentado ao TCU para correções dos indícios de irregularidades.

A atuação conjunta das diretorias e das regionais assegurou a regularização de beneficiários com a resolução das inconsistências elencadas pelo órgão de controle externo. A iniciativa representou a retomada da política de reforma agrária e beneficiou milhares de famílias com o acesso às políticas para a agricultura familiar, como crédito e assistência técnica.

A Lei 13.465/2017 instituiu também critérios para regularização de ocupantes que estão em parcelas de assentamentos sem a autorização do Incra, com a criação de marco legal para acertar a situação dos agricultores familiares irregulares que estejam de acordo com as normas de seleção da política de reforma agrária.

Para Leonardo Góes, as modificações da referida lei e as providências adotadas para corrigir apontamentos efetuados pelo TCU no Acórdão 775/2016 levaram o tribunal a revogar a medida cautelar que suspendeu as ações da autarquia, em setembro passado, por meio do Acórdão 1.976/2017.

Neste caso, segundo Góes, o Incra mostrou ao tribunal que vem implementando medidas para combater irregularidades, além de demonstrar que nem todos os atingidos pelo bloqueio haviam cometido algum tipo de fraude. “A deliberação do TCU foi importante, pois assegurou a continuidade das ações do instituto em todo o país. A decisão foi resultado da defesa e das medidas apresentadas pelo Incra para assegurar transparência e controle em suas políticas e mostra que a Corte confia no trabalho desenvolvido pela autarquia”, salienta.

AÇÃO DE LIMPEZA VOLUNTÁRIA NO PANTANAL DIAS 10 E 11 DE MARÇO . SAIBA MAIS!


O projeto de comunicação e educação ambiental Teoria Verde, lançou a campanha de “financiamento coletivo” pelo site Kickante, para a realização de uma Ação de Limpeza Voluntária no Pantanal, na região de Barão de Melgaço, estado de Mato Grosso. O objetivo é retirar a maior quantidade de lixo possível como também chamar a atenção da população dos 13 municípios que fazem margens com o rio Cuiabá e que estão acelerando o desequilíbrio da região, além de cobrar a iniciativa pública a implantação de barreiras de contenção para impedir que o lixo chegue no Pantanal.

Exemplo de barreira de contenção implantada pela Sabesp

As doações pelo site terminaram dia 27 de fevereiro e foram arrecadados R$1.725,00 com 29 pessoas doadoras, sendo elas: Kelli Cristina Alves Batista, Alice Nascimento, Maria Aparecida Martins, Juci Mara Silva, Sílvia Maria Papi Santana, Marco Antônio Zamprone, Vanilda Maria de Oliveira, Gabriel David Martins Santana, Lenira Arruda, Eduardo Cardoso, Carmem Garcia, Christianny Micheletti, Djhoni A. Welker, Luciene de Mello Taques, Rosamaria Rosan Dias Figueredo, Rayane Bruno, Abilio Jacques Brunini Moumer, Aparecida de Lourdes Cunha, Josiany Duque Simas, Joana D'arc Coelho, Mirelle P Fanfoni, Ellen de L Pelliciari Fanfoni, 1 doação do Kickante e 6 doações anônimas. Confira AQUI

Além das doações pelo site, diversos parceiros confirmaram participação para fortalecer a ação, são eles: Barco Hotel Princesa do Pantanal, Pousada Mutum, Lebrinha, Associação Ecológica Melgacensses, Associação de Pescadores Z5, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Secretaria Estadual de Turismo, Juizado Volante Ambiental, Polícia Ambiental, Casa de Guimarães, Deputado Wancley Carvalho, Prefeituras de Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antônio de Leverger e Barão de Melgaço.

Seja parceiro na ação, preencha o CADASTRO ou ligue (65) 99910-5369

Leia também: Ação de Limpeza Voluntária no Pantanal ganha destaque no Jornal Nacional



Vale do Teles Pires - Circuito MTB e Corrida de Rua irão movimentar a Região Norte


Assessoria Esportiva irá realizar neste ano de 2018 o Circuito de MTB e Corrida de Rua Vale do Teles Pires. Um circuito composto por 5 etapas em 5 cidades da região do Vale do Teles Pires que compreende os munícipios de Carlinda, Paranaita, Monte Verde, Nova Bandeirantes, Apiacas e Alta Floresta. Ao todo, serão 4 corridas de rua com extensão de 8km cada,  com premiação em troféu e medalhas na primeira, segunda e terceira etapa e na última etapa (final do circuito)  premiação em dinheiro.

As provas de MTB também acompanham a mesma configuração da corrida de rua, 4 etapas, sendo 3 etapas com premiação em troféu e medalhas e a última etapa em dinheiro. O Circuito também contará com passeio ciclístico a partir da segunda etapa, com um percurso de 35 km.

Os municipios que sediarão as etapas são os seguintes: 

1°etapa - Alta Floresta; 2° etapa - Colider ; 3°etapa – Carlinda; 4° etapa - Paranaíta

A 5°etapa e ultima etapa acontecerá em Nova Monte Verde com a premiação em dinheiro.

Maiores informações sobre o evento basta acessar o site www.estradaassessoriaesportiva.com

Alta Floresta sedia a 1ª etapa

A primeira etapa em Alta Floresta, acontecerá no dia 13 de fevereiro, com largada às 07h00 em frente ao Aeroporto Municipal Osvaldo Marques sendo 4 voltas de 12 km cada, com troféus para os 5 primeiros colocados. Na categoria feminino serão 3 voltas de 12 km cada, com troféu para as 10 primeiras posições. Haverá também a categoria  sub-17, com 2 voltas de 12 km cada, onde os 5 primeiros receberão troféus.

As inscrições podem ser feitas na Camilo Bicicletas em Alta Floresta.

Corrida de Carnaval

Já a "Corrida do Carnaval" terá extensão de 7 km, com premiação para os 10 primeiros colocados, nas categorias masculino e feminino e ainda medalha para todos os participantes.

O objetivo da Estrada Assessoria Esportiva é levar eventos esportivos aos municípios da região norte. Essas modalidades vêm crescendo na região diante disso, a assessoria esportiva organiza os eventos pensando em oferece aos praticantes de ciclismo e corrida de rua, oportunidade para o entretenimento, competição e além disso, proporcionar o cicloturismo nos municípios da região.

Minha Família! Povo abencoado !