8 de março de 2013

Empaer doa mudas nativas para a Prefeitura de Jangada






O viveiro de mudas da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) repassou para o município de Jangada (80 km ao Norte de Cuiabá), 530 mudas de espécies nativas e ornamentais para arborização das avenidas e ruas. O coordenador do viveiro, Antônio Rocha Vital, fala que as mudas estão medindo 1,5 metro de comprimento, consideradas propícias para áreas urbanas. Foram selecionadas três espécies, Ipê (amarelo, rosa e branco), oiti e para tudo.

O plantio será feito gradativamente e os técnicos agropecuários da Empaer, José Carlos Pinheiro Silva e Roberto Damasceno, vão acompanhar a preparação das covas e orientar o plantio das mudas na área central da cidade. O trabalho é uma parceria com a prefeitura municipal. Rocha explica que o viveiro tem produzido em média 300 mil mudas por ano, para reflorestamento de áreas degradadas e matas ciliares. As espécies mais produzidas são: jatobá, cumbaru, ipê, angico, tarumã, bordão de velho, dama da noite, mogno e outras.

A multiplicação das mudas faz parte do Projeto de Conservação e Recuperação da Bacia do Rio Cuiabá. Esse trabalho é desenvolvido para que os produtores rurais possam retirar mudas para reflorestamento, desde que comprovada a necessidade na área. Para que isso ocorra, o produtor solicita da empresa as espécies nativas e um técnico vai ao local verificar in loco o número de variedades necessárias para o plantio.

O técnico agropecuário da Empaer, Roberto Arcanjo, um dos responsáveis pela multiplicação das espécies no viveiro, destaca que estão multiplicando mais de 60 espécies diferentes de plantas. O viveiro está localizado em Várzea Grande, no Núcleo de Laboratórios da Empaer, numa área de 18 mil metros quadrados. Mais informações pelo (65) 8118 7851 com Roberto.





Fonte: Rosana Persona (Jornalista da Empaer)

Nenhum comentário:

Postar um comentário