24 de maio de 2012

Visita técnica sobre a cultura da bananeira mostra resultado de pesquisa em Cáceres

Acontece nesta sexta-feira (25.05), uma visita técnica sobre a cultura da banana, no Centro Regional de Pesquisa e Transferência de Tecnologia da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), no município de Cáceres (225 km a Oeste de Cuiabá). Serão apresentados 27 genótipos de bananeira e híbridos dos tipos, maçã, prata, nanica e terra, com mudas produzidas in vitro, ou seja, livres de doenças. O evento contará com a participação de produtores rurais, estudantes, técnicos e outros. A visita começa a partir das 8 horas.

O pesquisador da Empaer, Humberto Carvalho Marcílio, fala que as mudas de banana são oriundas da área de melhoramento genético e biotecnologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Estado da Bahia. Estão sendo avaliados os seguintes genótipos de bananeira: Pacovan, Thap maeo, Japira, Enxerto, Princesa, PA 9401, Calypso, Maravilha, Preciosa, FHIA 17, Bucaneiro, Caipira, Pocovan Ken, YB 4247, FHIA 23, PA 4244, Tropical, FHIA 18, Grande Naine, YB 4243, Maçã, Prata anã, YB 4217, JY 42135, Garantida, PV 7934, Terra Maranhão.

Durante a visita técnica os participantes percorrerão seis estações, que abordarão os seguintes temas: implantação da cultura da banana, coleção de cultivares de bananeira, o efeito de biofertilizante e silício no cultivo, controle fitossanitário e de plantas invasoras, controle biológico da broca da bananeira e boas práticas agrícolas no manejo pós-colheita.

Conforme Humberto, o trabalho de pesquisa tem como finalidade principal apoiar o processo de desenvolvimento da bananicultura de subsistência e comercial, com ações de pesquisa e desenvolvimento para selecionar cultivares ou híbridos mais produtivos e resistentes às principais doenças fúngicas como, Sigatoka Amarela, Sigatoka Negra e Mal do Panamá. A visita técnica tem o encerramento programado para às11h30.

Fonte: Rosana Persona (Jornalista da Empaer)



Nenhum comentário:

Postar um comentário