O turismo rural, visa atrair a população estressada pelo dia a dia das cidades, proporcionando a integração com o meio rural e natural de forma mais intensa, quando se combina os serviços e equipamentos simples, com atendimento familiar e personalizados. Para isto é necessário se ter uma conscientização ambiental do lado dos visitantes- turistas e da comunidade local e nos agricultores proprietários de pequenas propriedades rurais e das grandes fazendas.
A maneira sustentável de se viver, não está somente em se tomar da natureza além do que ela pode produzir e da sua capacidade de regeneração, isto significa que existem princípios a serem adotados bem como estilos de vida e caminhos a seguir para se obter um desenvolvimento de tal forma que venha a respeitar os limites naturais impostos pela própria natureza.
Para se promover as necessidades do ser humano e preservar ao mesmo tempo é necessário criar critérios de utilização do meio ambiente e uma das formas é praticando a Educação Ambiental.
O ser humano organizado em sociedade e os fatores ambientais “ natureza” vivem em uma sintonia onde as vezes ambos são afetados, porém, ambos são importantes mutua mentes; nesta simbiose eles nascem crescem e podem até desaparecerem.
A humanidade não é vítima, tampouco donos da natureza, mas administradores desta grandeza que deve ser explorada intensamente mas racionalmente.
Quem entende isso irá sem dúvidas alguma promover as ações, invenções e organizações sociais que respeitem a viabilidade, estabilidade e produtividade, tanto da sociedade humana como dos sistemas naturais nas suas milhares de interações.
Neste contexto o turismo rural deve buscar satisfazer intensamente as necessidades do momento, sem comprometer a capacidade de atender as gerações futuras, “que futuro queremos para os nossos descendentes” O Turismo Rural enquanto atividade turística precisa ser desenvolvido de maneira responsável, contemplando os fatores da sustentabilidade, visando a conservação do meio ambiente, do patrimônio natural e cultural, desenvolvendo atividades economicamente viáveis e lucrativas que possam garantir a geração de emprego e renda e a manutenção e a melhoria da vida das comunidades envolvidas, com qualidade de vida.
Muitas são as consultorias na área ambiental com capacidade de se preparar desde grandes, médios e pequenos agricultores familiares, através da promoção de projetos, atividades e ações, contemplando a viabilidade técnica, o meio ambiente, a sociedade, estabilidade e combinando com a produtividade.
Falar em Educação Ambiental exige que se desenvolva um papel que é fundamental para a formação da consciência ecológica na sociedade e que deve abranger a população em todos os seus segmentos.
Esta consciência ecológica é construída a partir da informação e de questionamentos sobre os problemas ambientais, como a poluição da água e do ar, o desmatamento e extinção de espécies, o efeito estufa, a utilização de agrotóxicos e a produção excessiva de lixo pelas populações.
Nas pequenas ações do cotidiano da população numa outra dimensão maior nos grandes centros urbanos de concentração de pessoas é que se pode influenciar e comprometer a qualidade ambiental, da localidade, do território e enfim de todo o planeta.
Assim descrito é que devemos pensar em desenvolver um Turismo rural que esteja totalmente aliado à educação ambiental
Elaboração: Geraldo Lúcio
Nenhum comentário:
Postar um comentário