31 de janeiro de 2018

Turismo Comunitário, Solidário, Cultural, Rural, Economia Solidária, Sustentabilidade e Educação.


Este blog destina-se a contribuir para o fortalecimento do Turismo Rural, Turismo comunitário, turismo solidário, turismo de Base Local, Turismo e sustentabilidade, e para a cultura, gastronomia, para o slow food, para a produção associada ao turismo e para processos educativos para o turismo na Bahia, no Brasil e no Mundo!

O Turismo Comunitário e o Fórum Social Mundial 2018, Salvador espera vocês!

                   Em novembro de 2017 anunciamos a nossa expectativa em realizar um evento de turismo comunitário durante o Fórum Social Mundial de 2018, que ocorrerá em Salvador de 13 a 17 de março de 2018. Sim nós vamos realizar esse evento, será o II Fórum Global de Turismo Sustentável (https://www.facebook.com/events/284120492114442/). A rede de colaboradores em vários continentes está viva e atuante e cheia de esperança e determinação de realizarmos o nosso encontro por uma globalização solidária no turismo a partir das entidades e movimentos da sociedade civil. Vamos abir espaço presencial e virtual para que as diferentes formas de expressão de turismo comunitário realizadas pela sociedade civil estejam presentes, especialmente as experiências concretas de turismo comunitário e solidário e as experiências contemporâneas de resistência ao turismo convencional predatório e invasivo de comunidades e suas culturas. 

                       A discussão do turismo dentro do eixo Democratização da Economia também foi uma opção de mostrar que experiências exitosas do turismo comunitário e solidário realizadas sob os princípios da economia solidária e integradas a outras ações dessa economia como as finanças solidárias com suas moedas sociais são uma realidade do Brasil a ser difundida para outros países. E na Bahia temos pelo menos 3 experiências assim mostrando que um outro turismo e uma outra economia são possíveis e acontecem, o Viver Tur Matarandiba em Vera Cruz na Ilha de Itaparica, a Rota da Liberdade em Cachoeira e o Tour Cultural do Bairro do Uruguai em Salvador, todos três com bancos comunitários e suas moedas sociais.

                        E já começamos com várias ações, a ONG Projeto Bagagem assumiu a iniciativa com a Rede TURISOL e seus filiados e apoiadores como nós. Pessoas em diversos continentes estão contribuindo virtualmente nos conteúdos, metodologias e na divulgação. E nessa onda de começar realizamos uma pré-evento em parceria com a Incubadora Tecnológica de Economia Solidária e Gestão do Desenvolvimento Territorial da Universidade Federal da Bahia-UFBA com a presença de Camilo Alvarado da Travolution e da VSocial Foudation., onde discutimos a ideia da Rede Latina de Turismo Comunitário  e experiências da Colômbia nessa temática..


                      E o que fazer para participar do evento ?  O primeiro passo para vir é se inscrever no FSM 2018 através do site (www.fsm2018.org). E pela página do facebook do nosso evento demonstrar o interesse ou já ir confirmando presença. Em poucos dias apresentaremos a programação definitiva. No site do Projeto Bagagem já tem a programação apresentada a organização do FSM e já aprovada (https://www.projetobagagem.org/ii-forum-global). Em poucos dias também apresentaremos as propostas de tours comunitários a preços justos, o de boas vindas em uma comunidade de Salvador e o de despedida em uma comunidade insular ou rural.

                Considerando que é uma atividade autogestionada e da sociedade civil ainda não temos patrocínio e em breve haverá a possibilidade de recebermos doações para apoiar a logística do evento inclusive para facilitar a participação de mais comunidades e povos tradicionais.

                      E para você ir pensando sobre o tema sugerimos a leitura da matéria e assistir o vídeo do site Repórter Brasil que fala do turismo convencional invasivo em terras indígenas na Bahia.http://reporterbrasil.org.br/2018/01/industria-do-turismo-despeja-indigenas-da-costa-do-descobrimento/

                           Vamos construindo, estamos esperando vocês! Obrigado especial ao Projeto Bagagem e a outros apoiadores que estão construindo o turismo por um mundo melhor!

                          

Postado há 11 hours ago por Alberto Viana Filho

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário