18 de janeiro de 2018

Rei da soja no Pantanal

Oriana Paes de Barros 

Oriana P. de Barros

Há muitos anos, venho denunciando a invasão do entorno do pantanal com a agricultura, principalmente a soja. Agora, as tropas dos políticos avançaram sobre a planície. Tudo em função da famigerada Lei de Gestão do Pantanal, obra de arte do senhor Blairo Maggi, seus asseclas e pantaneiros omissos.

O Piranema e outras nascentes e alagados formadores do rio Bento Gomes sofrem com o avanço sobre área sensíveis e necessárias para prover toda uma região.

Em busca de seus interesses, o então governador diminuiu a área do pantanal, chegando sobre suas áreas úmidas, essenciais. Para onde vai o agrotóxico? Com o lençol freático superficial do Pantanal, avançará mais abaixo sobre sua qualidade de água, distribuindo a destruição.

Primeiramente, há que ser colocado que Ordenamento Territorial só pode ser feito pela Federação e pelos municípios, que se calam omissos e medrosos. Onde estão os pantaneiros corajosos e arrojados como foram seus antepassados?

Quando da aprovação da lei, lutei como um general sem exército. Fui criticada e achincalhada pelos próprios habitantes da região que sentaram-se calmamente à mesa dos poderosos.

O único município que se rebelou foi o município de Barão de Melgaço e seus habitantes, que bravamente estiveram ao meu lado contra a lei. Gente corajosa, comandada pelo prefeito Ibson, que à época não esmoreceu nem emudeceu.

Não obstante toda nossa luta, o senhor Blairo Maggi conseguiu aprovar a lei com apoio da  Assembleia. Pergunto: onde está a gestão do Pantanal? Na implantação de soja em seu limiar? Quais os benefícios trouxe verdadeiramente para o Pantanal?

O senhor Sérgio Ricardo baixou a cabeça e ficou tudo certo na Assembleia. Assim como seus pares, políticos desconhecedores da região e sem compromisso algum com o povo do Pantanal. Há que ser dito, como eu disse à época, que Ordenamento Territorial só pode ser feito pela Federação e pelos municípios. Então, não está tão perdido assim, se alguém de coragem se levante contra esse absurdo. Prefeitos, vereadores, gente de valor se rebelem!

“Conseguiram finalmente prejudicar definitivamente o homem pantaneiro. Muitos deixaram a pecuária para arrendar suas terras para os plantadores de soja”

Conseguiram finalmente prejudicar definitivamente o homem pantaneiro. Muitos deixaram a pecuária para arrendar suas terras para os plantadores de soja. O senhor Blairo Maggi, hoje ministro da Agricultura, provou que os iguais se juntam. Temer tem sido um malefício para o país e o senhor Maggi não está lá para defender nos interesses da Nação.

Interesses escusos estão por trás de toda essa história. Continuam os fatos nojentos que aconteceram nos governos Lula e Dilma. Mas nós, o que somos? Asseclas e seguidores sem visão do que está acontecendo nesta pobre Nação.

A subserviência de muitos pantaneiros é agravante nessa situação. À época da votação da lei, com exceção de poucos, o silêncio e a subserviência prevaleceram.

Lutei sozinha, com apoio da imprensa contra esse massacre. Não me importo com todas as pressões que sofri. Tenho minhas mãos limpas e meu objetivo definitivo: vou continuar minha luta, contra que inimigo for.

Onde estão nossos representantes? Debaixo da asa dos algozes. Onde está nosso povo? Silente e submisso aos seus mandatários. Obrigada senhor Blairo Maggi e seus asseclas pelo malefício do meu Pantanal. Mas esperem a resposta legal a esse mal. Estou atenta e vigilante. Ministro ou o que for, com ameaças ou não, continuarei minha luta. Contra quem tiver que ser. Minha resposta é a que o Pantanal dará por si próprio.

Uma frase que vi certa vez diz: "Deus perdoa sempre. O homem, perdoa às vezes. A natureza não perdoa nunca". Fique, senhor Blairo, no lugar de devastador do meio ambiente e espere sua resposta.

Oriana Paes de Barros é pecuarista, pantaneira, procuradora federal aposentada e escreve esporadicamente neste espaço. E-mail: orianapaesdebarros@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário