A cadeia produtiva do turismo é a interação de um conjunto de atores capazes de oferecer produtos e serviços com o objetivo de atender à demanda do público final e conquistar novos mercados.
Essa cadeia está dividida em três partes:
1. Cadeia Principal: Engloba atividades diretamente relacionadas ao turismo, como hospedagem, transporte, alimentação, atrações turísticas e eventos.
2. Cadeia a Montante: Inclui atividades que fornecem insumos e serviços para a cadeia principal, como fornecedores de alimentos, empresas de transporte, agências de viagens e operadoras turísticas.
3. Cadeia a Jusante: Envolve atividades que se beneficiam do turismo, como comércio local, artesanato, entretenimento e serviços de apoio.
No Brasil, a cadeia produtiva do turismo abrange diversos setores econômicos, como transporte, hospedagem, alimentação, eventos e lazer.
Ela contribui para o desenvolvimento sustentável das regiões e promove o fluxo de visitantes e turistas,
Em 2023, espera-se que a oferta turística no Brasil inclua mais de 570.000 unidades habitacionais em hotéis, 1,5 milhão de veículos para locação, 40.000 agências e operadoras de turismo, 80 parques temáticos e naturais, além de milhões de restaurantes e bares
Nenhum comentário:
Postar um comentário