23 de novembro de 2023

Fotos do Curso de Capacitação Continuada para Técnicos da EMPAER em Turismo Rural em Porto dos Gauchos

 








 Curso de capacitação em turismo rural encerra ciclo em Porto dos Gaúchos


22 de Novembro de 2023 às 13:33
Durante três dias, os técnicos receberão conhecimento das características necessárias para fomentar a cadeia produtiva que vem para agregar como mais uma fonte de renda para o agricultor familiar
Maricelle Lima Vieira | Assessoria Empaer-MT


A | A
Com a participação de 25 técnicos dos escritórios regionais de Alta Floresta, Juína e Sinop  - o Curso de Capacitação Continuada em Turismo Rural para Agricultura Familiar – encerra o ciclo de qualificação sobre a cadeia produtiva, no município de Porto dos Gaúchos (a 660 km de Cuiabá).  

A iniciativa começou nesta terça-feira e segue até quinta-feira (21 a 23.11), com objetivo de  qualificar a equipe e ampliar e diversificar a oferta turística por meio da inserção de produtos e serviços da agricultura familiar no mercado turístico, além de apoiar a formatação e o posicionamento de produtos e roteiros turísticos de experiência no meio rural.

A coordenação do curso está sob a responsabilidade dos técnicos da Empaer, o especialista em turismo rural, Geraldo Donizete Lúcio e Ellen Silva da Costa. 

Segundo Geraldo em sua explanação destaca que o sistema de turismo precisa ser participativo na construção do projeto. “De forma prática e objetiva, explicou o fator econômico que oportuniza a circulação de dinheiro e agrega uma nova renda na propriedade. A ideia é que cada técnico será multiplicador e saiba atender as demandas de projetos de fomento da cadeia produtiva do turismo rural no seu município ou região”.

Geraldo reforça que o produtor familiar pretende, ao oferecer esse serviço, diversificar as atividades, agregando valor aos seus negócios e, consequentemente, aumentar a renda. Para isso, precisa oferecer um serviço de hospedagem de boa qualidade, com mão de obra capacitada”.

Geraldo reforça que o turismo rural apresenta fatores que agregam na economia, no social e ambiental. “É importante diversificar as necessidades de todos os envolvidos no processo”, completa ele.


A secretaria de Meio Ambiente e Turismo, Andyra Maria Pinheiro Piovesan que participa da capacitação, reforçou a importância da parceria. “Porto de Gaúcho tem belezas naturais dentro das propriedades e precisamos explorar de forma correta e ordenada. A Empaer é uma grande parceira e estamos à disposição para auxiliar no fomento da cadeia produtiva do turismo rural no município”.

Para Thiago Lagares a capacitação é de suma importância e torna o técnico qualificado em auxiliar o produtor na identificação das potencialidades que possam ser exploradas no turismo rural. “Esse setor tem crescido e despertado interesse tanto do empreendedor quanto do público que quer conhecer como é a vida no campo”.


Programação

O curso está acontecendo na Câmara Municipal de Porto dos Gaúchos e abriu a programação com a apresentação do cronograma e exposição dos participantes.

Nesta quarta-feira (22), estão sendo apresentados os aspectos que identifica o turismo rural como cadeia produtiva e suas particularidades. De forma participativa, os técnicos interagem expondo particularidades da sua região e tiram dúvidas.

Na quinta-feira (23), estão programadas duas visitas técnicas em propriedades com potenciais turísticos.  No enceramento, será  lançado um desafio junto aos técnicos para elaborarem um projeto para início de execução em seis meses. No período de um ano, apresentar o resultado parcial ou final da iniciativa. Em continuidade, o curso irá oportunizar uma ação continuada com outros módulos, intercâmbio e missões técnicas estaduais e interestaduais.

A primeira edição do curso aconteceu no distrito da Roda D´Água, na Estância da Mata, no município de Nobres com a participação de técnicos dos escritórios regionais de Cáceres, Cuiabá e Barra do Bugres. Logo em seguida, aconteceu com as equipes das regionais de Barra do Garças, São Félix do Araguaia e Rondonópolis

Em Porto dos Gaúchos, os técnicos representam 22 municípios e entre eles: Itanhangá, Guarantã do Norte, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Novo Mundo, Nova Guarita, Paranaíta, Juara, Novo Horizonte do Norte, Castanheira, Nova Canaã do Norte, Tapurah, Terra Nova do Norte, Brasnorte, Claudia, Sorriso, Ipiranga do Norte, Carlinda, Aripuanã, Alta Floresta, Juína e Sinop.

São parceiros na última edição, a Prefeitura Municipal, Câmara Municipal e empreendedores.

 





































































































































































Relação dos técnicos 




Nenhum comentário:

Postar um comentário