2 de julho de 2022

Grupo Flor Ribeirinha se destaca em Festivais de Folclore na Europa.

Por: Blogdovaldemir

O Grupo Flor Ribeirinha de São Gonçalo Beira Rio, que está realizando uma turnê por países da Europa, participou ontem da abertura oficial do segundo Festival de Folclore em Maribor, na Eslovênia, representando o Brasil.

O grupo apresenta em seu repertório, as danças do Siriri e o Rasqueado cuiabano, além do Frevo, Samba e o Boi Bumbá, um espetáculo que mostra a diversidade cultural presente nas regiões brasileiras.

O tradicional Siriri que reflete a cultura Mato-grossense, com o ritmo contagiante viola de cocho, o mocho e o ganzá. A dança do Boi Bumbá, uma manifestação, oriunda do Norte, o Frevo do Nordeste e o Samba, da região Sudeste, uma das principais manifestações da cultura nacional.

O diretor artístico do grupo, Avinner Brandão, destaca que o Flor Ribeirinha nesta turnê, realizará 40 apresentações nos Festivais de Folclore da Eslovência, Croácia e na Bulgária, até o final do mês de julho.

“Mostramos com muita energia as cores e a beleza da cultura popular brasileira, especialmente a nossa cultura Mato-grossense. Na estreia, a dança do Boi Bumba empolgou o público presente, onde destacamos a força da cultura indígena”, disse ele, lembrando que os dançarinos e músicos também participa dos desfiles pelas ruas, com muita alegria dançando com o público, além de outras atividades inseridas na programação.

O grupo participa dos Festivais, a convite da Federação de Festivais Internacionais de Dança (FIDAF), entidade reconhecida pela sua atuação na Europa, Ásia e outros continentes.

Leia Também:  "Eu sou partidário de uma terceira via para sair dessa polarização que nos encontramos"

O Flor Ribeirinha foi selecionado pela qualidade artística e por representar a pluralidade da cultura, levando em seu repertório de danças, quadros alusivos as regiões brasileiras.

O presidente do setor América, representante nacional para o Brasil e membro da Comissão de Festivais da FIDAF, Regis Bastian, frisou que o grupo é o pioneiro a voltar aos cenários, provando que é possível seguir com os festivais e turnês de forma segura, levando o melhor de cultura aos diversos cantos do mundo.

“Neste aspecto o poder público tem importante papel neste momento pois o setor cultural como um todo estava e ainda segue bastante desarticulado devido as restrições da pandemia”, observou.

Na sua avaliação, o Grupo Flor Ribeirinha é o mais preparado para os festivais, pois além dos quadros regionais como o Siriri e Rasqueado, possui outros a diversas regiões brasileiras, com destaque ao Amazonas, com o Boi Bumbá.

“Não tenho dúvidas de que não houve escolha melhor para os organizadores quanto ao Flor Ribeirinha, pois é um grupo que transmite emoção e alegria a todos que assistem, sem sombra de dúvida o sucesso será continuo ao longo de toda turnê”, garantiu Regis Bastian.

A Federação de Festivais Internacionais de Dança (FIDAF) nasceu a partir da junção dos dois maiores festivais de todo o mundo, o de Cheonan na Coréia do Sul onde o Flor Ribeirinha obteve o segundo lugar em 2016 e Büyükcekmece na Turquia onde o grupo foi campeão em 2017, visando congregar sob uma nova organização, os melhores festivais e grupos desde a sua fundação em 2012 na Coréia do Sul, sede da organização que é mantida pelo governo.

Leia Também:  Domingo vá as urnas com consciência, chegou o seu momento: é você e a cabine de votação

No Brasil, a entidade está presente desde a sua fundação visando sempre levar os melhores grupos aos festivais, visando uma ampla divulgação da cultura popular brasileira, principalmente através da dança e música tradicionais.

FONTE: https://www.blogdovaldemir.com.br/destaques/grupo-flor-ribeirinha-se-destaca-em-festivais-de-folclore-na-europa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário