1 de julho de 2022

Reunião de Turismo Rural é realizada em Mimoso - Santo Antônio do Leverger - MT. confiram !

A Empaer (Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural) realizou  nesta sexta-feira dia 01 de julho de 2022  às 9h30,  uma reunião no Memorial Rondon no Distrito de Mimoso  - Município de Santo Antônio do Leverger,  com os moradores da comunidade.

O Distrito de Mimoso está Localizado à 90 km de Cuiabá.

O  Tema principal da reunião o turismo rural e teve como objetivo dar início a   identificação  e aproveitamento do potencial da região para incrementar a cadeia produtiva do Turismo Rural.

Na oportunidade, o Agente Técnico da Empaer Geraldo Donizeti Lucio esteve explicando as vertentes do turismo no meio rural como: Caminhada da Natureza, Produção Associada ao Turismo, Turismo de Aventura, Turismo Ecológico, Turismo Étnico, Turismo com Base Comunitária, Turismo Regenerativo e outros.

Os participantes receberam um formulário de diagnóstico do ‘Projeto de Formatação Turística Comunidade Mimoso e Região’, para ser respondido e entregue em uma segunda  reunião prevista para ser realizada num prazo de 30 dias.

Participaram   da reunião: Geraldo Donizeti Lúcio – COATER – CENTRAL, supervisor técnico da Empaer de Santo Antônio do Leverger José Givaldo,  Maricelle Lima Vieira  Assessora de Imprensa da  Empaer/MT, Ludmila Bodnar – ESLOC de Santo Antônio do Leverger,  coordenador da regional de Cuiabá, Isaías de Oliveira, Tecnicos da Empaer de Santo Antônio do Leverger: Gláucio Rogério Guimarães e  Natan Martins de Siqueira Queiroz, Extensionistas Rural do ESLOC de Santo  Antônio do Leverger, Antônio Luís G.L. Amorim presidente  da Associação de Amigos e Parentes de Rondon, o Muricio presidente da Associação de Moradores de Mimoso, o Gestor do Memorial Alirio, Deuzita e Jaco funcionários do Memorial e  demais   moradores locais e produtores rurais.

Mimoso é um distrito de Santo Antônio de Leverger, no estado de Mato Grosso, sua população é de aproximadamente 2 763 habitantes, sendo 1 511 homens e 1 252 mulheres, possuindo um total de 1 258 domicílios particulares, foi criado pela lei estadual nº 1.178, de 17 de dezembro de 1958.

Foi em Mimoso que nasceu o Marechal Candido Rondon, na comunidade de Mimoso foi construído o Memorial Rondon que está aberto a visitação turística todos os dias da semana, começou a se destacar pelas majestosas cachoeiras escondidas nas fazendas da região.

O distrito de Mimoso se tornou a mais nova opção de lazer para os aventureiros.

As  cachoeiras são formadas na encosta da Serra São Jerônimo, uma região com diversos córregos, que deságuam no Rio Mutum e correm para as Baías de Siá Mariana e Chacororé, no Pantanal de Mato Grosso.

Estes fatores aliados a produção da agricultura familiar existente, cultura, artesanato e gastronomia, configuram potencialidades para o desenvolvimento de um projeto de turismo rural com produção associada ao turismo e caminhadas na natureza no distrito de Mimoso.

TEXTO: Geraldo Lucio

FOTOS: Maricelle, Geraldo Lucio, Natan Queiroz e Antônio 




2 comentários:

  1. Excelente reunião, produtiva e algumas coisas já encaminhadas. Parabéns ao amigo Geraldo e todos outros envolvidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos avançando no processo, contando com a participação de toda comunidade !

      Excluir