11 de dezembro de 2020

Por que choramos? A ciência explica


Segundo pesquisas, além de fortalecer as relações interpessoais, as lágrimas tem poder de cura física e emocional

Kelisson Rodrigues
Globo+
Por que choramos? A ciência explica (Foto: Getty Images)
POR QUE CHORAMOS? A CIÊNCIA EXPLICA (FOTO: GETTY IMAGES)

Dor, tristeza, emoção, raiva... aparentemente, esses são os únicos motivos pelos quais nós, seres humanos, choramos. Mas estudos recentes mostram que as lágrimas tem funções mais importantes do que você imagina.
 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEUm trabalho de pesquisa realizado pela Universidade de Tel Aviv (Israel) e publicado no site científico Evolutionary Psychology, mostra que, além de funcionar como sinal de socorro fisiológico, o choro pode fazer as relações interpessoais mais fortes. Afinal, ao identificar que um amigo, ou conhecido, está soluçando de tanto chorar, ir abraçá-lo, ou dizer uma palavra de conforto, pode ser benéfico para ambas as partes, fortalecendo, assim, nosso senso de comunidade.

O coordenador do estudo, o Dr. Oren Hasson, explica que o pranto é um comportamento altamente evoluído e estratégico, pois tem o poder de atrair a simpatia dos semelhantes e abaixar a guarda de um possível inimigo. É melhor construir pontes do que muros , não é mesmo?
 

Outra que estudou o comportamento foi a Dra. Judith Orloff, professora de psiquiatria da UCLA (Universidade de Los Angeles, nos EUA).
 

Em artigo escrito no site Psichology Today, a autora do livro Emotional Freedom (Liberdade Emocional, na tradução) revelou que as lágrimas tem o poder de manter os olhos lubrificados e limpos de partículas nocivas. Além disso, ao atravessar o canal lacrimal, o líquido mantém nossas narinas úmidas e livres de bactérias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário