18 de março de 2020

A crise do Coronavirus e os impactos no turismo.



O Coronavirus - (Covid - 19) neste momento em que se espalha pelo mundo, traz um impacto muito grande no setor do turismo que é feito com a utilização de equipamentos e serviços, envolvendo meios de transportes intermodal, pessoas nos trabalhos, ambientes confinados para hospedagens,  alimentação, eventos, reuniões, lazer, entretenimento enfim o mundo do turismo é deveras muito envolvente e movimenta significativamente a economia.
Como não há barreiras geográficas para conter a propagação de vírus, o crescimento do contágio se dá de forma acelerada e alarmante em todo o mundo, por isso os prejuízos são difíceis de calcular. 

O turismo, e seus segmentos do qual fazem parte não apenas destinos de férias e lazer, como também festas populares, religioso, pesca esportiva, ecoturismo, turismo rural, turismo esportivo, feiras de negócios, dentre outros, tem sido o setor mais afetado. 

Algumas atitudes tem sido tomadas pelo mundo todo em relação ao turismo, cancelamento de eventos de vários portes, reuniões, visitas de deslocamentos por terra, por água e pelo ar. 

O trade tem realizado campanhas visando o não cancelamento dos pacotes e sim a remarcação, entendendo que o Coronavírus é uma questão de tempo e logo tudo irá voltar ao normal. 

É tempo de união das forças no sentido de se ter o menor impacto possível neste período, toda criatividade será necessária. 

Toda crise mundial como esta em que estamos passando, tem seus efeitos catastróficos, afetando pessoas físicas, jurídicas. 

É um momento de refletirmos sobre a vida, sobre a solidariedade sobre o relacionamento interpessoal, e tirarmos as barreiras do egocentrismo e procurarmos ser mais humanos. 

Eu particularmente creio que colocando a parte os fatores negativos desta crise e considerando que ela irá durar poucos meses, alguns analistas de saúde e especialistas em endemias e pandemias, calculam de quatro a seis meses. 

Passando todo este turbilhão de problemas, o legado que irá ficar será o da valorização da vida, do ser humano. 

Por exemplo o setor do turismo que na maioria das vezes tem sido menosprezado pelos poderes público em todas as esferas, nesta crise causada pelo Coronavirus passa a dar visibilidade para sociedade que tem sim a sua importância no contexto econômico com impactos sociais uma vez que o turismo é um setor econômico que faz a moeda circular movimentando mais de 50 outros setores da economia. 

O que vemos neste momento as viagens com motivações turísticas sendo canceladas afetando toda cadeia envolvida direta e indiretamente, nos seus equipamentos e serviços turísticos. 

Infelizmente esta crise será uma forma de visibilidade para que o setor do turismo possa mostrar para os setores de governo e demais atores envolvidos a importância do turismo para economia do país. 

Enquanto estamos nesta situação de crise, só nos resta ter fé em Deus e seguirmos as orientações das autoridades de saúde. 

Portanto sem tratamento específico, o coronavírus deve ser combatido com medidas de prevenção: 

Lavar as mãos frequentemente com água e sabão

Usar lenços descartáveis para higiene nasal (nada de lencinhos de pano!)

Cobrir nariz e boca sempre que for espirrar ou tossir com um lenço de papel e descartar no lixo

Higienizar as mãos sempre depois que tossir ou espirrar

Evitar tocar em olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas

Manter ambientes ventilados

Não compartilhar objetos de uso pessoal como copos, garrafas e talheres

Evitar locais com aglomerações de pessoas 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas .

É hora de voltar pra casa

Se cuidar e cuidar de nossas velhas e velhos!

E quem não tem casa pra voltar?

Ou esqueceu o caminho de casa?

E velhos que não tem ninguém pra voltar?

E as pessoas que são sequestradas de casa desde sempre para servir filhos dos filhos dos sequestradores de seus avós?

E tantas que não sabem o significado da liberdade e poder de voltar pra casa?

E quem foi colocado pra fora de casa pelos seus mais velhos?

Enquanto é tempo! Precisamos construir um mundo onde todas as pessoas tenham o direito a essa hora!

A hora de voltar pra casa.


Blogueiro
Geraldo Lúcio

Nenhum comentário:

Postar um comentário