4 de abril de 2016

SEDEC Turismo realizou um FAMPRESS de Jornalista Regional em Campo Novo dos Parecis

FAMPRESS NA ALDEIA WAZARE EM CAMPO NOVO DOS PARECIS
Texto: Geraldo Lúcio.
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico - através da sua Secretária de Adjunta de Desenvolvimento do Turismo, está realizando o FAMPRESS de Jornalistas no município de Campo Novo dos Parecis, que está localizado a 450 km de Cuiabá, este evento faz parte da Programação da Feira Internacional de Turismo do Pantanal - FIT do Pantanal que acontecerá nos dias 20 a 25 de abril de 2016.

Na sexta feira dia 01 de abril, os jornalistas visitaram a Aldeia Indígena Wazare que fica aproximadamente 68 km da uma hora da sede do município.

A aldeia, criada há cinco anos, está localizada às margens do Rio Verde. 

O Cacique Rony Azoinaice recebeu os jornalistas com a sua endumentária indígena e fez uma explanação de como ele é seu povo criou com o intuito de desenvolver o etnoturismo indígena, onde a cultura dos Paresí-Haliti.

Já no sábado dia 02 de abril foi o dia da visita na Aldeia Indigena Quatro cachoeiras e Aldeia Utiariti.

A aldeia localizada a 33 km da cidade, chegando na Aldeia os jornalistas foram recebidos pelo Cacique Narciso Kazaizase, que  recepcionou a todos e logo foi falando de sua origem, nascido na Aldeia Kuxixico, um ancião de 85 anos de idade que é respeitado como um dos caciques mais tradicionais do Povo Paresí-Haliti. 

Em 1954 Narciso abandonou seu internato na Missão Jesuítica de Santa Terezinha do Utiariti para formar a Aldeia Seringal e, posteriormente, mudou-se para a Aldeia Quatro Cachoeiras, localizada dentro da Terra Indígena Utiariti. O nome da aldeia é devido às quatro belas quedas d´agua formadas pelo Rio Sacre, localizado neste território. Elas são paralelas umas às outras e cercadas por mata densa. Para chegar as quedas da Aldeia Quatro Cachoeiras, caminha-se em uma trilha curta e estreita. O local é de grande beleza e indicado para a contemplação.

Em 2007, ocorreu na Aldeia Quatro Cachoeiras a solenidade para a abertura do I Jogos Interculturais Indígenas de Mato Grosso e o recebimento da tocha olímpica dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, fato que marcou a história tanto da aldeia quanto do Município.
Atualmente a Aldeia está inserida em um Roteiro de Etnoturismo Indígena, formatado pela Prefeitura Municipal de Campo Novo com  o apoio do Governo do Estado, através da SEDEC Turismo.

A visita se estendeu para o Salto Utiari que está localizado na Aldeia Indígena Utiariti, o salto é um dos mais imponentes de Mato Grosso. Formado pelas águas do Rio Papagaio, tem queda de aproximadamente 90m e grande volume d’água. Partindo da aldeia, com uma pequena caminhada, chega-se à parte superior da cachoeira onde há uma pequena piscina natural para banho. Interessante é que a piscina tem correntes de água quente e fria. 

Para contemplar o salto de frente é necessário também caminhar por outra trilha íngreme e cercada por mata densa para se chegar a um mirante e apreciar a beleza do Salto.

Os jornalistas ficaram muito satisfeitos com o que viram e o objetivo da SEDEC Turismo com este evento e de dar visibilidade para um Turismo pouco conhecido pelos mato-grossenses e por que não dizer Brasil e mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário