1 de agosto de 2014

FCO Fundo Constitucional amplia oferta de crédito em Mato Grosso



SINARA ALVARES
Redação/Secom-MT




Lenine Martins/Secom-MT

Reunião FCO

Em 2014 foram aplicados R$ 1,4 bilhões do Fundo Constitucional do Centro Oeste (FCO) em Mato Grosso, montante que ajudou a alavancar a produção da agricultura, pecuária e comércio no Estado. Os recursos do FCO a serem aplicados em 2015 serão discutidos nesta sexta-feira (01.08) na superintendência do Banco do Brasil, em Cuiabá, às 8h30, com a presença de representantes do governo, bancos e setor produtivo. 



Estes recursos são fundamentais para o desenvolvimento do estado, segundo o secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Luiz Carlos Alécio. Nos últimos 20 anos, o FCO gerou 5 milhões de empregos e aplicou R$ 50 bilhões na economia do Centro-Oeste. Segundo Alécio, desse montante 29% foi aplicado em Mato Grosso. “Somos o estado que mais recebe recursos do FCO, durante estes 20 anos calculamos que estes recursos geraram cerca de 1,2 milhões de empregos”.

O FCO também tem um papel fundamental para o fomento da agricultura familiar em Mato Grosso. Cerca de 25,5% dos recursos aplicados em Mato Grosso foram destinados para esta atividade. “Nunca deixamos que faltasse recurso para os pequenos produtores”, disse Alécio.

O Fundo Constitucional é vantajoso, pois possui taxas de juros reduzidas, prazos diferenciados e carência para pagar, segundo o superintendente da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Cléber Ávila. Dos 466 municípios da região Centro-Oeste, todos possuem pelo menos uma contratação do FCO. “A expectativa é que todos esses recursos retornem ao fundo por meio das parcelas e assim mais créditos sejam liberados. Nesta sexta vamos definir onde serão aplicados os recursos para 2015, com representantes dos bancos, governo e setor produtivo”.

O Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) é um fundo de crédito criado pela Constituição Federal de 1988, com objetivo de contribuir para o desenvolvimento econômico e social da Região Centro-Oeste, mediante financiamentos direcionados às atividades produtivas, voltados aos setores econômicos industrial, agroindustrial, agropecuário, mineral, turístico, comercial e de serviços.

A área de atuação do FCO abrange o Distrito Federal e os Estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. É administrado pelo Ministério da Integração Nacional, pelo Banco do Brasil - como agente financeiro - e pelo Condel/FCO - Conselho Deliberativo do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário