31 de outubro de 2023

Que tal participar de uma Caminhada na Natureza em Restinga Sêca, RS?

 

O evento “Caminhando com os Quilombolas: história e ancestralidade” acontecerá no sábado, dia 11 de novembro, em Restinga Sêca, RS. O evento é uma forma inclusiva e interativa de turismo rural com potencial de fortalecer o desenvolvimento rural no Geoparque Quarta Colônia. O trajeto será de 7 km passando pelas Comunidades Quilombolas do município. 💚   

O ponto de partida e concentração será na Comunidade São Miguel do Carvalhos em Restinga Sêca, onde no dia da caminhada haverá a recepção com o café da manhã no valor de R$ 15,00 e com oportunidade de conhecer a cultura Quilombola. A saída está programada para 8h30min onde os participantes terão a oportunidade de conhecer os modos de vida e a cultura das Comunidades Remanescentes de Quilombos passando por locais que trazem sua luta e sua história na região e chegando até a comunidade Rincão dos Martimianos. No final haverá momentos culturais das comunidades com apresentações e uma feira de artesanato e produtos coloniais. O almoço, por adesão, terá um custo de 35 reais, com o cardápio de feijoada, arroz branco, frango assado, couve, farofa, laranja, mandioca e saladas diversas. Haverá uma sobremesa (opcional) de arroz de leite, pudim e doce de abóbora pelo valor de R$ 5,00. 

A expectativa é que o evento reúna um grande número de participantes e ajude a promover ainda mais o conhecimento sobre a cultura quilombola e a região como um destino turístico de excelência.

🔰Inscrições em: https://encurtador.com.br/jloqF


Reunião na SEAF -, Nos Preparativos para a realização da 3° edição do Dia Especial Turismo Rural Caminhos do Morro

 





26 de outubro de 2023

Produtores oferecem alimentos frescos e diversificados na 1ª Feira da Agricultura Familiar nesta quarta-feira (25)

 


25 de Outubro de 2023 às 14:51
Além de legumes e verduras, evento terá queijos, bolos típicos, artesanato, entre outros itens
Pollyana Araújo | Secom-MT


A | A
Agricultores familiares participam da 1ª Feira da Agricultura Familiar, nesta quarta-feira (25.10), no pátio do Centro Universitário de Cuiabá (Unic), na Avenida Beira Rio, a partir de 17h, com produtos diretos do campo. O evento conta com o apoio da Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (Seaf-MT). 

Ao todo, serão montadas tendas com queijos e outros derivados de leite; cachaças artesanais; mel; artesanato; doces artesanais; licores; pastéis; bolos tradicionais, como bolo de arroz, bolo de queijo e francisquito, além de legumes, verduras, frutas e hortaliças.

“É uma oportunidade para que os produtores possam comercializar seus produtos nessa feira realizada em um local com grande movimento de pessoas. O evento beneficia os produtores, mas também torna acessível à população o acesso a alimentos de qualidade”, pontuou a secretária estadual de Agricultura Familiar, Teté Bezerra. 

A feira contará com produtores de Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento, Poconé e Alta Floresta.

Entre os participantes estão a Cooperativa de Comercialização de Agricultores Familiares de Economia Solidária e Extrativismo da Baixada Cuiabana (Coopeveg), que, em abril de 2023, recebeu 10 tendas de feira da Secretaria de Agricultura Familiar do Estado, e produtores das Comunidades Quilombolas de Capão Verde e Mata Cavalo, em Poconé e Nossa Senhora do Livramento, respectivamente, entre outros.

25 de outubro de 2023

Turismo Rural um Segmento Promissor

 O Turismo Rural  deixou de ser apenas um nicho de mercado, ganhou estatus  sendo Segmentado junto ao Ministério do Turismo e Ministério do Desenvolvimento Agrário, tem sido desenvolvido em todos os estados do Pais e  em Mato Grosso vem ocorrendo nas 15 as regiões turísticas definidas pela Regionalização do Turismo.


Podemos afirmar que este advento tem o seu começo nos anos 80 por iniciativa de algumas fazendas no Pantanal que em busca de alternativas de rendas em detrimento ao declínio da atividade pecuária extensiva,  abriram as sua porteiras  para esta atividade, obtendo sucesso com o passar dos anos, sendo case de sucesso e referência, se estendendo para outras regiões.

Este segmento se evidência em Grandes, Médias e até em pequenas propriedades, denominadas pelo MDA, como unidades de agricultores familiar, o Turismo Rural, conta com apoio do Governo através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agricultura Familiar–Empresa de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural – EMPAER, SEBRAE, AMM e demais entidades da sociedade civil organizada,  grupos formais e informais.

Este segmento tem proporcionadso novas frentes e formas de trabalho, rendas e negócios, e está no âmbito da diversificação das atividades nas unidades produtivas, sendo inclusivo e solidário.

Podemos citar alguns municípios em que o Turismo Rural está com mais evidência, tais como: Cuiabá, Poconé, Rondonópolis, Campo Verde, Nova Mutum, Nobres, Chapada dos Guimarães, Nossa Senhora do Livramento, Alta Floresta, Barra do Bugres, Primavera do Leste, Tangará da Serra, Cáceres e muitos outros municípios de Mato Grosso, são municípios onde a atividade do turismo rural já se encontra consolidado ou em processo de implantação.

Aos produtos contemplam atividades como : Cavalgadas, Caminhadas na Natureza, manejo de gado, ordenha, produção artesanal dos derivados do leite, cultivo de pomares e hortaliças, caminhadas ecológicas e observação de fauna e flora compõem roteiros que possibilitam a crianças e adultos vivenciar experiências no mais autêntico meio rural mato-grossense.

Nas Grandes e Médias Fazendas fazendas, nos Assentamentos de Agricultores Familiar, nas Comunidades Tradicionais, Quilombolas e Tribos Indígenas, estando o turistas hospedados em pousadas rurais, ou mesmo em day use, as atividades de Turismo Rural são autênticas, o dia começa quando o galo canta anunciando a chegada de uma nova temporada de emoções e momentos inesquecíveis.

Os roteiros de Turismo Rural na Agricultura Familiar, são formatadaos tendo como base a presença da familia na unidade produtiva a produção agrícola, pecuária, criação de pequenos animais, agroindústria, artesanato e manifestações culturais, a produção associada ao turismo tem sido uma  forma de expressar as atividades dos pequenos agricultores, outra forma é o turismo com base local ou comunitária que permite uma vivência e viagem ao tempo com os saberes e fazeres dos povos tradicionais.

Em regra geral, a Formatação do Produto, deve estar comprometido com  a disposição e a motivação do agricultor, no ponto de vista da oferta, aliado ao comportamento do mercado, no ponto de vista da demanda, olhando o lado do turista,  estes são fatores que somados e diversos insumos, irão  determinar o tipo de turismo que será desenvolvido.



Texto: Geraldo Donizeti Lúcio 

Produtos da agricultura familiar de MT serão vendidos em feira no Sesc Arsenal

 



24 de Outubro de 2023 às 17:56
Iniciativa piloto será realizada no dia 28 de novembro, com variedades de produtos, a convite da direção do Sesc
Maricelle Lima Vieira | Empaer-MT


Empaer
A | A
Produtos da agricultura familiar passarão a ser comercializados no Sesc Arsenal, em Cuiabá, após o resultado positivo da feira da agricultura familiar durante o Festival Internacional de Turismo do Pantanal – Fit Pantanal, realizada em maio deste ano. A definição do projeto piloto ocorreu durante reunião realizada nesta terça-feira (24.10).

A edição piloto da iniciativa será no dia 28 de novembro.

O encontro teve a participação de produtores familiares, representantes da na Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (Seaf), da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Empaer), e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), por meio do Serviço Social do Comércio (SescMT).

A construção da parceria será formalizada entre as partes via termo de cooperação técnica. A proposta é que a feira seja semelhante ao tradicional Bulixo, referência em cultura e gastronomia, realizado todas as quintas-feiras, no mesmo espaço.

O técnico da Empaer Geraldo Donizete Lucio explicou que a feira da agricultura familiar durante o Festival Internacional de Turismo do Pantanal – Fit Pantanal, serviu de referência. “Foi um sucesso de público e de venda. Fomos procurados pelo Sesc e nos colocamos à inteira disposição em ajudar”, afirmou.

Segundo Geraldo, a equipe da Empaer e Seaf serão responsáveis por identificar e mobilizar os produtores familiares.

“Nessa primeira reunião foram mobilizados agricultores, representantes de cooperativas, associações e comerciantes. Todos estão bem animados com a expectativa de comercializar seus produtos nos corredores do prédio histórico do Sesc Arsenal”, frisou. 



Moradoras da Comunidade Quilombola de Mata Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento, Cecilia Maria Pinho Rodrigues, Maria Veronica Raldi e Jacira Correa Sarate produzem produtos à base de cumbaru, copaíba e jatobá. Elas se disseram animadas com a oportunidade de comercializar seus produtos no espaço.

“Faço biscoitos à base de cumbaru e é o maior sucesso nas feiras. Minhas amigas vendem óleo, sucos e cascas. Vender meus produtos no Sesc Arsenal é realizar um sonho. O espaço é muito bonito”, enfatizou Maria Veronica. 

Na apresentação da proposta, o diretor regional do Sesc-MT, Allan Serotini, explicou aos participantes como será a logística da feira. “Todas as terças-feiras, das 17h às 21h, e, dependendo da quantidade de expositores, haverá um rodízio. Mesas para a exposição dos produtos e o que for necessário serão disponibilizados pelo Sesc”, destacou. 

De acordo com Allan, também será dado apoio no material de divulgação, com a criação de uma marca própria, barracas serão personalizadas e aventais de identificação.

Ao final da reunião, ficou definido a criação de um grupo para o alinhamento das informações, perfil, entre outros fatores. Toda articulação e definições serão construídos em conjunto entre as entidades e os produtores.