30 de abril de 2015

Trajetória de Marechal Rondon é transformada em uma exposição

Autor: Redação da Folha com Site

Fonte: Folha do Estado

A trajetória do brasileiro Cândido Mariano da Silva Rondon é tema da exposição itinerante “Rondon: A Construção do Brasil e a Causa Indígena”, que chega à Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), na próxima quarta-feira (22.04). A mostra – que é direcionada às escolas públicas, aos professores, pesquisadores, alunos e público em geral – fica até o dia 24 de abril , no hall de entrada da instituição. A abertura ocorre às 8h30. 

A exposição - que faz parte do Projeto Memória, uma iniciativa da Fundação Banco do Brasil, é composta por 16 painéis, contendo fotos e textos que contam o caminho percorrido pelo “Marechal da Paz” ou “Marechal Humanista” na vida e na frente da implantação das linhas telegráficas no Brasil. Além disso, serão exibidos duas produções cinematográficas: “Rondon e a Cartografia” e “Roosevelt Rondon - a expedição”, ambos com direção do cineasta e jornalista Cacá de Souza. 

O primeiro, um média metragem, apresenta um rico material fotográfico, cinematográfico e cartográfico realizado pelo próprio Rondon e seus auxiliares. Nas longas missões pelo interior do país que se estenderam por mais de cinco décadas foram reunidas informações e referências geográficas e antropológicas relevantes e precisas para o desbravamento do interior do país. Seus resultados deram ao marechal mato-grossense reconhecimento internacional.

Já o segundo, em vídeo, traça um paralelo entre a expedição realizada pelo ex-presidente americano Theodore Roosevelt e o Marechal Rondon para chegar a nascente do Rio da Dúvida, em pleno coração da América do Sul. Rastrear os registros desta aventura foi o viés exploratório do diretor, que traz o resgate em filmes, fotos e documentos localizados em instituições como a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e museus americanos e brasileiros. 

“Essa é uma ação que integra a programação comemorativa aos 150 anos de Rondon, que nasceu em 05 de maio de 1865”, lembra a coordenadora de Projetos Educativos da Seduc, Mariana Máximo, ressaltando que 2015 foi estabelecido pelo governo do Estado como o ano de Rondon - também considerado o Patrono das Comunicações no Brasil. 

Criado em 1997, o Projeto Memória tem a missão de resgatar, difundir e preservar a memória cultural do País por meio de homenagens a personalidades que contribuíram para a transformação social e a construção da cultura brasileira. Oferece ainda suporte a professores, pesquisadores e estudantes de todo o Brasil. 


Homenagem 


Cândido Rondon foi um grande pacifista. Com descendência indígena, nasceu em 1865, em Mato Grosso. Adotou o lema “Morrer se preciso for; matar, nunca!” e gerou uma nova relação entre o Estado e os indígenas, sendo um dos responsáveis pela instituição do Dia do Índio. 


Ao todo, percorreu mais de 50 mil quilômetros em território nacional, incluindo em mapas rios ainda não catalogados. Em sua trajetória, destaca-se também sua atuação pela integração nacional, tendo como princípio o Positivismo, do qual se tornou adepto. Deixou seu nome na história do Brasil e foi indicado três vezes ao Prêmio Nobel da Paz. “É um oportunidade dos visitantes perceberam a importância de Cândido Rondon para a valorização do Índio em painéis que contam a história”, afirmou a coordenadora da Biblioteca, Valéria Alves de Oliveira. 


Pousada no Pantanal oferece contato com a natureza e é opção para feriado prolongado



Da Redação - Stéfanie Medeiros
Foto: Divulgação
Pousada no Pantanal oferece contato com a natureza e é opção para feriado prolongado
O Pantanal mato-grossense é uma das preciosidades do estado em vários sentidos. O paraíso ecológico, além de abrigar uma infinidade de espécies e ser fonte para as mais diversas pesquisas, também possui grande potencial turístico pela sua beleza. Para aqueles procurando um destino neste feriado de Tiradentes (sexta-feira, 30 de abril), a Pousada Piuval Pantanal é uma das opções.

Leia mais:

A pousada está localizada a 10 km de Poconé e a 110km da capital Cuiabá, dentro da Fazenda Ipiranga, com 7 mil hectares. De acordo com a assessoria do estabelecimento, os turistas poderão desfrutar de uma infraestrutura com conforto, ar condicionado, internet Wi-Fi, piscina com cascata, quadra de vôlei, playground, torre de observação, entre outras, além do auxílio de um guia, caso optarem. 

Nesta época do ano, quando começa as vazante das águas, que se inicia em abril e dura até o mês de setembro, é possível observar com clareza a biodiversidade do ambiente. Por isto, há na pousada atividades de passeio pela região, que vão desde passeios de barco e a cavalo, caminhadas, canoagem, até safári fotográfico e pesca esportiva.

Rica por sua fauna e flora, o santuário ecológico do Pantanal possui um leque extenso de árvores, plantas, ervas e outros tipos de vegetação. A interação com animais, como a onça-pintada, arara-azul, anta, peixes e o pássaro símbolo do Pantanal, o tuiuiú, tornam a hospedagem uma oportunidade única para encantar o coração dos turistas.

Os preços variam de acordo com a hospedagem, mas o pacote para casal de 03 noites sai a partir de R$ 1350, já para 02 noites custa a partir de R$ 980 e ambos incluem café da manhã e almoço, além de toda a estrutura da pousada. Já bebidas e passeios são extras.

Serviço

Rod. Transpantaneira Km 10 - Zona Rural Poconé, Mato Grosso, Brasil
reservas@pousadapiuval.com.br
Para saber mais, clique AQUI 

GESTOR X EMPREENDEDOR


Foto de Geraldo Lúcio.

As diferenças entre o empreendedor e o gestor

O empreendedor é feito de comportamento e atitudes e o gestor é forjado na disciplina e técnica administrativa

O primeiro impulso após ter um sonho e realizar o sonho de ser empreender é acreditar,

Muito além de acreditar  é tomar atitude  e colocar a mão na massa.

O segredo do sucesso de um empreendedor!

Trabalhar, trabalhar, trabalhar, trabalhar e não deixar de trabalhar..................
Quem acredita que sendo empreendedor vai trabalhar menos, está profundamente enganado.

Se o que te move a empreender, é o pensamento de trabalhar menos, muito provavelmente terá uma grande decepção.

Geraldo Lucio e Diego Augusto técnicos da SEDEC -Turismo em Campo Novo dos Parecis.

Ontem estivemos em Campo Novo dos Parecis eu e o colega Diego Augusto fomos hiper bem recebidos pelos nosso colegas, Wanderley, João Ricardo, Silvia e equipe da SECULTUR.
obrigado a todos pela presteza e ótima receptividade.

SAIBA MAIS SOBRE - Capivara do Pantanal


Um mamífero roedor que pertence à famíliaHydrochaeridae. Trata-se do maior animal entre os roedores.
Um animal adulto chega a ter 1,20 m de comprimento e pesa até 60 kg, em seu habitat natural. Em cativeiro chega a 80 kg. Sua pelagem é rala e grosseira, de cor castanha. 

Seus dedos, quatro nas patas dianteiras e três nas traseiras, são unidos por membranas que a tornam?

SAIBA MAIS SOBRE - Capivara do Pantanal uma ágil nadadora. Seus dentes incisivos medem 1 cm de largura e podem chegar a 7 cm de comprimento, pois apesar de serem frequentemente desgastados (devido ao hábito das capivaras de roerem troncos e pedras), eles não param de crescer.

PRATOS DE MILHO VERDE BOM DEMAIS

Quem gosta de uma milho e aprecia estes pratos!
EU GOSTO MUITO !
Qual dessas delicias vcs preferem ?

29 de abril de 2015

TÉCNICOS DA SEDEC -TURISMO EM CAMPO NOVO DOS PARECIS

Primeiro cocar usado pelos índios Parecis

Foto de Geraldo Lúcio.
  • Geraldo Lúcio



Visita na Casa do Artesão de Campo Novo dos Parecis
 — com Joao Ricardo Bispo.

  • Geraldo Lúcio


.

Visita no museu de Campo Novo dos Parecis, peças indígenas