30 de abril de 2013

Conselho de Desenvolvimento Agrário de Mato Grosso, aprova liberação de R$ 36 milhões do FCO

 
 

Após quatro anos de inatividade de reuniões deliberativas, o Conselho de Desenvolvimento Agrícola de Mato Grosso (CDA/MT) voltou a se movimentar já na primeira reunião de 2013, realizada na tarde de segunda-feira (29), aprovou a liberação de R$ 36 milhões do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO). O montante será para atender a Agropecuária Margarida, empresa instalada no município de Nova Mutum e responsável pela produção de suínos.

Com 5.500 matrizes nos dias atuais, a Agropecuária Margarida planeja, com a injeção de recursos do Fundo, saltar para 22 mil matrizes. Tal avanço, de acordo com o presidente do CDA/MT e secretário de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Meraldo Sá, permitirá que mais empregos e receita aos cofres públicos sejam gerados. “A empresa irá expandir e precisará contratar mais pessoas. Com o aumento de suínos, crescerá o consumo de milho e farelo de soja, base de alimentos desses animais, e consequentemente os produtores desses dois grãos vão ser beneficiados”, comenta Meraldo Sá. Com acréscimo de suínos nos galpões, a Agropecuária Margarida calcula o consumo anual de 112 mil toneladas de milho e 43 mil toneladas de farelo de soja na ração dos animais.

O Conselho de Desenvolvimento Agrícola reúne órgãos governamentais e não-governamentais. São eles: Sedraf, Aprosmat, Secretaria Extraordinária de Acompanhamento Logístico e Intermodal de Transporte, Sedtur, Seplan, Sicme, Ampa, Aprosoja, Banco do Brasil, Famato, Acrismat, Acrimat, Sema, Crea, CRMV, OCB, Fetagri, Setpu, Setas, Sefaz, Secid, AMM e Indea.
















 








 

 

Geraldo Lucio entrega seu livro ao Hur Ben na Secretaria Nacional da Agricultura Familiar

Eu (Geraldo Lucio) com muita alegria estou entregando ao Hur Ben, um exemplar do  meu Livro de denominado - TURISMO NO MEIO RURAL DE MATO GROSSO.
No dia 30 de abril, quando da visita ao  MDA/ SAAF, no gabinete do Secretario Valter Bianchini, juntamente com  colegas UNISOL DO BRASIL e ANDA BRASIL, fiquei muito emocionado ao entregar este livro ao Hur Ben,  hoje um importante  assessor da SAAF ele que juntamente com o Valter Bianchini, Ednei Bueno da EMATER Parana, sempre foram um grandes incentivadores do TRAF, no Brasil e este livro narra um pouco da trajetoria do TRAF Nacional, sua origem, conceitos e articuladores, o MDA/SAAF foi citado no livro varias vezes, pois este tema a partir do ano de 2004  ganha estatus no Brasil e sai do cenario de nicho de mercado e passa a ser visto como segmento do turismo.
 

Valter Bianchini - Secretario Nacional da Agricultura Familiar, recebe livro do Tecnico Geraldo Lucio de Mato Grosso

Nesta foto eu (Geraldo Lucio) estou entregando ao Valter Bianchini um exemplar do Livro de minha autoria - TURISMO NO MEIO RURAL DE MATO GROSSO.
 
Este ato ocorreu no dia 30 de abril, quando da nossa visita ao gabinete do Secretario juntamente com a UNISOL DO BRASIL e ANDA BRASIL, fiquei muito emocionado com o feito uma vez que o Valter Bianchini sempre foi um grande incentivador do TRAF, no Brasil e este livro narra um pouco da trajetoria do TRAF Nacional, sua origem, conceitos e articuladores, o MDA/SAAF foi citado no livro varias vezes, em momentos em que Bianchini era gestor da pasta ainda no governo anterior, (Lula), com trabalhos prestados de tecnico como o Ednei Bueno do Parana dentre outros fazendo com que  o processo do TRAF do BRASIL,    fosse  conhecido no nosso Pais e no exterior.

Neste livro o Turismo Rural  passa a ser apresentado como uma alternativa em detrimento ao que acontece com  a  atividade agrícola, sempre repleta de riscos, inadimplencias e atrelada às políticas oficiais e que o agora com o advento do Turismo o agricultor passa a conviver com uma outra atividade mais segura e previsível, em que a profissionalização é a chave para vender e agradar com um tipo de produto que depende da colaboração de alguns outros fatores como o associativismo e o cooperativismo para se obter  exito.

Mostra que o turismo rural é isso e muito mais do que um nicho do setor turístico que tem tudo a ver com o Brasil, mas que só agora vem ganhando impulsos significativos, favorecidos pela liberação de linhas de crédito oficiais específicas.

No espaço deixado pelos destinos turísticos tradicionais, que em feriados e altas temporadas têm esgotada com muitos dias de antecedência a capacidade de hospedagem, esses empreendimentos emergem com força.

Ele também aponta que no Brasil e em Mato Grosso, no entanto, há ainda um vasto campo a ser explorado, a julgar pela realidade do turismo rural em países europeus que estão entre as maiores referências de destinos turísticos do planeta. 



 
 
 

Secretario Nacional da Agricultura Familiar - Valter Bianchini recebe representantes da UNISOL e ANDA BRASIL

Israel, Geraldo, Valter Bianchini, Violento e Marcelo
 
No dia 30 de abril  na sede no MDA , o Secretario da SAAF  Valter Bianchini, recebeu os  representantes da UNISOL DO BRASIL - Marcelo e Israel, ANDA BRASIL, Airton Violento e  Geraldo Lucio, os assuntos discutidos foram - Turismo Rural na Agricultura Familiar, Caminhadas na Natureza, Empreendimentos Solidarios, Turismo Solidario, dentre outros como  o fortalecimento do associativismo e cooperativismo,  a atividade turistica junto ao agricultor familiar, o fortalecimento da Rede Traf enquanto ferramenta de trabalho e parcerias com a UNISOL/ANDA BRASIL/REDE TRAF.
 
Marcelo da UNISOL, comenta que no ultimo congresso passaram a ter o Turismo Rural na Agricultura Familiar como um setorial e que  assim inicia uma fase em que a UNISOL precisa conhecer melhor este setor da Economia e que os articuladores e tecnicos da  REDE TRAF/ANDA BRASIL, que dominam hoje este assunto se apresentam como parceiros neste processo.
 
Geraldo Lucio da SEDTUR - MT,  apresentou as experiencias o TRAF e Caminhadas na Natureza e afirmou que em Mato Grosso isto tem sido assunto para o Governo do Estado, atreves da SEDTUR em parcerias com as prefeituras e terceiro setor.
 
Segundo Violento Presidente da ANDA BRASIL, este primeiro contato com  SAAF, que contou tambem com a presenca do Hur Ben assessor da SAAF, foi providencial e que passara a ser compartilhado com os demais participantes da REDE TRAF Nacional e que apos a parceria que ja se tem com a UNISOL, agora com o MDA, quem estarao ganhando na ponta serao os Agricultores Familiar e o Turismo Rural Brasileiro.
 
 
Israel, Geraldo, Valter Bianchini, Violento e Marcelo
 
 
 

 

29 de abril de 2013

Final de semana teve a Adventure Sports em Manso


 MARICELLE LIMA VIEIRA - IMPRENSA SEDTUR
Cuiabá/MT

Arquivo Sedtur


Forão realizadas atividades como saltos duplos de paraquedas, voos duplos de paramotor, oficinas de slackline, paddle surf, skate e scooter elétrico
Durante três dias (26, 27 e 28.4) o lago de Manso foi palco de um circuito de esportes de aventura e associado a um visual paradisíaco que pretende reunir centenas de amantes do segmento. Forão realizadas atividades como saltos duplos de paraquedas, voos duplos de paramotor, oficinas de slackline, paddle surf, skate e scooter elétrico.

A secretária Teté Bezerra destacou que a atividade fomenta o turismo de aventura e ecoturismo no Estado. Ela destaca ainda que ações semelhantes precisam ser realizadas com mais freqüência para daí atrair participantes do Estado e turistas de outras cidades.

Detalhes sobre cada atividade

Slackline - Surf em uma fita, com manobras ou apenas treinar a concentração e equilíbrio. Na oficina o instrutor ira contar um pouco sobre a historia do slackline e suas modalidades. A diferença das fitas para amadores e profissionais e demonstração de manobras na fita e auxiliar os participantes da oficina a se aventurar nesse esporte que já é febre no Brasil.

Skates e Scooters Elétricos – Denominados de meios de transporte alternativo, ecológico e sustentável que podem ser usados para lazer, trabalho e trilhas. Na oficina os participantes terão a oportunidade de aprender sobre funcionamento, recarga, baterias, pneus, onde cada um pode ser usado.

Paddle Surf - Esporte na moda nas praias, rios, lagos e piscinas pelo mundo todo. Pode ser praticado por qualquer pessoa, de qualquer faixa etária. O participante na oficina terá noção de como inflar e montar uma SUP inflável e as vantagens e diferenças entre uma prancha inflável e uma convencional. Na pratica, o instrutor irá auxiliar e ajudar os participantes a surfar e remar ao mesmo tempo.

Salto de Paraquedas sobre o Lago do Manso - Salto duplo de paraquedas (com instrutor) realizado a 3 mil metros (10.000 pés) , atingindo 230 km/h e 40 segundos de queda livre + 8 minutos com Paraquedas aberto sobre o Lago do Manso. Inclui também filmagem em Alta resolução + Camiseta.

Voo Duplo de Paramotor Sobre o Lago do Manso - Aproximadamente 20 min de voo duplo de paramotor (parapente motorizado) sobre o Lago do Manso, com instrutor com mais de 20 anos de experiência, orientações básicas sobre voo e equipamentos completos de segurança.
 
 

Cuiabá no Goal to Brasil no Peru


Evento da Embratur para promover as cidades-sede da Copa do Mundo no mercado turístico internacional terá a capital de Mato Grosso como anfitriã

 MARICELLE LIMA VIEIRA - IMPRENSA SEDTUR
Cuiabá/MT
Arquivo Sedtur



O Siriri será apresentado durante o evento que irá promove as cidades-sede da Copa do Mundo.

Cuiabá - Mato Grosso - é a cidade anfitriã da próxima edição do Goal To Brasil, realizada em Lima, no Peru, nesta-segunda, 29 de abril. O evento, promovido pelo Governo Federal, por meio da Embratur, tem como objetivo destacar cada uma das cidades-sede da Copa do Mundo como destino turístico no mercado internacional.

Outras 11 edições já foram realizadas, em países como Argentina, Chile, Uruguai, Colômbia, México, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Alemanha, Itália, Franca, Inglaterra. A prefeitura da capital mato-grossense e o Governo do Estado irão oferecer como diferencial a apresentação dos atrativos turísticos, culturais e investimentos em Cuiabá.

O público convidado é formado por agentes de viagens, operadores de turismo, autoridades locais e mídia geral e especializada. “Será uma grande oportunidade para mostrar aos peruanos e ao mundo a infraestrutura e os preparativos da cidade para o grande o Mundial de 2014. Cuiabá está pronta para receber os visitantes, com a hospitalidade que todos já conhecem”, destaca a secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Teté Bezerra.

A secretária Teté Bezerra frisa que são esperados mais de 200 profissionais de turismo e formadores de opinião do Peru que irão participar da 12ª edição do Goal To Brasil. “O evento é focado em operadores turísticos e mídia especializada que levam informações sobre as cidades-sede da Copa do Mundo FIFA 2014 aos principais mercados emissores de turistas para o Brasil”, destaca ela

No Peru, os participantes poderão conhecer, além dos pontos turísticos, a gastronomia inigualável e criativa da chef Ariane Maluf, a diversidade cultural representada pela viola de cocho do mestre Alcides, a graça e elegância do grupo de Siriri Flor Ribeirinha de Dona Domingas, os músicos Daniel de Paula e a jovem cantora cuiabana que encantou o Brasil no programa The Voice, Ana Rafaela, o artista plástico conhecido mundialmente Victor Hugo que, além de participar do evento, irá mostrar seu trabalho em uma oficina de arte na Escola Brasil que é assistida pela Embaixada do Brasil, no país.

Chef cuiabana é destaque no Goal to Brasil


 MARICELLE LIMA VIEIRA COM ASSSESSORIA EMBRATUR
Cuiabá/MT 

Site bhbomdemesa


Ariani Malouf é formada pela Escola de Cozinha Le Cordon Bleu, em Paris

A chef Ariani Maluf participa da 12º edição do projeto Goal to Brasil, representando a gastronomia de Cuiabá na capital do Peru, Lima, nesta segunda-feira (29.4) com curadoria gastronômica da Associação Brasil à Mesa.

Acompanham Ariani os chefs Dalton Rangel e Mônica Rangel que irão mostrar traços da culinária regional como uma parcela da rica diversidade da cozinha brasileira. Eles vão promover a tradição cuiabana para jornalistas, profissionais do turismo, formadores de opinião e autoridades. O evento visa reforçar o turismo no Brasil e promover os locais da Copa do Mundo de 2014 em 14 países.

O turismo gastronômico de Cuiabá é conhecida por valorizar a pesca e a pecuária, utilizando os ingredientes em pratos como a mojica de pintado que irá compor o menu que será apresentado em Lima com características da região do Pantanal mato-grossense. O cardápio ainda envolve a preparação de feijão tropeiro, costelinha suína com purê de pequi, camarão com batata baroa, mini Maria Izabel (arroz com carne seca), entre outros.

Para a sobremesa será servido o doce furrundu, que mistura mamão verde com rapadura, cravo e canela. Para beber, a conhecida cachaça brasileira que será servida na caipirinha e também uma envelhecida, para tomar pura.

Ariani Malouf é formada pela Escola de Cozinha Le Cordon Bleu, em Paris. É especialista na arte de misturar tendências e explorar temperos diferentes para compor um cardápio contemporâneo. Atualmente aplica seus conhecimentos no restaurante Mahalo.

A chef Mônica Rangel, nascida em Juiz de Fora (MG), aplica as raízes culinárias que aprendeu na região com toques de cozinha internacional no restaurante Gosto com Gosto em Visconde de Mauá (RJ) desde 1994. Engajada em projetos ligados à gastronomia, Mônica criou o Concurso Gastronômico de Visconde de Mauá e preside a Associação Brasil à Mesa, em prol da valorização do setor no Brasil.

Já Dalton Rangel é formado pela Universidade Senac, acumulou passagens por Portugal, Itália e Tailândia. É apresentador de TV da rede americana FOX, chef do restaurante Emiglia (SP) e fundador da empresa Super Gourmet que, entre diversos serviços, lida com consultoria gastronômica.

A participação dos chefs no evento se deu com a colaboração da Associação Brasil à Mesa que abre espaços de diálogo do setor com o poder público através das
articulações da chef Mônica Rangel com a Embratur, Ministério do Turismo e Ministério da Cultura. O Goal to Brasil já teve edições em Santiago (Chile), Bogotá (Colômbia), Buenos Aires (Argen na), Paris (França), Lisboa (Portugal), Toronto (Canadá), Madrid (Espanha), Milão (Itália), Berlim (Alemanha), Londres (Inglaterra), Montevideo (Uruguai) além de outros três encontros que acontecerão até maio de 2013.

Menu Goal to Brasil Lima

Mojica de Pintado (caldo de pescado e mandioca)
Maria Izabel (arroz com carne seca, farofa de banana e pirão de carne)
Mini arroz com carne seca e abóbora
Camarão com batata baroa e azeite de urucum
Costelinha suína com purê de Pequi
Feijão tropeiro
Furrundu
Brigadeiro de coco
Bolo de queijo
Bolo de arroz
 

Reunião na Embaixada do Brasil no Peru define estratégia de divulgação de Mato Grosso

 


Participaram da reunião representantes do Comitê Descubra Brasil e da Embaixada Brasileira

Aproveitando a viagem ao Peru, a secretária Teté Bezerra promoveu nesta sexta-feira (24.4), na Embaixada Brasileira um encontro com membros do Comitê Descubra Brasil e representantes da embaixada para consolidar a Rota ‘Pantanal Amazônia Andes e Pacifico’ e divulgar as potencialidades turísticas do Estado.

O encontro é uma estratégia de aproximação com o governo peruano, através do órgão oficial de divulgação e promoção do Peru para o Mundo, o PromPeru (semelhante a Embratur no Brasil).

Durante a reunião a secretária Teté Bezerra, aproveitou para apresentar Cuiabá como cidade sede dos jogos de 2014, assim como os principais destinos turísticos do Estado. “Os representantes do Comitê Descubra Brasil são operadores importantes desse mercado e manifestaram interesse em comercializar a Rota, assim como em conhecer Mato Grosso para estabelecer uma relação comercial com nossos operadores locais”, disse ela.

Sobre a Rota Turística Internacional ‘Pantanal, Amazônia, Andes e Pacífico’, a secretária explicou que é uma estratégia de comercialização e diversificação da oferta turística dos Estados do Acre, Rondônia e Mato Grosso, de forma integrada e com foco no mercado. “Trata-se de um processo gradativo, dinâmico e, ainda, em construção que envolve atualmente 11 municípios que, por meio de uma consultoria especializada foram mapeados e diagnosticados, apresentando condições turísticas favoráveis para a consolidação de um produto comercialmente viável”, destaca a secretária.

Participaram da reunião a presidenta do Comitê Descubra Brasil, Ximena Bastias e o membro do Comitê, Ricardo Acosta, a secretária e o secretário do setor Econômico-Comercial da Embaixada Rosemary e Eduardo Pereira e Ferreira, respectivamente.

Para terça-feira (30.4), esta agendada na embaixada mais uma reunião com representantes da empresa Taca, e membros do Brasil e Peru. A pauta: voos comerciais a partir de Lima com o Rio Branco, no Acre e Cuiabá.
 
                FONTE - MARICELLE LIMA VIEIRA - IMPRENSA SEDTUR
Cuiabá/MT

Arquivo Sedtur
 

26 de abril de 2013

EMATER - PARANÁ já foi - ACAR – PR – Associação de Créditos e Assistência Rural do Paraná, vejam um pouco desta história


Ednei Bueno e Geraldo Lúcio

ACAR – PR – Associação de Créditos e Assistência Rural do Paraná, surgiu na década de 50, com acervos históricos do ano de  1956, como relatórios de atividades , fotos da primeira turma de pré-serviço, fotos dos Clubes 4 S do município de Toledo, Jippe antigo estacionado no saguão da então EMATER – PR, equipamentos de audio-visual usados pelos antigos extensionistas, são muitas historias  junto aos Agricultores Familiar do Estado do Paraná, que antigamente eram denominados de pequenos produtores, mas que sempre foram público atendidos pelos extensionista rurais.
Eu (Geraldo Lúcio – SEDTUR – MT, cedido pela EMPAER – MT), Airton Violento – ANDA BRASILe UNISOL, estivemos conhecendo um pouco esta história contada pelo Ednei Bueno – EMATER – PR e Coordenador da REDE TRAF Nacional, 

vejam algumas fotos abaixo.
 Painel com fotos históricas da ACAR – PR – Associação de Créditos e Assistência Rural do Paraná



Fotos históricas da 1ª Turma de Pré-Serviço – 1956 da ACAR – PR – Associação de Créditos e Assistência Rural do Paraná


Fotos históricas da 1ª Turma de Pré-Serviço – 1956 da ACAR – PR – Associação de Créditos e Assistência Rural do Paraná


Fotos de relatórios de atividades da ACAR – PR – Associação de Créditos e Assistência Rural do Paraná

Fotos de relatórios de atividades da ACAR – PR – Associação de Créditos e Assistência Rural do Paraná

Foto de equipamentos de audio-visual da ACAR – PR – Associação de Créditos e Assistência Rural do Paraná



Foto do painel da 1ª Exposição Municipal dos Clubes  4 S de Toledo – PR, município trabalhado pela ACAR – PR – Associação de Créditos e Assistência Rural do Paraná


 
Painel com fotos históricas da ACAR – PR – Associação de Créditos e Assistência Rural do Paraná




Maquete do Cenário do espaço (Urbano) Cidade  e Campo (Meio Rural) agricultura com agregação de valores, verticalização da produção, modelo do estado do Paraná, trabalhado pela EMATER – PR – Empresa de Assistencia Técnica e Extensão Rural do Estado do Paraná, antiga Acar – PR, Associação de Créditos e Assistência Rural do Paraná







Deputado, Elton C. Werter, recebe REDE TRAF, UNISOL E ANRA BRASIL em seu gabinete na Assembléia Legislativa do Paraná no município de Curitiba




Geraldo Lúcio, Airton Violento, Deputado Werter, Ednei Bueno e Alexandre

No dia 23 de junho (terça feira) aconteceu uma visita seguida de reunião de representantes da REDE TRAF, ANDA BRASIL , UNISOL DO BRASIL e SEDTUR - MT, Srs Airton Violento, Ednei Bueno, Geraldo Lúcio e Alexandre no gabinete do Deputado Estadual do PT, pelo Estado do Paraná, Elton C. Werter, na Assembléia Legislativa do Paraná no município de Curitiba. 

Após uma grande discussaõ sobre a Rede Traf, UNISOL do Brasil e ANDA BRASIL, abordando o Turismo Rural na Agricultura Familiar, Bases de Serviços e Empreendimentos Solidários e Caminhadas na Natureza que ocorreu na sede da EMATER – PR, os técnicos acima citados se deslocaram para o gabinete do Deputado, Elton C. Werter, na Assembléia Legislativa do Paraná no município de Curitiba., para uma visita e reunião com o intuito de apresentar ao mesmo as propostas alencadas e discutidas para o estado do Paraná, que seriam estendidas no primeiro momento para os estados de Mato Grosso e Rio de Janeiro e posteriormente para todo o Brasil, no âmbito das poliíticas públicas para o desenvolvimento do Turismo Rural na Agricultura Familiar, Empreendimentos Solidários e Caminhadas na Natureza. 

O deputado Estadual Elton que é um grande defensor da Agricultura Familiar no Estado do Paraná, recebeu a comitiva com muito entusiamo e se comprometeu em apoiar todas as iniciativas que venham a somar com as suas idéias de projetos para este setor que no estado do Paraná e outros do Brasil é promissor comentou.

 

Encontro Nacional de Turismo




Em continuidade às comemorações dos 10 anos do Ministério do Turismo ocorrerá, nos dias 15 e 16 de maio, o Em continuidade às comemorações dos 10 anos do Ministério do Turismo ocorrerá, nos dias 15 e 16 de maio, o Encontro Nacional de Turismo.

No dia 15, a partir das 19 horas, será realizada solenidade de abertura do evento, ocasião em que serão apresentadas as novas diretrizes do “Programa de Regionalização do Turismo”.

No dia 16, serão realizadas oficinas de trabalho envolvendo diversos temas, projetos e programas do Ministério do Turismo.

Para confirmar sua presença na solenidade e participação nas oficinas, acesse o link www.encontronacional.turismo.gov.br

Programação

15/05/2013 - Solenidade
19h – Solenidade de abertura do Encontro Nacional de Turismo                                                                

16/05/2013 - Oficinas
09h às 10h30 - Programa de Regionalização do Turismo
11h às 12h30 - Índice de Competitividade do Turismo Nacional

14h às 15h45 - Infraestrutura Turística
14h às 15h45 - Promoção Turística
14h às 15h45 - Qualificação dos Profissionais, dos Serviços e da Produção Associada
14h às 15h45 - Gestão Descentralizada do Turismo

16h15 às 18h - Informação ao Turista
16h15 às 18h - Monitoramento
16h15 às 18h - Planejamento e Posicionamento de Mercado
16h15 às 18h - Empreendedorismo e Promoção de Investimentos


Local do evento: Centro de Convenções Ulysses Guimarães - Brasília/DF.

*Vagas Limitadas!


23 de abril de 2013

REDE TRAF realiza reunião em Curitiba - Paraná para discutir Caminhadas na Natureza e Empreendimentos Solidários


No dia 23 de abril na sede da EMATER – PR, no município de Curitiba, aconteceu a reunião com a Coordenação Nacional da REDE TRAF para tratarem de vários assuntos dentre eles : Projetos Bases de Serviços de Comercialização de Economia Solidária, apresentação da UNISOL do Brasil, negociações com MDA, Missão Técnica Olimpíadas, contato entre a Economia Solidária e o Bloco de Agricultura Familiar da ALEP, convênios entre as EMATERES (EMPAER – MT – EMATER PR – EMATER RIO) e ANDA BRASIL, contatos ANDA BRASIL e ANDA Paraná, contato ANDA BRASIL e as Prefeituras. 

A referida reunião foi coordenada pelo Airton Violento e Ednei Bueno, e teve como objetivos principais  discutir as Caminhadas na Natureza e Empreendimentos Solidários, através dos Projetos Bases de Serviços de Comercialização de Economia Solidária, apresentação da UNISOL do Brasil.

O estado de Mato Grosso, representado pelo técnico da SEDTUR Geraldo Lúcio, apresentou as experiências com os Projetos de Turismo Rural, Caminhadas na  Natureza no estado e do sistema de Gestão  através do ECOBOOKING e as expectativas com as Bases de Serviços de Comercialização de Economia Solidária, proposto pela  UNISOL do Brasil e coordenado pela ANDA BRASIL.

Na reunião estiveram presentes os seguintes técnicos: Airton Violento – Presidente Nacional da ANDA BRASIL, Ednei Bueno Articulador Nacional da Rede TRAF, Geraldo Donizeti Lúcio Técnico da SEDTUR e representante TRAF de Mato Grosso, Alexandre Brighetti – Cerro Azul – PR, Leonete Brambila EMATER – PR, Beatriz Battisti ANDA Paraná, Renato César Chupil ANDA Paraná, Gilmar Clavisso EMATER – PR,