18 de fevereiro de 2026

Faleceu nosso amigo - João Bosco Pereira, é descrito como um biólogo santo antoniense, nascido em no Distrito de Mimoso

Faleceu ontem em um acidente envolvendo o seu veículo e um caminhão boiadeiro, o  Sr. João Bosco Pereira servidor de carreira  era um biólogo, pesquisador e extensionista experiente da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer-MT), reconhecido por sua atuação no desenvolvimento da apicultura Apis  Melifera e meliponicultura (abelhas sem ferrão) no estado de Mato Grosso.

O pesquisador de abelhas da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), identificado em notícias como 
João Bosco Pereira, é descrito como um biólogo santo antoniense, nascido em no Distrito de Mimoso .
  • Atuação: Biólogo da Empaer-MT, especialista em apicultura e melhoramento genético de abelhas africanizadas, atuando em projetos na região do Pantanal e comunidades indígenas.

Nota: João Bosco Pereira não deve ser confundido com outros pesquisadores de abelhas de nome similar citados em notícias nacionais (como Davi, pesquisador paulista em Manaus) ou com Warwick Kerr.
Aqui estão os pontos principais sobre ele, baseados nos resultados de pesquisa:
  • Especialista em Abelhas: Com mais de 30 anos de atuação na Empaer, Bosco é referência técnica no manejo de abelhas africanizadas (Apis mellifera) e abelhas sem ferrão, como a Jataí.
  • Foco na Produção e Melhoramento: Ele é conhecido por promover projetos de melhoramento genético, focando na substituição de abelhas rainhas jovens (máximo de dois anos) para aumentar a produtividade e evitar doenças nos apiários.
  • Apoio à Agricultura Familiar: Atua ativamente na capacitação de pequenos produtores, comunidades indígenas e pescadores, focando em técnicas de manejo seguro, instalação de apiários e, mais recentemente, no uso da polinização por abelhas para aumentar a produtividade de culturas como o café.
  • Destaque Técnico: João Bosco defende a tecnificação do setor, ressaltando que a capacitação prévia dos produtores garante eficiência e segurança na produção de mel.
Ele desempenha um papel fundamental na extensão rural, promovendo apiários-escolas e técnicas para o manejo de abelhas, incluindo a suspensão de colmeias para evitar predadores.

2 comentários:

  1. João Bosco deixa um legado com ensinamentos que nenhum outro poderia passar melhor que ele. Deixa um legado de companheirismo, profissionalismo e perseverança. Na Empaer e fora dela, era referência na área da apicultura e para nós Extensionistas um parceiro que estava disponível em todos os momentos. Descanse em Paz João Bosco.

    ResponderExcluir
  2. pelo pouco que conversei com ele sempre demonstrou ser um excelente profissional e vai deixar saudades na empresa. Me falaram que o carro estava cheio de mudas de árvores, mesmo no feriado de carnaval trabalhando para produzir mais.

    ResponderExcluir