31 de maio de 2023

FORMAÇÃO EM TURISMO SUSTENTÁVEL EM DESTINOS COMUNITÁRIOS




Será realizado na Universidade Federal de Viçosa – UFV no Estado de Minas Gerais, a Formação Modular em Turismo Sustentável em Destinos Comunitários: Gestão – Comportamentos e Experiências do dia 20/06-junho a 06/07-julho agora.


Formação será em formato híbridO, ou seja, os participantes poderão escolher se assistirá presencial ou online as aulas. Isto, ajudará em muito a interação e troca de experiências entre gestores públicos, empreendedores locais e técnicos do trade turístico.


A Formação será realizada em seis (06) Módulos ás terças e quintas feiras das 19 ás 21 horas, sendo os tópicos trabalhados:


➢ Módulo I: A Sustentabilidade no Turismo 

Síntese: Apresentar alguns conceitos sobre sustentabilidade, abrindo reflexões sobre tendências e o turismo com premissas fundamentais para negócios de impacto.


➢ Módulo II: Negócios de Impacto no Turismo Sustentável - TS 

Síntese: Apresentar o propósito dos negócios de impactos, possibilitando uma visão abrangente com o turismo sustentável.


➢ Módulo III: O Nicho de Mercado do Turismo de Base Comunitária

Síntese: Desenvolver uma visão do Turismo de Base Comunitária com base nos indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS


➢ MÓDULO IV: Criação e Elaboração de Roteiros Turísticos

Síntese: Desenvolver uma noção de roteiros e circuitos ecoturísticos, fomentando a operacionalização prática desta atividade receptiva.


➢ MÓDULO V: Redes de Governança para o Turismo Sustentável

Síntese: Adquirir conhecimentos e habilidades necessárias sobre modelos exitosos de trabalhos com o turismo sustentável, a partir de aglomerados institucionais.


➢ MÓDULO VI: Turismo de Experiência – A Sustentabilidade do Turismo no Pós Pandemia

Síntese: Adquirir conhecimentos e habilidades para aumentar os valores agregados e a diversificar serviços e produtos com o turismo de experiência nos pós pandemia a partir dos ODS.

Esta é uma das poucas oportunidades que gestores públicos, pequenos empreendedores locais e profissionais do trade poderão discutir estratégias de negócios turísticos de impacto com base nos indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS da Agenda 2030.


Facilitador/Consultor da Formação: 


Werter Valentim de Moraes é Engenheiro Florestal com doutorado na área de unidades de conservação e turismo de base comunitária na Universidade Federal de Viçosa. Com experiências em condução de projetos, mentorias e consultorias para diversas Entidades do setor público, privado e terceiro setor, como SEESCOOP (ServiçoNacional de Aprendizagem do Cooperativismo ), Ministério do Turismo, WWF (World Wildlife Fund), Programa das Nações Unidas (PNUD), Raízes Desenvolvimento Sustentável, entre outras Governanças Turísticas. Integra o Grupo de Pesquisa Gestão de Territórios Criativos – GDTec da Universidade Federal de Viçosa - sede brasileira da Cátedra da UNESCO em Economia Criativa.


 É membro do Grupo de Pesquisa TBC Rede da Universidade Federal de Juiz de Fora, com diversos artigos técnicos científicos nacionais e internacionais. 


Atualmente está como Vice Presidente do Projeto Bagagem, sendo Diretor da Carpediem Viagens de Experiência atuando com governança de destinos comunitários.


As inscrições serão até o dia 15 de junho de 2023 nos links abaixo você encontra:


A programação completa: 

https://drive.google.com/file/d/1zCQ-DFttLomrjq5GRE1SSinB2qxwXLXD/view?usp=sharing

O formulário de inscrição:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdrnx4SdoqrSyJ7YHIbsgdHHdy1E0kKgH_AFFqmq6iKwxCqEA/viewform

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Não, existe uma taxa no formulário de inscrição deste link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdrnx4SdoqrSyJ7YHIbsgdHHdy1E0kKgH_AFFqmq6iKwxCqEA/viewform

      Excluir