8 de abril de 2023

Parabéns Cuiabá pelos 304 anos, eu sou cuiabano, não de Chapa, mas serei de Cruz.

 


GERALDO DONIZETI LÚCIO



O que é aniversário? 

Aniversário é um dia como qualquer outro para aquela pessoa que não está sendo contemplada ou não está envolvida.

Mas para aquele que está envolvido e ou contemplado naquele dia, aniversário, de acordo com a maior parte das culturas é o dia em que celebram e realizam festas para comemorar o nascimento daquela pessoa ou organização que completa mais um ano de vida, contando à partir do seu nascimento ou surgimento.

A data comemorativa do aniversário sempre nos oportunizam medir a passagem do tempo com maior clareza, avaliar o ciclo que está se fechando, estabelecer um marco de onde se está naquele dia e momento e fixar um olhar para o futuro da vida. 

No caso de uma cidade a exemplo da nossa querida Cuiabá, trata-se de um aniversário coletivo, já que ela nada mais é do que a soma dos seus cidadãos, então quando a cidade faz aniversário todos comemoram juntos, todos os cidadãos são aniversariantes.

Cuiabá está completando seus 304 anos, uma cidade ocupada com nações europeias, asiáticas, africanas e até mesmo os povos indígenas que habitavam este local há milhares de anos.

A ocupação do território mato-grossense se deu pelos colonizadores portugueses começou pelo litoral do Brasil, a exemplo da maioria das cidades acima de 300 e 400 anos que estão localizadas nas regiões nordeste e sudeste, com poucas exceções no sul. O que hoje forma o nosso querido centro-oeste brasileiro era área pertencente à Coroa Espanhola, conforme o Tratado de Tordesilhas (1494), sendo transferido para Portugal por meio do Tratado de Madri (1750).

Nos séculos XVI e XVII formam o período chamado de Mato Grosso com o domínio da Espanha, que trouxeram com eles os cavalos espanhóis, hoje cavalos Pantaneiros.

A história nos mostra que houve pouca ou quase nenhuma fixação de europeus ou bandeirantes por estas planícies, graças ao grande desempenhado de resistência das tribos indígenas do Pantanal, como os Guaicuru e Paiaguás. 

Vale ressaltar a prospecção de ouro, que motivou a fundação da Vila Real de Cuiabá, o que fez da capital (Cuiabá) a cidade mais antiga da região do Centro Oeste do Brasil.

Cuiabá hoje está "descuiabanizou" a cidade quase que completa 304 anos de criação e fundação, ficou um pouco perdida neste ciclo político e econômico com a vinda dos imigrantes de vários lugares do país e até de outros países, no período da ocupação do Centro Oeste com o grande advento do agronegócio em que a política mato-grossense desloca o seu eixo político e econômico para interior do estado. 

Por ser uma cidade tradicional não se adequou a realidade conforme as novas regras e estratégias para enfrentar o poderio político e econômico do agronegócio. 

Com raras exceções podemos notar algumas famílias tradicionais ocupando espaços políticos, alguns que no passado havia sido perdido e trazendo um olhar no presente e remetendo para o futuro a retomada da cuiabania no contexto político e econômico do estado.

Cuiabá se consolidou num grande centro comercial, point de eventos e reuniões de negócios e serviços, viabilizando em sua área de negócios, uma ótima rede de hotéis, restaurantes, casas noturnas, centros de eventos e shoping center, o que torna a cidade uma capital que concorre com qualquer uma do Brasil.

Cuiabá, parabéns pra você, nesta data querida, muitas felicidades, muitos anos de vida, com Deus ao teu lado num doce por vir, que a vida lhe seja um eterno sorrir.

Estas palavras eu quero aqui oferecer a todos os cuiabanos de chapa e cruz, e aos paus rodados como eu que por aqui chegou no ano de 1978, e que hoje após muitos anos morando nesta bela cidade, (me sinto cuiabano de coração). Não sou cuiabano de chapa, mais quero ser de cruz, quero morrer aqui nesta cidade que me acolheu e me deu oportunidades.

Cada pessoa que nasceu aqui ou que para aqui vieram ao longo destes 304 anos, puderam escrever a sua história. Eu tenho uma história de 45 anos de conhecimento nesta linda cidade que eu amo de coração. "SOU CUIABANO SIM"

PARABÉNS CUIABÁ – PARABÉNS A TODOS OS SEUS MORADORES QUE FAZEM ANIVERSÁRIO JUNTO COM A CIDADE.
QUE DEUS ABENÇOE A CADA UM !


Geraldo Donizeti Lúcio
Blogueiro.
Economista
Especialista em Turismo Rural
Agente Técnico da EMPAER 
Pastor Evangélico


2 comentários:

  1. SELLLLLLLLLLLVA.
    Maravilha de texto parabéns e obrigado xômano.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns meu irmãozinho Geraldo, belo texto. Pelo que vc já fez e faz por esta terra, vc é tão cuiabano quanto eu que aqui nasci, rodei o mundo e aqui quero terminar os meus dias. Vc é cuiabano por adoção e que ama esta terra. Aliás vc é o Paulista mais mato-grossense que conheço.

    ResponderExcluir