15 de outubro de 2021

OUTUBRO ROSA - Seaf promove palestras sobre o câncer de mama.


 

A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) realiza na próxima semana duas palestras com foco na prevenção ao câncer de mama. 

A primeira será realizada na quarta-feira (20.10) às 9hs, na sede da pasta, em Cuiabá, e a segunda no dia seguinte, quinta-feira (21.10), mesmo horário, na aldeia Pakuera do povo indígena Bakairi, que abrange os municípios de Planalto da Serra e Paranatinga.

Na capital, a palestra será direcionada às servidoras da Seaf e será comandada pela defensora púbica Rosana Leite, e pela vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM), Adriana Catelli.

 A representante da Defensoria Pública irá abordar sobre como o órgão pode oferecer assistência jurídica a mulheres que lutam contra o câncer de mama, com acesso a tratamentos, medicamentos, cirurgias ou exames. Já a vice-presidente da CEDM irá socializar com as participantes os desafios que enfrentou durante o tratamento de câncer de mama.

Na aldeia indígena Pakuera a palestra destinada a cerca de 300 mulheres indígenas será ministrada pela integrante do Fórum Territorial de Segurança Alimentar e Nutricional e Economia Solidária da Baixada Cuiabana (FTSANES), Terezinha Furtado, pela assistente social e apoiadora do CEDM, Gloria Maria Grández Muñoz, e pela vice-presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), a indígena Kaya Agari.

Uma das idealizadoras das palestras, a assistente social de carreira da Seaf, Cenira Evangelista, destaca a importância de ações como a que está sendo realizada como forma de ajudar no diagnóstico precoce da doença.  “O diagnóstico precoce possibilita que as chances de cura sejam muito maiores para a paciente, chegando a 95%”, ressalta Evangelista, que destaca ainda que no ano passado a Seaf perdeu precocemente uma das suas servidoras de carreira vítima do câncer de mama.

Na realização das palestras, são parceiros da Seaf a Defensoria Pública, o Fórum Territorial de Segurança Alimentar e Nutricional e Economia Solidária da Baixada Cuiabana (FTSANES), o MT Mama, a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM), o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), lideranças do povo indígena Bakairi e gestores municipais.

 

Outubro Rosa

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada anualmente no mês de outubro. O movimento teve início em 1990 e tem como objetivo mobilizar a sociedade sobre a importância do exame preventivo de câncer de mama. O nome da campanha remete à cor do laço rosa que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário