5 de novembro de 2020

Mapa lança material com técnicas de cultivo de alimentos orgânicos


foto: divulgação, MAPA

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou recentemente o projeto “Fichas Agroecológicas: Tecnologias Apropriadas para a Produção Orgânica” que visa disponibilizar informações técnicas sobre tecnologias apropriadas aos sistemas orgânicos de produção, de forma resumida, em linguagem simples e acessível aos produtores rurais. Como princípios básicos para a aprovação de uma ficha estão o de que a tecnologia divulgada esteja de acordo com os princípios e normas estabelecidos pela legislação brasileira da produção orgânica e que seja resultado de processos gerados ou validados por pesquisas científicas, ações de construção participativa do conhecimento ou de experiências práticas dos produtores.

Cinco mil exemplares impressos serão distribuídos em núcleos de agroecologia, universidades e projetos de extensão. Nesse material, estão reunidas informações sobre manejo de solo, preparo de insumos para controle animal e vegetal, manejo das plantas espontâneas e de adubação verde, entre outras tecnologias de cultivo de alimentos orgânicos.

Há planos de que o material seja permanentemente atualizado. Os pesquisadores que quiserem colaborar poderão encaminhar contribuições para organicos@agricultura.gov.br.

Segundo Virgínia Lira, chefe da Divisão de Desenvolvimento da Agroecologia e Produção Orgânica do ministério, o conteúdo apresenta uma linguagem simples e de fácil compreensão, visando “socializar o conhecimento da agroecologia com produtores e técnicos e estimular a construção e a divulgação de novas tecnologias”.

O material está disponível no site do Ministério da Agricultura e os links diretos estão disponíveis na próxima página.

Clique aqui para acessar as fichas de fertilidade do solo e nutrição de plantas

 

Clique aqui para acessar as fichas de sanidade vegetal

 

Clique aqui para acessar as fichas produção vegetal

 

Clique aqui para acessar as fichas de práticas conservacionistas.


Fontes: Ministério da Agricultura e Portal Brasil 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário