12 de novembro de 2020

Dicas para se Empreender em Turismo Rural.

GERALDO DONIZETI LUCIO.

É de  fundamental importância um curso de capacitação do agricultor  para que o mesmo possa  interagir com os turistas pois  o agricultor rural não é um prestador de serviço no segmento do turísmo e se ele está disposto a prestar serviço turístico, deve passar por um processo de qualificação profissional  que vai ensiná-lo tudo sobre este segmento.

No processo de qualificação o  agricultor não pode perder  sua identidade, sua origem e sua cultura o que  irá caracterizar  e dar autenticidade ao produto "Turismo Rural".

Antes  do agricultor  abrir as porteiras, é interessante ver os potenciais turísticos da propriedade para dentro e para, dac região em que está localizada a propriedade.

Realizar umac pesquisa prévia (inventário da propriedade e região) que permitirá que o produtor descubra se há alguma que agrupa empreendedores do setor de turismo rural na região.

Esta pesquisa e inventário da oferta turística da propriedade e região estará  promovendo também uma sinergia que vai potencializar a região turística.

“É preciso saber e conhecer o serviço que será oferecido bem como o formato dos equipamentos turísticos.

É normal em um atendimento familiar que o turista tenha acesso à casa ou na lavoura, na tulha, no depósito no curral e outras instalações da propriedade para promover uma interatividade  rural é importante descobrir e explore os serviços e potenciais existentes.

Prestar atenção aos procedimentos em ambiente rural, natural e confinados  realizados no dia a dia da propriedade  é de  fundamental inoperância para oferecer conforto e evitar acidentes aos turistas. 

Evitar correr o risco de levar turistas numa lavoura em que você aplica agrotóxicos por exemplo, o ideal em uma propriedade de Turismo Rural é se trabalhar práticas agricolas e pecuárias mais sustentáveis com produção natural e ou orgânicas sem uso de agrotóxicos.

Todos os  produtores devem  ter consciência ambiental, para atuar com o Turismo Rural. mas caso ainda não tenham irão com certeza  precisar desenvolver esta consciência  para se tornar um empreendedor do setor do  turísmo.

O produto do turismo rural não pode ser empreendimento  atrativo ou atividade que descaracterize a  ruralidade ou seja de modo algum o agricultor rural poderá deixar as suas práticas agrícolas, pecuárias e de criação de pequenos animais, o  proprietário não pode abandonar a produção rural. 

Não é porque ele vai abrir sua propriedade rural  para osvvisitantes (turistas), que vai parar de trabalhar em sua lavoura ou com os animais  de sua propriedade.

É muito importante saber ao ponto de não se esquecer  de que o turismo rural é mais uma atividade da propriedade rural e que, muitas vezes, o que o turista quer ver é justamente isto a família do agricultor na prática da sua produção também chamado de vivência com a ruralidade.

É preciso acompanhar os resultados com muita calma e com muita paciência, pois os resultados irão aparecer gradativamente, com atendimento de excelência, com parceria na comercialização, promoção e marketing  visando a  divulgação.

Geraldo Donizeti Lúcio
Especialista em Turismo Rural
Agente Técnico da SEADTUR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário