3 de setembro de 2020

Vídeos: Toneladas de cumbaru da baixada cuiabana precisam ser beneficiadas em GO; falta agroindústria


FALTA APOIO!


Redação

Lula: embarque de cumbaru e apelo aos parlamentares de MT

 

A agricultura familiar pulsa firme na região da baixada cuiabana, apesar de todas adversidades. A Cooperativa Central da Agricultura Familiar da Baixada Cuiabana (Coopecentral) é um exemplo. Clamando por uma agroindústria local, a Coopecentral conseguiu embarcar na semana passada, para beneficiamento em Goiás, cerca de 300 toneladas de castanha de cumbaru. O trabalho é feito em parceria com a empresa norte-americana Labra, além de cooperativas e associações locais. 

"Este projeto está oferecendo renda e oportunidade para mais de 1.100 famílias da baixada cuiabana, mas poderia ser melhor", informa Luiz Carlos Souza Ponce, conhecido por Lula, diretor-presidente da Coopecentral.

Ele diz isso porque a produção, que poderia ser beneficiada em Várzea Grande, precisa ser transportada de carreta para o município de Jussara (GO), a 676 km de Cuiabá. Mato Grosso não tem nenhum agroindústria para o produto.

Em vídeo, Lula pede que os deputados mato-grossenses apresentem emendas parlamentares que possam garantir a instalação de uma unidade local de beneficiamento.

Embarque do produto nativo da região para Jussara (GO), a 676 km de Cuiabá

 

"Mato Grosso tem milhões de quilos de baru. Só que esse produto está saindo aqui de Mato Grosso (...) e está indo para Jussara, Goiás, porque ali tem uma agroindústria com equipamentos para poder cortar e beneficiar. De Goiás, este produto vai sair para Los Angeles, nos Estados Unidos, também para ser beneficiado para atender os consumidores de lá. E de lá, empacotado e, de repente, voltar e ser comercializado no Brasil", explica o presidente da Coopecentral.

"Podemos gerar mais empregos e mais renda aqui aqui em nosso Estado. Pular de 1.100 familias (beneficiadas hoje) para 2.100, 3.100 famílias", pondera Lula, ao destacar a importância de uma agroindústria local.

1

Cerca de 1.100 famílias são beneficiadas hoje, mas número poderia ser bem maior

 

Produto extrativista do cerrado mato-grossense, o cumbaru, ou simplesmente baru, como também é conhecido, é encontrado em boa parte da baixada cuiabana. O projeto da Coopecentral permitiu uma alternativa de renda aos pequenos produtores. Muitos conseguem renda superior a R$ 1,2 mil mensais com o produto. 

O que parece inexplicável é um trabalho de tamanho alcance ainda não ter encontrado apoio para conseguir instalar uma agroindústria de beneficiamento do produto na baixada cuiabana. 

 

CONFIRA VÍDEOS ONDE LULA FALA DO EMBARQUE E FAZ O APELO AOS PARLAMENTARES DE MT:

VÍDEO

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário