9 de junho de 2020

Situação de emergência é decretada em Poconé (MT) devido à estiagem

Prefeito disse que nos últimos dois anos a chuva tem diminuído na região e isso está causando danos ao meio ambiente, aos produtores rurais e à população da cidade devido ao abastecimento de água.

Por G1 MT


Falta de chuva em Poconé (MT) tem prejudicado comunidades — Foto: Prefeitura de Poconé/Divulgação



A prefeitura de Poconé, a 103 km de Cuiabá, decretou situação de emergência devido ao período de estiagem no município. O prefeito Atail Marques do Amaral afirmou que, nos últimos dois anos, a chuva tem diminuído na região e isso está causando danos ao meio ambiente, aos produtores rurais e à população da cidade devido à falta de abastecimento de água.


O decreto passou a ser válido no dia 28 de maio, após publicação no Diário Oficial dos Municípios.


De acordo com a prefeitura, a situação é grave no município e, com isso, os pecuaristas, agricultores e produtores rurais da agricultura familiar estão buscando auxílio financeiro.


“A região pantaneira possui dois períodos bem definidos, sendo estes o período chuvoso e o período de seca, no qual têm perdido suas características, tornando o período seco ainda mais severo”, diz em trecho do decreto.

Prefeito de Poconé, Atail do Amaral, decreto emergência — Foto: Divulgação

Atail do Amaral disse que, por causa da escassez de água para abastecimento, muitas comunidades rurais estão com pouca disponibilidade de água para consumo.

A situação é ainda mais grave na região do no Distrito do Chumbo e no Distrito de Cangas que estão com os poços em baixos níveis e não conseguem mais abastecer todo a comunidade. A prefeitura disse que tem recebido cerca de 700 ligações de moradores dessas comunidades reclamando da falta de água.

Com o decreto de situação de emergência, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil nas ações de resposta a estiagem,

Também fica autorizada a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto ao município.


Veja mais notícias do estado no G1 Mato Grosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário