8 de junho de 2020

Turistas - Conheçam o Pantanal de Mato Grosso - Vale a pena !



Por: Geraldo Donizeti Lúcio

O Pantanal é a maior planície inundável do planeta é uma terra de extremos, com duas estações bem definidas. 

Para o turista explorar o Pantanal mato-grossense é necessário escolher a época que melhor se adequá a sua motivação da visita 

A estação da seca por exemplo inicia no mês de abril indo até setembro, sendo aa melhor época para a observação da flora e da fauna, principalmente da fauna (animais de um modo geral). 

Neste período vai ocorrer a diminuição das chuvas que praticamente cessam, a água que inundava a planície passa a ser cada vez mais escassa e se concentra em pequenas poças de águas, pequenos corixos, (rios intermitentes) onde os mamíferos se amontoam para se alimentar e saciar a sede. 
As aves por sua vez iniciam o seus acasalamentos, o que é notado exuberância de suas penas, fato que ajudam no ato da conquista dos companheiro, situação comum nas aves. 

A vegetação de um modo geral perde as folhas para economizar água e o que antes era uma paisagem verde e exuberante se torna marrom e árida, conhecido também como período da seca do Pantanal, Este período tem a sua compensação, pois é quando se inicia: a floração das Piúvas “Ipês”, o cenário então muda de cor e se torna todo rosa, fato que acontece entre o mês de julho ou começo de agosto, com duração de mais ou menos semana, o que vale a pena conferir este fenômeno. 

Porém existem outras espécies de árvores semelhante ao ipê, colorir a planície, no mês de setembro o capim fica muito seco e um simples raio ou bituca de cigarro pode começar um incêndio de grandes proporções. 

É no momento em que a paisagem está extremamente seca, é que inicia a o período da cheia no Pantanal, nos meses de outubro a março, trazendo de volta a água e juntamente com ela a renovação a vida animal e vegetal. 

As plantas agora renovadas pelas águas, voltam a produzir suas folhas e frutos e tudo se torna verde novamente, proporcionando o espetáculo da natureza no Pantanal, as aves, que se acasalaram durante a seca, se aproveitam da época de fartura para alimentar seus filhotes, assim acontecem com outros aninais pantaneiros. 

As terras em sua localização mais baixas são ocupadas completamente por um espelho d’água. 

O nascer e o pôr do sol no Pantanal, quando em contato com as águas, constituem-se num excelente cenário fotografias de paisagem. 

Os animais mamíferos por sua vez se deslocam para os lugares mais elevados, deixando os campos alagados para os pássaros diversos como o tuiuiú, garças, patos, jacarés, capivaras e peixes que procuram por alimento entre as plantas aquáticas. 

Com relação ao advento do turismo é muito visível, as pousadas da região com uma ótima capacidade de carga, pois este é o período da alta temporada turística no Pantanal. 

As pousadas no Pantanal oferecem pacotes de 3 a 5 dias que, geralmente, incluem guia naturalista, passeios, refeições e, em alguns casos, o transfer entre o aeroporto Marechal Rondon em Várzea Grande até as pousadas. 

Os turistas nas pousadas são recebidos por guias locais, mas isto não impede que os guias que os levam não sejam os seus condutores, tudo isto é combinado entre as partes envolvidas quando da encolha do destino e produto, constituindo uma questão de mercado.


Algumas  atividades que podem ser praticadas com ênfase na natureza e na ruralidade

· Interagir com as famílias e homem pantaneiro. 

· Observação de animais selvagens (Silvestres) 

· Observação da flora típica 

· Cavalgadas 

· Passeios de canoa 

· Contemplar o nascer e o por do sol 

· Caminhadas na Natureza em matas típicas 

· Passeios de bicicleta – Jeep tipo Safari. 

· Gastronomia 

· Manifestações Culturais 

· . Workshop de astronomia 

· Um dia de Peão 

· Observação de onças 

· Turismo científico e pedagógico.


Texto: Geraldo Donizeti Lúcio
Blogueiro deste

Nenhum comentário:

Postar um comentário