10 de junho de 2020

Geraldo Lúcio fala do Turismo Rural enquanto agregador de valores aos produtos da Agricultura Família

O Turismo Rural proporciona a gregação de valor aos produtos da Agricultura Família 

A história do Turismo Rural no Brasil e no Mato Grosso inicia nos anos 80 com a necessidade de se ter alternativas de produção e rendas ao agricultor e consequentemente apresentar novos destinos e produtos de turismo aos visitantes.

Neste ponto o Mato Grosso tem a vantagem de ser um grande estado em termos territorial com cinco polos de turismo: Amazônia, Cerrado, Araguaia, Pantanal e Metropolitana, com sua área rural e natural propicia para se desenvolver o Turismo Rural.

O aumento do emprego e da renda aos produtores que trabalham com Turismo Rural irá acontecer devido à agregação de valor aos produtos da produção primária “Quando o produtor tem uma galinha e ele vende esta galinha viva ou com pouco processo de elaboração , ele ganha um certo valor pelo produto considerando a galinha viva ou podendo estar morta e congelada.

Mas quando ele pega a mesma galinha, e prepara um prato por como por exemplo uma galinha com arroz e vende o prato em sua propriedade, diretamente ao consumidor final, ele agregou um grande valor ao produto. 

A galinha que antes ele vendia por um pequeno valor, agora que ela está pronta para comer, o valor fica muito maior, dessa forma os lucros também aumentam”, isto Vale para outros produtos de origem animal e vegetal.

O Turismo Rural vem com uma proposta de incentivar a produção, industrialização, comercialização de produtos orgânicos e agroecológicos, viabilizando a propriedade e o agricultor. 

Por outro lado o turista quer vivenciar e participar do processo de produção da propriedade, para depois além de consumir in' loco, poder também adquirir e levar os produtos.

Dessa forma, para implantar o turismo rural, os produtores precisam aprender a lidar com as pessoas, praticar a empatia, aprender a atender os cliente pois além de recebê-las na propriedade terão que companha-los no dia a dia na propriedade.

Texto: Geraldo Donizeti Lúcio
Blogueiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário