8 de fevereiro de 2018

UFMT RECEBE PALESTRA SOBRE ESPELEOLOGIA


Publicado em Notícias - UFMT

Com o apoio do Instituto de Biociências (IB) da Universidade Federal de Mato Grosso, o Espeleo Grupo de Brasília (EGB) promoverá, nesta sexta-feira (09), às 14h, no Auditório Vangil Pinto da Silva (CCBS III).

Uma palestra intitulada: Espeleologia: Mundo subterrâneo - histórico, conceitos e fomento. 

O Grupo, fundado em 1977, estuda a formação, constituição, características físicas, formas de vida e evolução das cavernas brasileiras, ao longo do tempo. Além disso, o Grupo organizará, de 9 a 14 de fevereiro, uma expedição nos municípios de Rosário Oeste e Nobres, com intuito de mapear e cadastrar as cavernas da Região. 


De acordo com Regianne Kelly Moreira, coordenadora da expedição, o objetivo do evento é estimular o interesse pelo assunto e fomentar grupos de pesquisas acerca do tema. 

“Queremos que as pessoas entendam melhor o que é a Espeleologia e sua importância para a preservação das cavernas, a ideia é fazer com que conheçam as belezas existentes no subterrâneo”, pontuou a pesquisadora. 

A iniciativa busca também, segundo a coordenadora, realizar estudos espeleológicos das grutas e cavidades subterrâneas da Região, bem como produzir material para reforçar o interesse pela pesquisa sobre o assunto. 

De acordo com Regianne, esse mapeamento será feito de forma totalmente digital e será muito útil para os guias dos Parques Ecológicos em operações de socorro.

 “Talvez possamos articular um curso de espeleoresgate, a fim de capacitar os guias da Região em buscas e salvamentos”, acenou a coordenadora.


De acordo com o professor do Departamento de Biologia e Zoologia e do Programa de Pós-Graduação em Zoologia da UFMT, Amazonas Chagas Júnior, essa iniciativa tem grande relevância para o Estado de Mato Grosso e para a Universidade, devido ao potencial de estudo que a quantidade de cavernas na Região oferece aos pesquisadores da área, como os biólogos, os geólogos e até os estudiosos das Ciências Sociais, devido à presença de desenhos rupestres em algumas cavernas. 

“O Estado de Mato Grosso possui pouco conhecimento acerca dessas cavernas, então, esse evento, incluindo a expedição, pode ser uma boa oportunidade para professores e estudantes de graduação e pós-graduação, assim como órgãos gestores ligados ao meio ambiente se interessarem pelo assunto”, destacou o professor.

 Segundo o pesquisador, na região de Nobres, muitas pessoas já exploram turisticamente essas cavernas, mas poderiam fazer de forma mais adequada e segura com esse tipo de conhecimento. 


A expedição contará com a participação do espeleólogos Paulo Arenas, Adolpho Milhomem, Rodrigo Severo e Júlio Linhares. Não haverá inscrição prévia, apenas uma ficha a ser preenchida no local. 


Os interessados podem obter mais informações:

Pelo telefone (65) 9 9999 -6889; 

Pelo e-mail secretaria@egb.org.br

Ou no site do EGB.





Nenhum comentário:

Postar um comentário