17 de fevereiro de 2018

História do Turismo Rural em Mato Grosso. Palestra com Renato Bravo na Festa do Pantanal no ano de 2.000 no Porto.


No ano de 2000 por ocasião da realização da Festa do Pantanal, que aconteceu na Orla do Porto, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo - SEDTUR - MT, com total apoio do SEBRAE, realizou uma palestra sobre Turismo Rural em Cuiabá  numa sala no Museu do Rio.

A palestra estava inserida no PROGRAMA PROQUALITUR, Qualificação para o Turismo, desenvolvido pelo estado através da SEDTUR e SEBRAE

Foi realizada pelo empreendedor de Turismo Rural do Reataurante Panorâmico Rural Trem da Serra em Sobradinho - DF, Sr. Renato Bravo. 

Renato Bravo que foi motivo de muitas materias na revista e programa Globo Rural, com mais de 300 palestras  sobre o tema pelo Brasil, dá uma palestra show onde na época fala de sua experiência na Granja Cambuci e Restaurante Rural Trem da Serra.

Bravo relata que na  propriedade  dele com 33 ha, sendo aproveitado apenas 3 ha ele na epoca saiu da  produção primária de hortifrutigranjeiros, verticalizou e agregou valores na produção, interligou a sua atividade ao Turismo e saltou de uma rrnda de 12 mil reais ao ano oara 330 mil reais ao ano dados da época. 

Esta palestra ministrada no Porto foi tão concorrida que tivemoa que realizar duas cessões. 

Esta palestra fez parte de um Circuito de palestras Sobre Turismo Rural em Pequenas Propriedades que passou pelos municípios de Cuiaba, Rondonópolis, Jaciara, Juscimeira, Santo Antônio do Leverger, Poconé e Caceres.

Assim inicia - se no Estado de  Mato Grosso a institucionalização do Turismo Rural.

Mato Grosso passa também a discutir este tema não apenas internamente, mas também a contribuir com as políticas públicas nacionais para o Turismo Rural. 

Atualmente o Turismo Rural tem Diretrizes Técnicas Nacional, Plano de Turismo Rural na Agricultura Familiar,  Guia de Produção Associada ao Turismo, dentre outros.

No Estado se tem Leis Estadual de Turismo Rural e os órgãos públicos e iniciativa privada discutem e apoiam esta idéia. 

De um simples nicho de mercado o Turismo Rural hoje é um Segmento de Turismo.

Texto: Geraldo Donizeti Lucio 
Fotos: SEDTUR 

*Geraldo Donizeti Lucio, agente tecnico da EMPAER concursado desde 1984, migrou para Sedtur por meio de um termo de cessão, coordenou este processo na época e até hoje está na SEADTUR onde se tornou um especialista na área inclusive tem um livro escrito com o tema: Turismo no Meio Rural do Estado de Mato Grosso e é o proprietário deste Blog (turismoruralmt.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário