5 de novembro de 2017

Unisol Brasil participa do 19* Congresso Mundial Orgânico

Compartilhe:     

Print PDF

Associação de Agricultura Natural de Campinas e Região (ANC) levará sua experiência em certificação participativa ao 19º Congresso Mundial Orgânico, que acontece em Nova Délhi, na Índia de 09 a 11 de novembro. O trabalho será apresentado por Maria Elisa, integrante da ANC.

Lisa, como é conhecida, apresentou um artigo no X Congresso Brasileiro de Agroecologia, em Brasília, contando a experiência da ANC com os Sistemas Participativos de Garantia (SPGs) e a relação dos produtores com os mercados locais, e o trabalho foi selecionado para participar do congresso mundial. A ANC foi a primeira associação do Brasil credenciada para realizar a certificação orgânica participativa, em 2010.

Uma campanha de crowdfunding bem-sucedida proporcionou a participação de Lisa, que não contava com recursos para representar o país no congresso. “Para mim será uma experiência muito importante, é um encontro mundial com representares de muitos países. Para a ANC também será uma oportunidade importante, pois além de levarmos a experiência da Associação para o mundo todo, voltarei com aprendizados que poderão ser aplicados em nossa rotina, como melhorias e alternativas técnicas e administrativas do nosso Sistema Participativo de Garantia”, avalia Lisa.

“Precisamos aprender melhor as formas de trabalho de SPGs de outras regiões, para poder simplificar e qualificar os nossos processos, com base na confiança dos próprios produtores. Também quero ver as práticas ecológicas integradas com as criações animais, como adubações e manejo do esterco, já que a criação animal (vacas) é bastante presente na Índia. Aqui nossos produtores ainda são muito dependentes de esterco de frango de granja convencional. Lá, além disso, a produção de arroz é muito tradicional, e aqui quase não temos mais produtores. Tudo isso tem a ver também com o resgate de cultivos e culturas”, completa.

A campanha de crowdfunding levou 21 dias no Catarse, o suficiente para proporcionar a apresentação do trabalho de Lisa e toda essa troca durante o Congresso. A Unisol Brasil é uma das apoiadoras.

A agricultura orgânica, assim como os SPGs, tem crescido muito pelo mundo. Hoje já são mais de 250 SPGs em 72 países ao redor do mundo. No Brasil, envolvem mais de 3 mil produtores certificados. Na índia, eles já são mais de 20 mil.

Conheça o trabalho que será apresentado clicando aqui

Conheça os apoiadores da Campanha clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário